Opinião

Servidor de Anápolis: o maior patrimônio da administração pública

Diário da Manhã

Publicado em 28 de outubro de 2015 às 01:03 | Atualizado há 10 anos

Neste período em que estamos no comando do gabinete municipal conseguimos desenvolver uma série de trabalhos que julgávamos estratégicos para promover e permitir o crescimento da cidade de Anápolis. Com um potencial reconhecido internacionalmente – como podemos atestar em nossa missão internacional, por exemplo – compreendíamos que nossa cidade reunia qualidades únicas e decisivas para qualquer município tornar-se uma referência.

O que atestamos é que, nas últimas décadas, estes predicados não haviam sido lapidados e, portanto, padecíamos de gargalos básicos, muitas vezes, fáceis de serem resolvidos, mas que, por alguma razão, jamais haviam sido gerenciados e resolvidos.

Agarramos a nossa chance concedida pela população em duas oportunidades e aplicamos o nosso planejamento com cuidado, transparência e compromisso com o coletivo anapolino. O resultado disto tem sido visto e compartilhado pela população. Geramos emprego e renda, criamos e ampliamos sucessivamente os programas sociais e, na Educação e na Saúde, fizemos o necessário para prestar um serviço proporcional com a demanda e o tamanho de Anápolis.

Paralelamente, investimos no meio ambiente e na infraestrutura. Entregamos parques ambientais e viadutos que permitiram ao cidadão ter um momento de lazer com sua família e transitar com segurança e fluidez, respectivamente. Este tem sido um trabalho incessante e, por isto, seguimos fazendo. O exemplo é o Parque da Jaiara e o viaduto da Avenida Brasil com a Avenida Goiás, ambos em pleno desenvolvimento. Eles irão se juntar aos quatro outros parques e aos dois viadutos urbanos já em funcionamento.

No entanto, não podemos nos furtar a afirmar que nosso maior investimento e com maior retorno não foram as obras físicas. Não foram construções, as centenas de toneladas de concreto e ferro das nossas mais importantes obras. Nosso investimento mais precioso e com maior retorno foi em nossa gente e, mais precisamente, nos servidores municipais de Anápolis.

Se pudéssemos escolher uma única ação como decisiva para o sucesso de nossa administração nos últimos sete anos, certamente, apontaríamos para a recuperação do diálogo e da promoção da valorização do trabalhador do município de Anápolis. É ele o braço efetivo da ação de tudo o que projetamos sob o aspecto administrativo, afinal, são os profissionais em suas mais diversas áreas de atuação que realizam o atendimento a nosso principal cliente, ou seja, a população. E uma boa relação da prefeitura com este principal cliente é fundamental como ponto de partida para o sucesso em qualquer área.

É por isto que promovemos ações importantes e cuja demanda era um antigo anseio dos trabalhadores e de seus sindicatos. Resgatamos a confiança ao estabelecermos uma relação franca, sincera, bilateral, na qual todos os agentes envolvidos nas questões estratégicas tinham e tem vez e voz. Ao fazermos isto, pudemos criar juntos as bases sólidas para conquistas esperadas há mais de 25 anos, como a criação do Plano de Cargos e Salários da Educação, da Saúde e da Administração Central.

Também atualizamos os salários e pagamos acima do piso nacional. Tratamos como política de governo a concessão de aumentos e reajustes acima da inflação todos os anos. Os tempos de reivindicações por direitos já garantidos tornou-se um capítulo do passado, uma página virada.

Igualmente tratamos de oportunizar ao trabalhador se reciclar e aprimorar suas técnicas em sua área. Um profissional motivado por um bom salário e bem preparado tem melhores condições de ofertar o seu melhor nos seus atendimentos junto à população. Por este motivo também criamos novos postos e ambientes de trabalho mais modernos e adequados: tudo para gerar conforto ao servidor e a quem necessitasse dos serviços prestados pela Prefeitura.

Da mesma forma que priorizamos a realização de concursos com transparência e compromisso de convocação de todos os aprovados. Desoneramos algumas áreas que estavam em déficit de profissionais e aumentamos o volume de atendimento. Como resultado, recebemos mais qualidade de atendimento, afinal, um profissional com estabilidade e cumprindo uma jornada proporcional pode fazer sempre o seu melhor.

A aposta no servidor é nosso maior e mais certo investimento, porque sempre soubemos que nós, anapolinos, temos como características a competência, a cordialidade e a disposição para a realização do trabalho bem feito. Compreendemos que apenas precisávamos resgatar a autoestima dos nossos profissionais que, antes, foram relegados, mas que hoje recebem não um tratamento especial, mas sim um tratamento digno, justo e correto por parte do gabinete municipal.

É por isto que em datas como este 28 de outubro, em que celebramos o Dia do Servidor, podemos caminhar de cabeça erguida e olhar nos olhos de cada trabalhador do sistema público anapolino e prestar a nossa homenagem, dando o nosso mais sincero manifesto de agradecimento. Porque se fizemos muito na recuperação desta relação e criamos um novo paradigma, também recebemos de volta toda a confiança e dedicação por parte dos nossos servidores, desde os mais antigos até os novatos: todos entendemos que investir nesta relação só poderia ser positivo para todos os envolvidos.

Portanto, em nome da cidade de Anápolis, eu pessoalmente agradeço e parabenizo todos os servidores e servidoras de Anápolis pelo seu dia e estendo a mão para a renovação dos votos de confiança para prosseguirmos todos juntos na realização deste trabalho de reconstrução do sistema público de Anápolis em todas as suas vertentes.

Parabéns a você, servidor e trabalhador anapolino.

 

(João Gomes, prefeito de Anápolis)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias