Opinião

Sou feio, mas não como você!

Redação DM

Publicado em 20 de maio de 2016 às 02:13 | Atualizado há 9 anos

Eu gos­ta­va mui­to da­que­la ca­mi­sa ver­de-es­cu­ra, cor de fo­lha ma­du­ra até que um alu­no do sex­to ano me per­gun­tou: — “Com a mes­ma rou­pa de ou­tem, né pro­fes­sor!?”

Ou­tro dia, tais fo­ram os co­men­tá­rios na­que­la sa­la de pro­fes­so­res abor­re­ci­dos! Di­zi­am que os alu­nos que­rem pro­fes­so­res bo­ni­tos, re­fe­rin­do-se ape­nas à es­té­ti­ca en­qua­dra­da nos pa­drões das mí­di­as. Ten­tei des­vi­ar o fo­co da con­ver­sa pa­ra hi­gi­e­ne cor­po­ral e ves­ti­men­tas, mas não saía da mi­nha men­te a so­li­ci­ta­ção ir­ri­tan­te da­que­les so­li­ci­ta­do­res de mais au­las de es­pa­nhol, pe­los tra­ços “aben­ço­a­dos” da pro­fes­so­ra. Aque­le de­ba­te foi mui­to mo­ti­va­dor, tan­to, a pon­to de, no ou­tro dia, fa­zer-se vi­sí­vel a mu­dan­ça vi­su­al de al­guns “en­ca­ra­pu­ça­dos”, eles vi­e­ram, além de ves­ti­dos da me­lhor rou­pa, até bem per­fu­ma­dos gra­ças aos re­pre­sen­tan­tes da Avon, cons­tan­te­men­te ven­den­do per­fu­me fi­a­do por ali.  E ven­de­ram bem!

São os pro­fes­so­res be­los me­lho­res pro­fis­si­o­nais? Se­rá a fal­ta da be­le­za uma bar­rei­ra à in­te­li­gên­cia? Se ti­vés­se­mos de jul­gar os pro­fes­so­res pe­la sua apa­rên­cia fí­si­ca, co­mo se jul­ga mo­de­los fo­to­grá­fi­cos, pou­cos alu­nos pros­pe­ra­ri­am pa­ra o fu­tu­ro ma­gis­té­rio. De cer­ta for­ma, eles têm ra­zão no exi­gir pro­fes­so­res mais bo­ni­tos! Eles já não sa­bem mais o que co­brar, é lhes da­do de tu­do e, se as­sim con­ti­nu­ar, num fu­tu­ro não mui­to dis­tan­te se­rá um re­qui­si­to eli­mi­na­tó­rio nos con­cur­sos da edu­ca­ção: a boa apa­rên­cia fí­si­ca do can­di­da­to (co­mo se is­so já não in­flu­en­cias­se). Eles de­vem es­tar se per­gun­tan­do: — Se es­tu­dar va­les­se pa­ra ate­nu­ar a de­sar­mo­nia es­té­ti­ca, por que os pro­fes­so­res não são mais bo­ni­tos? – tal­vez se­ja es­se o mo­ti­vo dos alu­nos não se de­di­ca­rem aos es­tu­dos! A be­le­za de quem en­si­na não é ins­pi­ra­do­ra!  O sis­te­ma é feio e bu­ro­crá­ti­co, aber­to a abu­sos e aber­ra­ções es­tá cheio de pro­fes­so­res ve­lhos e fei­os, es­ses sem­pre fo­ram uma clas­se des­pre­za­da e odi­a­da. Ape­nas um ou ou­tro se des­ta­ca na ad­mi­ra­ção so­ci­al por ter um in­te­lec­to mui­to avan­ta­ja­do. A fal­ta da be­le­za sem­pre foi ini­mi­ga da ig­no­rân­cia. E o fei­u­ra rei tor­na feia a be­la gen­te!

Nos­sos li­de­res pro­cu­ram nos con­for­tar com o pe­ri­go fa­tal da fer­men­ta­ção da au­to­es­ti­ma, com lei­tu­ras de au­to­a­ju­da e ca­pa­ci­ta­ções; quan­do já es­ta­mos bem al­to, acre­di­tan­do no nos­so po­ten­ci­al de em­pa­tia, a que­da é re­pen­ti­na! Há sem­pre al­guém bem dis­pos­to pa­ra “pu­xar nos­so ta­pe­te”! E, en­tão, con­ti­nua­mos per­gun­tan­do co­mo o eu lí­ri­co do po­e­ma, Re­tra­to, de Ce­cí­lia Mei­re­les: — Em que es­pe­lho fi­cou per­di­da a mi­nha fa­ce?

Ve­jam o pon­to a que che­guei, ago­ra me po­nho a fa­lar-lhes no fa­to de nos re­ger­mos pe­las apa­rên­cias, ao in­vés da de­vi­da con­fi­an­ça na sa­be­do­ria. Qual­quer pes­soa bem es­cla­re­ci­da, de cer­ta for­ma, se co­nhe­ce bem, e des­fru­ta de to­das as coi­sas bo­as exis­ten­tes ne­la, co­mo dons de Deus. A es­co­la pre­ci­sa de pro­fes­so­res con­fi­an­te, mas con­fi­an­tes no sen­ti­do de que a be­le­za é re­la­ti­va, e se con­ce­bem es­co­lhi­dos e es­pe­ci­ais por ou­tros do­tes ne­ces­sá­rios. To­dos nós pre­ci­sa­mos de cer­ta me­di­da de res­pei­to pró­prio pro­fis­si­o­nal, en­tão se­ja­mos con­sis­ten­tes com a fun­ção ocu­pa­da, é o im­por­tan­te. Nin­guém é to­tal­men­te des­pre­zí­vel!

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

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