Sobre o chá e alguns biscoitinhos!
Redação DM
Publicado em 28 de abril de 2016 às 01:56 | Atualizado há 10 anos
O sol nem havia surgido de entre as montanhas e Álih, o guia, já estava terminando de fazer o chá. Jávier, seu aprendiz, está de pé na porta e o observa. “Já estou aqui há três meses. Quando começaremos nossas aulas?”, quis saber o rapaz aparentemente impaciente. O mestre já havia ensinado sobre os segredos do Caminho Sagrado a centenas de outros jovens como aquele. De entre aquelas montanhas saíram verdadeiros sábios. Seu prestígio era reconhecido em toda a redondeza. Não precisava provar o seu valor a ninguém. Ele não se defende. Pega o chá bem quente, coloca num caneco e entrega ao rapaz. Em seguida serve alguns biscoitos que acabara de assar e entrega ao jovem que não diz nada. “Há três meses”, começa o velho, “estou me levantando de madrugada para fazer chá. Há três meses sirvo em suas mãos. Há três meses estou tentando fazer com que você entenda nossa primeira aula e ainda não aprendeu. No dia em que eu me levantar e o chá estiver pronto, os biscoitos assados e eu for servido, acredite, passaremos para a próxima lição”. O jovem baixa a cabeça, abraça o mestre e pede perdão. Não adianta admirar bons exemplos, precisamos ter coragem para segui-los.
(Thiago Mendes é escritor)