Opinião

Ser empresário é arriscar para realizar

Diário da Manhã

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 21:42 | Atualizado há 7 anos

In­ves­tir em uma for­ma­ção ade­qua­da, e es­tar en­can­ta­do com a pos­si­bi­li­da­de de mu­dar a sua vi­da e a de ou­tras pes­so­as, po­de não ser tu­do o que vo­cê ne­ces­si­ta pa­ra des­per­tar os sen­ti­dos que fal­tam pa­ra uma car­rei­ra de su­ces­so. É cla­ro que nin­guém nas­ce co­nhe­cen­do to­das fór­mu­las pa­ra al­can­çar seus ob­je­ti­vos, mas é im­por­tan­te co­nhe­cer ca­da vez mais téc­ni­cas e cons­tru­ir a car­rei­ra dos so­nhos.

Es­pe­rar o mo­men­to ou as con­di­ções cer­tas pa­ra con­tra­tar al­gu­ma agên­cia de pu­bli­ci­da­de ou pro­fis­si­o­nal de marke­ting pa­ra lan­çar a sua car­rei­ra na in­ter­net, al­guém que ven­da o seu pro­ces­so de co­a­ching po­de ser mais pe­ri­go­so do que ar­ris­car co­lo­car o seu tra­ba­lho em prá­ti­ca, pois é ca­paz de atra­sar to­da a sua tri­lha até o su­ces­so.

Não se­ja tão per­fec­cio­nis­ta. Não es­pe­re eter­na­men­te pe­lo ide­al: ele po­de nun­ca che­gar e vo­cê con­ti­nu­a­rá pa­ra­do sem vi­ver o seu pro­pó­si­to.

Re­ce­bo, cons­tan­te­men­te, men­sa­gens de co­a­ches per­gun­tan­do o que eu fiz pa­ra ter uma car­rei­ra em as­cen­são em ape­nas um ano. Fo­ram mais de 500 mil vi­su­a­li­za­ções de ví­de­os, pa­les­tras pa­ra pú­bli­co de mais de 600 pes­so­as, mais de 80 cli­en­tes de co­a­ching pa­gan­tes, con­tra­tos com mul­ti­na­cio­nais e um ecos­sis­te­ma de cli­en­tes que me per­mi­te aces­sar no­vas opor­tu­ni­da­des di­a­ria­men­te.

Não foi fá­cil re­a­li­zar is­so tu­do. Na ver­da­de, em mui­tos mo­men­tos foi afli­ti­vo. Eu ti­ve que pa­gar o pre­ço, cor­rer o ris­co e sa­be co­mo tu­do co­me­çou? Com uma de­ci­são ini­ci­al no dia em que eu che­guei no meu es­cri­tó­rio de ar­qui­te­tu­ra e ar­ran­quei a fa­cha­da.

E a par­tir des­se mo­men­to a úni­ca op­ção era fa­zer es­sa de­ci­são dar cer­to. Fo­ram mui­tas ten­ta­ti­vas, mui­tos er­ros, acer­tos, er­ros no­va­men­te, mas é na prá­ti­ca que as coi­sas co­me­çam a se con­cre­ti­zar. Ca­da no­vo cli­en­te cap­ta­do me for­ta­le­cia, me en­si­na­va a ver no­vos ca­mi­nhos e pos­si­bi­li­da­des. Ao ver o que o pro­ces­so do meu tra­ba­lho pro­vo­ca­va na vi­da de­les, o po­der de trans­for­ma­ção do co­a­ching me fez que­rer mais. Uma vez que al­can­cei o ob­je­ti­vo ini­ci­al, vol­tei a es­tag­na­ção.

Pa­rar não era uma pos­si­bi­li­da­de, en­tão eu to­mei a mi­nha se­gun­da me­lhor de­ci­são: fa­zer men­to­ria. No en­tan­to, es­te é um ca­mi­nho di­fí­cil de se per­cor­rer so­zi­nha. Pa­ra che­gar aon­de eu que­ria pre­ci­sei de dois di­as de imer­são que mu­da­ram a mi­nha vi­são so­bre o ne­gó­cio. Sim, co­ach é uma em­pre­sa, um ti­po de ne­gó­cio e es­tra­té­gias são ne­ces­sá­rias.

Com a men­to­ria, pas­sei a acer­tar mais do que er­rar, co­me­cei a ter me­lho­res re­sul­ta­dos e vi meus ob­je­ti­vos pró­xi­mos de se­rem al­can­ça­dos. Cli­en­tes co­me­ça­ram a vir até mim, fui con­vi­da­da a re­a­li­zar mais pa­les­tras, meus ví­de­os ga­nha­ram en­ga­ja­men­to or­gâ­ni­co e ca­da vez mais eu es­ta­va mu­dan­do vi­das com o pro­ces­so de co­a­ching, além do fa­to que mi­nha con­ta ban­cá­ria ago­ra con­di­zia com aqui­lo que eu es­ta­va re­a­li­zan­do.

A mi­nha em­pre­sa al­can­çou qua­se meio mi­lhão em um ano, te­nho uma equi­pe qua­li­fi­ca­da que so­ma co­nhe­ci­men­tos, sou ca­paz de in­ves­tir em mi­nha em­pre­sa e não pre­ci­so mais fa­zer tu­do so­zi­nha co­mo no iní­cio. E acre­di­te, eu ain­da aces­so o meu men­tor, sem­pre que no­vos de­sa­fi­os sur­gem.

 

(Re­na­ta To­lot­ti, co­ach mi­nis­tra trei­na­men­tos, men­to­ria de ne­gó­ci­os, cur­sos e tam­bém atua co­mo pa­les­tran­te)


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