Opinião

Será que verei um dia?

Diário da Manhã

Publicado em 22 de março de 2018 às 22:58 | Atualizado há 7 anos

Se­rá que ve­rei um dia? O pro­fes­sor não pre­ci­sar en­si­nar o que os pa­is in­sis­tem em ig­no­rar?

Se­rá que ve­rei um dia? Uma edu­ca­ção trans­for­ma­do­ra e não a ter­cei­ri­za­ção da edu­ca­ção dos fi­lhos de pa­is fra­cas­sa­dos?

Se­rá que ve­rei um dia? Um po­lí­ti­co não acei­tar pro­pi­na, por su­as con­vic­ções éti­cas e mo­ra­is?

Se­rá que ve­rei um dia? Os in­te­res­ses po­lí­ti­co-par­ti­dá­rios não se co­lo­ca­rem aci­ma dos in­te­res­ses do po­vo?

Se­rá que ve­rei um dia? Um go­ver­nan­te ou ex-go­ver­nan­te que não pre­ci­se ser in­ves­ti­ga­do ou pre­so por cor­rup­ção?

Se­rá que ve­rei um dia? O ci­da­dão não ter re­ceio da po­lí­cia, di­an­te da tru­cu­lên­cia, com si­nô­ni­mo de efi­ci­ên­cia e au­to­ri­da­de?

Se­rá que ve­rei um dia? As cons­tran­ge­do­ras e ar­di­lo­sas ações po­lí­ti­cas, sen­do com­ba­ti­das com efi­ci­ên­cia e sem cor­po­ra­ti­vis­mos?

Se­rá que ve­rei um dia? Os po­lí­ti­cos ho­nes­tos não se­rem co­ni­ven­tes com a de­so­nes­ti­da­de de seus pa­res?

Se­rá que ve­rei um dia? A mes­ma jus­ti­ça que con­de­nou Lu­la, Ma­luf, Eduar­do Cu­nha, Pa­loc­ci, Jo­sé Dir­ceu, Sér­gio Ca­bral… In­ves­ti­gan­do e con­de­nan­do Sar­ney, Re­nan, Ju­cá, Aé­cio, Te­mer?

Se­rá que ve­rei um dia? A jus­ti­ça “ce­ga” não ig­no­rar a in­jus­ti­ça?

Se­rá que ve­rei um dia? O TSE, STF fa­ze­rem jul­ga­men­tos ju­rí­di­cos e não po­lí­ti­cos?

Se­rá que ve­rei um dia? A to­ga não se ajo­e­lhar pa­ra o Exe­cu­ti­vo e cum­prir seu pa­pel cons­ti­tu­ci­o­nal?

Se­rá que ve­rei um dia? A jus­ti­ça, a im­par­cia­li­da­de e a efi­ci­ên­cia no Ju­di­ci­á­rio equâ­ni­me e pa­ra to­dos?

Se­rá que ve­rei um dia? Um jul­ga­men­to on­de mi­nha con­ta ban­cá­ria, meu fo­ro pri­vi­le­gi­a­do e mi­nhas re­la­ções com o po­der não se­rem le­va­das em con­si­de­ra­ção?

Se­rá que ve­rei um dia? Os sem-te­tos lu­ta­rem pe­lo “Au­xí­lio Mo­ra­dia” e não se­rem cha­ma­dos de va­ga­bun­dos e ba­der­nei­ros?

Se­rá que ve­rei um dia? Os go­ver­nan­tes pre­o­cu­pa­rem mais com o bem co­mum, que se or­gu­lha­rem da pró­pria “ho­nes­ti­da­de” e su­as ín­fi­mas re­a­li­za­ções?

Se­rá que ve­rei um dia? A vi­o­lên­cia ser me­nos do­lo­ro­sa que a fo­me?

Se­rá que ve­rei um dia? A mi­sé­ria ser ape­nas uma amar­ga lem­bran­ça e a men­di­cân­cia ver­go­nha?

Se­rá que ve­rei um dia? To­dos os so­nhos do mun­do, en­con­trar no re­al, seu lu­gar?

Se­rá que ve­rei um dia? A sa­u­da­de não ser mais dor in­cô­mo­da, da­que­las que não vão em­bo­ra?

Se­rá que ve­rei um dia? O em­bar­go con­tra o po­vo cu­ba­no, ser me­nos co­var­de do que os equi­vo­ca­dos que o de­fen­dem e os re­fu­gi­a­dos se­rem aco­lhi­dos co­mo per­se­gui­dos e não co­mo ter­ro­ris­tas?

Se­rá que ve­rei um dia? A “di­rei­ta” e a “es­quer­da”, lu­tan­do pe­los mi­se­rá­veis, com me­nos hi­po­cri­si­as e mais ações?

Se­rá que ve­rei um dia? As mi­no­ri­as mas­sa­cra­das e mar­gi­na­li­za­das, sen­do res­pei­ta­das co­mo ci­da­dã­os e não, pe­lo que os pa­có­vi­os que­rem que se­jam, des­ti­lan­do in­to­le­rân­cia?

Se­rá que ve­rei um dia? O com­ba­te à vi­o­lên­cia do­més­ti­ca, o res­pei­to às mu­lhe­res, se­rem mais dis­cu­ti­dos que re­li­gi­ão ou fu­te­bol?

Vi­va o dia, em que o “mun­do me­lhor”, de­pen­de­rá ape­nas das ações dos sub­ver­si­vos que ou­sam pen­sar; dos trans­gres­so­res que ou­sam amar; da ou­sa­dia que si­len­cia o ódio com a to­le­rân­cia; lu­tam no com­ba­te da ser­vi­dão vo­lun­tá­ria de um po­vo que já vi­ve de jo­e­lhos; o res­pei­to co­mo ar­ma con­tra o des­res­pei­to. E os ca­na­lhas sem­pre “bem-in­ten­ci­o­na­dos”, hi­pó­cri­tas e or­di­ná­rios, que ou­sam sem ne­nhum cons­tran­gi­men­to, ain­da que de ca­be­los gri­sa­lhos ou sem eles, se­jam en­trin­chei­ra­dos em su­as res­pec­ti­vas ce­las ou co­chei­ras!

 

(Mar­cos Ma­no­el Fer­rei­ra, pro­fes­sor, pe­da­go­go, his­to­ri­a­dor, es­cri­tor. mar­cos­ma­no­e­lhis­to­ri­a­ge­ral@hot­mail.com e www.vo­zes­da­sen­za­la.blog­spot.com.br)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias