Opinião

Sobrepreço em aeroportos!

Diário da Manhã

Publicado em 7 de julho de 2017 às 00:16 | Atualizado há 4 meses

Ne­nhu­ma no­vi­da­de ver ho­je o TCU iden­ti­fi­can­do so­bre­pre­ço nas obras nos prin­ci­pa­is ae­ro­por­tos do pa­ís – Gua­ru­lhos, Vi­ra­co­pos e Bra­sí­lia – “pri­va­ti­za­dos” pe­la ex-pre­si­den­te Dillma. À épo­ca, quan­do fo­ram uti­li­za­dos sem par­ci­mô­nia os Fun­dos de Pen­são a pró­pria mí­dia já ha­via le­van­ta­do a le­bre e se o PT ti­ves­se con­ti­nu­a­do no po­der a coi­sa ro­la­ria mais sol­ta ain­da. Dillma co­lo­cou tan­tos em­pe­ci­lhos pa­ra as pri­va­ti­za­ções, cu­jos in­ves­ti­do­res fi­ca­riam atre­la­dos ao “pa­pai es­ta­do”, que caí­ram fo­ra. Ca­pi­ta­lis­ta sa­be que qual­quer coi­sa ge­ri­da pe­lo es­ta­do não dá re­tor­no. En­tão no afã de “pri­va­ti­zar” a lá mo­da so­ci­a­lis­ta, Dillma obri­gou que os Fun­dos de Pen­são fi­zes­sem par­te das pri­va­ti­za­ções. Quer di­zer, saiu e não saí­ram dos bra­ços ca­lo­ro­sos do es­ta­do, mes­mo que pa­ra is­so te­nham da­do pre­ju­í­zos bi­lio­ná­rios aos fun­dos, cu­jos apo­sen­ta­dos ago­ra se­rão obri­ga­dos a con­tri­bu­ir pa­ra co­brir os rom­bos. E ain­da tem gen­te que achou o im­pe­achment  da ge­ren­to­na um gol­pe!

(Be­a­triz Cam­pos, via e-mail)

 


As flechas de Janot

Paulo Panossian

Nu­ma pa­les­tra que pro­fe­riu em São Pau­lo, o Pro­cu­ra­dor Ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, dis­se que até o fim de seu man­da­to no pró­xi­mo mês de se­tem­bro, vai con­ti­nu­ar no mes­mo rit­mo! E com re­la­ção as de­nún­cias da La­va ja­to, afir­mou que, até lá a ca­ne­ta é mi­nha, e “En­quan­to hou­ver bam­bu, lá vai fle­cha”!  Po­rém, Ja­not, dei­xou de ex­pli­car por­que o al­vo de su­as fle­chas es­tá so­men­te di­re­cio­na­do ao pre­si­den­te Te­mer! Já que, pe­la mes­ma de­la­ção de Jo­es­ley, no qual acu­sa o pre­si­den­te, gra­ves ci­ta­ções tam­bém fo­ram fei­tas, co­mo de de­pó­si­tos em con­tas no ex­te­ri­or de US$ 150 mi­lhões, ou qua­se R$ 500 mi­lhões, pa­ra Dil­ma e Lu­la!  Pe­lo jei­to, es­tá fal­tan­do a Ja­not o bam­bu da im­par­cia­li­da­de, por­que tem evi­ta­do su­as fle­cha­das con­tra os pe­tis­tas… Ali­ás, o pro­cu­ra­dor faz uma es­tra­nha du­pla em pro­te­ção a Lu­la, e Dil­ma, com mem­bro do STF, por­que o mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, co­mo re­la­tor da La­va Ja­to, in­clu­si­ve re­ti­rou qua­tro pro­ces­sos con­tra o ex-pre­si­den­te, das mãos do ju­iz Sér­gio Mo­ro…

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)

 


Ministros do STF

Leonidas Marques

Até quan­do va­mos ter que con­vi­ver com os des­tem­pe­ra­dos mi­nis­tros do STF, prin­ci­pal­men­te Mar­co Au­ré­lio Mel­lo e Gil­mar Men­des? A de­ci­são do mi­nis­tro Mar­co Au­ré­lio Mel­lo ao de­vol­ver o man­da­to ao se­na­dor Aé­cio Ne­ves, sen­ten­ci­a­do por Ed­son Fa­chin, tam­bém mi­nis­tro, dei­xou cla­ro que, den­tro da­que­la Ca­sa, nin­guém res­pei­ta nin­guém quan­do se tra­ta de jul­ga­men­to dos po­lí­ti­cos e em­pre­sá­rios que es­tão sob sus­pei­ção de ati­vi­da­des ilí­ci­tas. Tam­bém não deu pa­ra acei­tar o mi­nis­tro Gil­mar Men­des des­tra­tan­do os pro­cu­ra­do­res da La­va Ja­to du­ran­te o jul­ga­men­to da de­la­ção pre­mi­a­da do em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta. Fo­ram mais de 2 ho­ras só de acu­sa­ções di­zen­do, in­clu­si­ve, que os pro­cu­ra­do­res es­ta­vam zom­ban­do, de­bo­chan­do da Su­pre­ma Cor­te. Não bas­tas­se is­so, Gil­mar, num tom de ame­a­ças, afir­ma que a Cor­te só de­ve le­al­da­de à Cons­ti­tu­i­ção. Is­so não mi­nis­tro, a Cor­te de­ve le­al­da­de tam­bém ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) e a to­dos os de­mais ci­da­dã­os e ci­da­dãs res­pei­ta­do­res das nos­sas leis. Mi­nis­tro Gil­mar, o se­nhor dis­se que o en­con­tro com Lu­la em 2002 foi não re­pu­bli­ca­no. E ago­ra com Te­mer, co­mo foi? Quan­tas sa­u­da­des do Adal­to Lú­cio Car­do­so, mi­nis­tro do STF de 1967/1971

(Le­o­ni­das Mar­ques, via e-mail)

 


CNBB aparelhada (CORREÇÃO)

Mara Montezuma Assaf

Sou ca­tó­li­ca pra­ti­can­te , mas te­nho bom sen­so e es­pí­ri­to crí­ti­co pa­ra de­du­zir que a CNBB há anos es­tá apa­re­lha­da por pa­dres e bis­pos da es­quer­da in­cen­ti­va­do­res de mo­vi­men­tos so­ci­ais que com­pro­va­da­men­te não pas­sam de bra­ço ar­ma­do do PT, co­mo  MST, o MTST e ou­tros. Ago­ra vem D.Sér­gio da Ro­cha, car­de­al de Bra­sí­lia e pre­si­den­te da Con­fe­rên­cia Na­ci­o­nal dos Bis­pos do Bra­sil(CNBB) di­zer que a en­ti­da­de não se ma­ni­fes­ta so­bre go­ver­nos e par­ti­dos, mas que es­ta cri­se po­lí­ti­ca não po­de con­ti­nu­ar, e que es­tão es­tu­dan­do al­ter­na­ti­vas co­mo a re­a­li­za­ção de elei­ções di­re­tas!

– Pri­mei­ro, que­ro lem­brar que a úl­ti­ma gre­ve dos pro­fes­so­res  em 28 de abril foi in­cen­ti­va­da , den­tro das es­co­las re­li­gi­o­sas, por men­sa­gens de au­to­ri­da­des ecle­siás­ti­cas que afir­ma­vam que as re­for­mas da Pre­vi­dên­cia e tra­ba­lhis­tas ti­nham que ser com­ba­ti­das com ri­gor por­que iri­am ser­vir de ins­tru­men­to pa­ra cas­ti­gar os mais po­bres. Car­tas nes­te sen­ti­do fo­ram dis­tri­bu­í­das às di­fe­ren­tes es­co­las re­li­gi­o­sas de São Pau­lo  in­cen­ti­van­do a gre­ve  e não ob­stan­te a mai­o­ria dos pa­is de alu­nos não con­cor­da­rem com os ter­mos, a gre­ve se re­a­li­zou.

– Em se­gun­do lu­gar, fi­co pas­ma ao ler que es­te car­de­al es­tá pro­pon­do elei­ções di­re­tas quan­do nos­sa Cons­ti­tu­i­ção é cla­ra nes­te sen­ti­do. Quer ele pas­sar por ci­ma da lei e de­fen­der uma me­di­da au­to­ri­tá­ria e ile­gal? Ele afir­ma que es­ta me­di­da, ain­da que in­cons­ti­tu­ci­o­nal não po­de abo­lir a voz das ru­as…que se­gun­do ele exi­ge as di­re­tas já. Que voz das ru­as ? Ele acha que um pu­nha­do de sin­di­ca­lis­tas em­pu­nhan­do ban­dei­ras ver­me­lhas re­pre­sen­tam a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra , or­dei­ra e de­cen­te, cu­ja au­sên­cia nas ru­as é o mai­or si­nal de que não com­pac­tua com es­ta ideia?

Sin­to-me tris­te ao ver um re­pre­sen­tan­te da Igre­ja a cu­jo cor­po mís­ti­co per­ten­ço de­fen­der tes­es que de­ve­ri­am ser dis­cu­ti­das no Con­gres­so e não por um ór­gão pou­co isen­to co­mo a CNBB, que pa­re­ce fa­lar por to­dos os ca­tó­li­cos, só que não!

(Ma­ra M. As­saf, via e-mail)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias