Opinião

Shakespeare foi maçom?

Redação DM

Publicado em 21 de maio de 2016 às 02:54 | Atualizado há 9 anos

En­con­trei em pes­qui­sa, en­tre no­mes fa­mo­sos e his­tó­ri­cos o no­me de Wil­li­am Shakes­pe­a­re, cons­tan­do ter si­do ma­çom. O ilus­tre es­cri­tor e pes­qui­sa­dor, com di­ver­sas obras pro­du­zi­das, ir­mão Ken­nyo Is­mail, em sua pá­gi­na “No Es­qua­dro”, abor­da o as­sun­to com o re­gis­tro que tran­scre­vo:


“To­dos sa­bem que Wil­li­am Shakes­pe­a­re é, sem som­bra de dú­vi­das, o mai­or dra­ma­tur­go da his­tó­ria. Mas o que tal­vez pou­cos ima­gi­nem é que, en­tre tan­tos as­sun­tos abor­da­dos por Shakes­pe­a­re em su­as inú­me­ras obras, um de­les é a Ma­ço­na­ria.


A Su­bli­me Or­dem po­de ser en­con­tra­da de for­ma dis­cre­ta em vá­ri­as das obras de Shakes­pe­a­re. En­tre elas, po­de­mos des­ta­car as se­guin­tes pas­sa­gens: Obra: “Co­ri­o­la­nus”: “Be­lo tra­ba­lho o vos­so e o des­ses ho­mens de aven­tal, que im­por­tân­cia da­is tan­to aos vo­tos dos ar­tí­fi­ces…”. Obra: “Ri­car­do III”: “Po­des, Ri­car­do, quan­do eu pró­prio o sou­ber, por­que ju­ro que não sei ain­da, mas, pe­lo que ou­vi, ele crê em pro­fe­cias e em so­nhos, e do al­fa­be­to es­co­lhe a le­tra “G”.


Por con­ta des­sas e ou­tras tan­tas pas­sa­gens re­la­ci­o­na­das ao An­ti­go Ofí­cio, al­guns Ir­mãos que­rem crer que Shakes­pe­a­re era um ma­çom. E há ain­da al­guns de­se­jo­sos de que Shakes­pe­a­re se­ja o pai da Ma­ço­na­ria Es­pe­cu­la­ti­va. É im­por­tan­te res­sal­tar que não há qual­quer pro­va ou mes­mo o me­nor in­dí­cio de que Shakes­pe­a­re te­ria si­do ini­ci­a­do nos Au­gus­tos Mis­té­ri­os da Ma­ço­na­ria.


Po­rém, a pre­sen­ça da Ma­ço­na­ria nas obras de Shakes­pe­a­re não dei­xa de ser im­por­tan­te, pois acu­sa a re­le­vân­cia so­ci­al que a Ma­ço­na­ria, no au­ge de sua trans­for­ma­ção Ope­ra­ti­va-Es­pe­cu­la­ti­va, ex­pe­ri­men­ta­va en­tre o fi­nal do Sé­cu­lo XVI e o iní­cio do sé­cu­lo XVII, na ve­lha In­gla­ter­ra. O pres­tí­gio da Ma­ço­na­ria já era tal na­que­la épo­ca, unin­do pe­drei­ros, in­te­lec­tu­ais, bur­gues­es e no­bres, to­dos co­mo Ir­mãos, que tal­vez o pró­prio Shakes­pe­a­re te­nha se per­gun­ta­do: “Ser ou não ser ma­çom? Eis a ques­tão!”


Seus tex­tos li­te­rá­rios são ver­da­dei­ras obras de ar­te e per­ma­ne­ce­ram vi­vas até os di­as de ho­je, on­de são re­tra­ta­das fre­quen­te­men­te pe­lo te­a­tro, te­le­vi­são, ci­ne­ma e li­te­ra­tu­ra. Nas­ceu em 23 de abril de 1564, em Strat­ford-Avon e fa­le­ceu em 16 de abril de 1616, com ape­nas 52 anos de ida­de.


Os tex­tos de Shakes­pe­a­re fi­ze­ram e ain­da fa­zem su­ces­so, pois tra­tam de te­mas pró­prios dos se­res hu­ma­nos, in­de­pen­den­te do tem­po his­tó­ri­co. Amor, re­la­ci­o­na­men­tos afe­ti­vos, sen­ti­men­tos, ques­tões so­ci­ais, te­mas po­lí­ti­cos e ou­tros as­sun­tos, re­la­ci­o­na­dos a con­di­ção hu­ma­na, são cons­tan­tes nas obras des­te es­cri­tor.


Prin­ci­pa­is obras en­tre ou­tras, “Ro­meu e Ju­li­e­ta”, “O Rei Le­ar”, “Ote­lo e Ham­let”, Mac­beth, “O Mer­ca­dor de Ve­ne­za”, “So­nho de uma noi­te de ve­rão”, “Me­ge­ra Do­ma­da” e “Dra­mas His­tó­ri­cos”.


A fa­mo­sa fra­se “Ser ou não ser, eis a ques­tão” (no ori­gi­nal em in­glês: To be or not to be, that is the ques­ti­on) vem da pe­ça “A tra­gé­dia de Ham­let”, prín­ci­pe da Di­na­mar­ca. En­con­tra-se no Ato III, Ce­na I e é fre­quen­te­men­te usa­da co­mo um fun­do fi­lo­só­fi­co pro­fun­do. Sem dú­vi­da al­gu­ma, é uma das mais fa­mo­sas fra­ses da li­te­ra­tu­ra mun­di­al.


Pa­ra me­di­ta­ção, re­fle­xão con­tí­nua, su­gi­ro que os ami­gos de to­dos os sá­ba­dos lei­am e re­lei­am, e aos ir­mãos ma­çons, um tex­to mag­ní­fi­co pa­ra in­ter­pre­ta­ção nas Lo­jas, nos seus Tem­pos de Es­tu­dos, in­ti­tu­la­do “Um dia vo­cê apren­de…”.


“De­pois de al­gum tem­po vo­cê apren­de a di­fe­ren­ça, a su­til di­fe­ren­ça en­tre dar a mão e acor­ren­tar uma al­ma. E vo­cê apren­de que amar não sig­ni­fi­ca apo­i­ar-se, e que com­pa­nhia nem sem­pre sig­ni­fi­ca se­gu­ran­ça ou pro­xi­mi­da­de. E co­me­ça apren­der que bei­jos não são con­tra­tos, tam­pou­co pro­mes­sas de amor eter­no. Co­me­ça a acei­tar su­as der­ro­tas com a ca­be­ça er­gui­da e olhos ra­di­an­tes, com a gra­ça de um adul­to – e não com a tris­te­za de uma cri­an­ça. E apren­de a cons­tru­ir to­das as su­as es­tra­das no ho­je, pois o ter­re­no do ama­nhã é in­cer­to de­mais pa­ra os pla­nos, ao pas­so que o fu­tu­ro tem o cos­tu­me de ca­ir em meio ao vão.


De­pois de um tem­po vo­cê apren­de que o sol po­de quei­mar se fi­car­mos ex­pos­tos a ele du­ran­te mui­to tem­po. E apren­de que não im­por­ta o quan­to vo­cê se im­por­te: al­gu­mas pes­so­as sim­ples­men­te não se im­por­tam… E acei­ta que não im­por­ta o quão boa se­ja uma pes­soa, ela vai fe­rí-lo de vez em quan­do e, por is­to, vo­cê pre­ci­sa es­tar sem­pre dis­pos­to a pe­doá-la.


Apren­de que fa­lar po­de ali­vi­ar do­res emo­cio­nais. Des­co­bre que se le­va um cer­to tem­po pa­ra cons­tru­ir con­fi­an­ça e ape­nas al­guns se­gun­dos pa­ra des­truí-la; e que vo­cê, em um ins­tan­te, po­de fa­zer coi­sas das qua­is se ar­re­pen­de­rá pa­ra o res­to da vi­da. Apren­de que ver­da­dei­ras ami­za­des con­ti­nuam a cres­cer mes­mo a lon­gas dis­tân­cias, e que, de fa­to, os bons e ver­da­dei­ros ami­gos fo­ram a nos­sa pró­pria fa­mí­lia que nos per­mi­tiu co­nhe­cer. Apren­de que não te­mos que mu­dar de ami­gos: se com­pre­en­der­mos que os ami­gos mu­dam (as­sim co­mo vo­cê), per­ce­be­rá que seu me­lhor ami­go e vo­cê po­dem fa­zer qual­quer coi­sa, ou até coi­sa al­gu­ma, ten­do, as­sim mes­mo, bons mo­men­tos jun­tos.


Des­co­bre que as pes­so­as com quem vo­cê mais se im­por­ta na vi­da são to­ma­das de vo­cê mui­to ce­do, ou mui­to de­pres­sa. Por is­so, sem­pre de­ve­mos dei­xar as pes­so­as que ver­da­dei­ra­men­te ama­mos com pa­la­vras bran­das, amo­ro­sas, pois ca­da ins­tan­te que pas­sa car­re­ga a pos­si­bi­li­da­de de ser a úl­ti­ma vez que as ve­re­mos; apren­de que as cir­cun­stân­cias e os am­bi­en­tes pos­su­em in­flu­ên­cia so­bre nós, mas so­men­te nós so­mos res­pon­sá­veis por nós mes­mos; co­me­ça a com­pre­en­der que não se de­ve com­pa­rar-se com os ou­tros, mas com o me­lhor que se po­de ser.


Des­co­bre que se le­va mui­to tem­po pa­ra se tor­nar a pes­soa que se de­se­ja tor­nar, e que o tem­po é cur­to. Apren­de que não im­por­ta até o pon­to on­de já che­ga­mos, mas pa­ra on­de es­ta­mos, de fa­to, in­do – mas, se vo­cê não sa­be pa­ra on­de es­tá in­do, qual­quer lu­gar ser­vi­rá.


Apren­de que: ou vo­cê con­tro­la seus atos e tem­pe­ra­men­to, ou aca­ba­rá es­cra­vo de si mes­mo, pois eles aca­ba­rão por con­tro­lá-lo; e que ser fle­xí­vel não sig­ni­fi­ca ser fra­co ou não ter per­so­na­li­da­de, pois não im­por­ta o quão de­li­ca­da ou frá­gil se­ja uma si­tu­a­ção, sem­pre exis­tem dois la­dos a se­rem con­si­de­ra­dos, ou ana­li­sa­dos.


Apren­de que he­róis são pes­so­as que fo­ram su­fi­ci­en­te­men­te co­ra­jo­sas pa­ra fa­zer o que era ne­ces­sá­rio fa­zer, en­fren­tan­do as con­se­qüên­cias de seus atos. Apren­de que pa­ci­ên­cia re­quer mui­ta per­sis­tên­cia e prá­ti­ca. Des­co­bre que, al­gu­mas ve­zes, a pes­soa que vo­cê es­pe­ra que o chu­te quan­do vo­cê cai, po­de­rá ser uma das pou­cas que o aju­da­rá a le­van­tar-se. (…) Apren­de que não im­por­ta em quan­tos pe­da­ços o seu co­ra­ção foi par­ti­do: sim­ples­men­te o mun­do não irá pa­rar pa­ra que vo­cê pos­sa con­ser­tá-lo. Apren­de que o tem­po não é al­go que pos­sa vol­tar atrás. Por­tan­to, plan­te vo­cê mes­mo seu jar­dim e de­co­re sua al­ma – ao in­vés de es­pe­rar eter­na­men­te que al­guém lhe tra­ga flo­res. E vo­cê apren­de que, re­al­men­te, tu­do po­de su­por­tar; que re­al­men­te é for­te e que po­de ir mui­to mais lon­ge – mes­mo após ter pen­sa­do não ser ca­paz. E que re­al­men­te a vi­da tem seu va­lor, e, vo­cê, o seu pró­prio e in­ques­ti­o­ná­vel va­lor pe­ran­te a vi­da”.


Es­ta men­sa­gem es­cri­ta ha mais de 400 anos, ser­ve de alen­to pa­ra nos­so dia a dia, con­tri­buin­do pa­ra su­pe­rar as di­fi­cul­da­des des­te mun­do vi­o­len­to.


 


(Bar­bo­sa Nu­nes, ad­vo­ga­do, ex-ra­di­a­lis­ta, mem­bro da AGI, de­le­ga­do de po­lí­cia apo­sen­ta­do, pro­fes­sor e ma­çom do Gran­de Ori­en­te do Bra­sil -bar­bo­sa­nu­nes@ter­ra.com.br)


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