Opinião

Sucessão preocupa investidores

Redação DM

Publicado em 25 de agosto de 2018 às 03:53 | Atualizado há 7 anos

Te­nho acom­pa­nha­do de per­to a vi­da eco­nô­mi­ca bra­si­lei­ra, eqüi­dis­tan­te de qual­quer cu­nho de or­dem ide­o­ló­gi­ca, par­ti­dá­ria ou re­li­gi­o­sa. O Bra­sil, ape­sar de seu imen­so po­ten­ci­al, vi­ve ris­cos. A His­tó­ria nar­ra que os bra­si­lei­ros sou­be­ram ven­cer as múl­ti­plas cri­ses. Quan­do o Pa­ís pa­re­cia pen­der pa­ra a Uni­ão So­vi­é­ti­ca, lí­der do re­gi­me co­mu­nis­ta, em ple­na guer­ra fria, veio o gol­pe mi­li­tar. Mas, o mo­vi­men­to das Di­re­tas Já, li­de­ra­da por Ulis­ses Gui­ma­rã­es, Tan­cre­do Ne­ves, en­tre ou­tras li­de­ran­ças, re­mo­veu o Bra­sil do re­gi­me mi­li­tar sem mai­o­res trau­mas.

Ti­ve­mos Sar­ney no go­ver­no com a mor­te re­pen­ti­na de Tan­cre­do. Mui­ta li­ber­da­de nas ru­as, mas pou­cos re­sul­ta­dos eco­nô­mi­cos e so­ci­ais. No­va Cons­ti­tu­i­ção, de­mo­crá­ti­ca por ex­ce­lên­cia, mas que em cur­to pra­zo de­mons­trou su­as fis­su­ras. E ne­ces­si­da­de de atu­a­li­za­ção. No go­ver­no, Col­lor não de­mo­rou mui­to e foi der­ru­ba­do pe­lo Con­gres­so Na­ci­o­nal. Um car­ro po­pu­lar El­ba foi o pre­tex­to apre­sen­ta­do. Era a cor­rup­ção do en­tão pre­si­den­te. Ho­je, a gen­te até ri. É mui­to pou­co por uma cas­sa­ção. Acho que caiu por sua ar­ro­gân­cia e em não sa­ber ne­go­ci­ar com o os con­gres­sis­tas, em Bra­sí­lia.

 

Pla­no Re­al

Fer­nan­do Hen­ri­que deu es­ta­bi­li­da­de aos bra­si­lei­ros com o Pla­no Re­al, ajus­te fis­cal, pri­va­ti­za­ções, des­ti­na­das a dar fim à cor­rup­ção de­sen­fre­a­da. O Lu­la pas­sou pe­las be­nes­ses em de­cor­rên­cia do sa­ne­a­men­to eco­nô­mi­co de FHC. Hen­ri­que Mei­rel­les foi a ga­ran­tia de seu go­ver­no. De­pois de dei­xar a pre­si­dên­cia do Ban­co de Bos­ton, can­di­da­tou-se a de­pu­ta­do fe­de­ral por Go­i­ás. E foi mi­nis­tro da Fa­zen­da de Lu­la num com­pro­mis­so com a eli­te em­pre­sa­ri­al pa­ra ga­ran­tir um go­ver­no pe­tis­ta que pro­vo­ca­va me­do. Dil­ma quis se­guir pa­drões de in­te­gri­da­de, mas seu par­ti­do a im­pe­diu. A co­lhei­ta ma­lig­na era a cor­rup­ção na Pe­tro­bras.

Mi­chel Te­mer que as­su­miu a Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca co­mo vi­ce de Dil­ma en­sai­ou al­gu­mas re­for­mas bá­si­cas, en­tre elas da Pre­vi­dên­cia, mas es­bar­rou no Con­gres­so em ano elei­to­ral. Re­du­ziu a in­fla­ção, no­va­men­te com Mei­rel­les, pa­ra pa­ta­ma­res ci­vi­li­za­dos. Na agro­pe­cu­á­ria, o Bra­sil vai bem, ape­sar das ad­ver­si­da­des no ca­mi­nho. A gre­ve dos ca­mi­nho­nei­ros jo­gou o Pa­ís na bei­ra da es­tra­da e sob o ris­co de atro­pe­la­men­to. Os cus­tos nos tran­spor­tes são ônus pe­sa­do e pro­vo­ca­do­res de in­fla­ção.

O Bra­sil atu­al cla­ma por mu­dan­ças. Lu­la, ape­sar de pre­so em Cu­ri­ti­ba, cons­ti­tui ris­co. O PT, com ex­ce­ções de al­guns, pen­sa em man­ter-se a to­do cus­to no po­der. O Bra­sil é o que me­nos im­por­ta.

 

Ris­co de guer­ra
ci­vil

Con­se­quên­cia da­no­sa de to­do es­se pro­ces­so: uma guer­ra ci­vil. Por is­so, os in­ves­ti­do­res, se­jam na­ci­o­nais ou es­tran­gei­ros, fi­cam com me­do do que vi­rá. Há 14 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos. Ou­tros tan­tos, no su­bem­pre­go, vi­ven­do de bi­co. Uma le­gi­ão de par­ti­dos, uma le­gi­ão de can­di­da­tos. O meio em­pre­sa­ri­al, que mon­ta em­pre­sas, que dis­se­mi­na em­pre­sas, é quem ge­ra e man­tém em­pre­go. Ele pre­ci­sa ter se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca e, sem dú­vi­da, uma ba­se no Con­gres­so Na­ci­o­nal, pa­ra as­se­gu­rar as re­for­mas bá­si­cas. E,pa­ra is­so, os elei­tos pre­ci­sam pen­sar no de­sen­vol­vi­men­to na­ci­o­nal. Na Or­dem e Pro­gres­so co­mo es­tá em nos­sa ban­dei­ra

 

Pers­pec­ti­vas em
Go­i­ás

Nos Es­ta­dos, de­vem-se abrir no­vas pers­pec­ti­vas com o pen­sa­men­to vol­ta­do pa­ra o tra­ba­lho. Em Go­i­ás, as en­ti­da­des clas­sis­tas já de­ram o pri­mei­ro pas­so.

A Fe­de­ra­ção da Agri­cul­tu­ra e Pe­cu­á­ria de Go­i­ás (Fa­eg) e en­ti­da­des de clas­se do se­tor agro­pe­cu­á­rio  se re­u­ni­ram  à se­ma­na pas­sa­da em Go­i­â­nia. O even­to foi pa­ra  de­ba­ter e ela­bo­rar um do­cu­men­to com as prin­ci­pa­is ne­ces­si­da­des e ex­pec­ta­ti­vas dos se­to­res pro­du­ti­vos ru­ra­is.  A ideia é fa­zer uma car­ta aber­ta aos can­di­da­tos ao go­ver­no de Go­i­ás, di­re­cio­nan­do po­lí­ti­cas pú­bli­cas do se­tor agro­pe­cu­á­rio pa­ra a ges­tão 2019-2022.

Os sin­di­ca­tos e en­ti­da­des ru­ra­is têm até o dia 15 de agos­to pa­ra en­ca­mi­nha­men­to das pro­pos­tas. On­tem acon­te­ceu uma ofi­ci­na pa­ra a es­co­lha das su­ges­tões que se­rão co­lo­ca­das no do­cu­men­to com o te­ma: “O que es­pe­ra­mos do pró­xi­mo go­ver­na­dor 2019-2022”. O en­con­tro com os can­di­da­tos ao go­ver­no do Es­ta­do se­rá en­tre os di­as 3 a 9 de se­tem­bro, no au­di­tó­rio da Fa­eg.

O ob­je­ti­vo é o for­ta­le­ci­men­to da cul­tu­ra po­lí­ti­ca e de em­pre­en­de­do­ris­mo co­le­ti­vo. De­ba­ter as­pec­tos im­por­tan­tes pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to agro­pe­cu­á­rio em ano de elei­ção. En­tre as en­ti­da­des par­cei­ras do se­tor agro­pe­cu­á­rio es­tão: Abra­lei­te, AGA, AGS, AGCZ, Ago­pa, AGP, Agro­sem, Apro­va, Apro­so­ja-Go, Apro­ca­na, Ir­ri­go, OCB-GO e SGPA.

Con­fi­ra abai­xo as os te­mas su­ge­ri­dos pa­ra pro­pos­tas re­la­ci­o­na­das ao Agro­ne­gó­cio: Res­pon­sa­bi­li­da­de So­ci­al: Edu­ca­ção e Ca­pa­ci­ta­ção Pro­fis­si­o­nal, Sa­ú­de e Re­du­ção da Po­bre­za Ru­ral; In­fra­es­tru­tu­ra e Lo­gís­ti­ca; Pes­qui­sa as­sis­tên­cia Téc­ni­ca e Ex­ten­são Ru­ral; Meio am­bi­en­te e re­cur­sos hí­dri­cos; e Po­lí­ti­ca Agrí­co­la.

É por aí que. Ana­li­se quem es­tá tra­ba­lhan­do. No se­tor ru­ral, en­ten­do que o Bra­sil ne­ces­si­ta de uma for­te ban­ca­da no Con­gres­so Na­ci­o­nal. Go­i­ás tem seus lí­de­res que não dei­xam ca­ir a pe­te­ca.

 

(Wan­dell Sei­xas, jor­na­lis­ta vol­ta­do pa­ra o agro, ba­cha­rel em Di­rei­to pe­la PUC Go­i­ás, ex-bol­sis­ta em co­o­pe­ra­ti­vis­mo agro­pe­cu­á­rio pe­la His­tra­dut, em Tel Aviv, Is­ra­el, au­tor do li­vro O Agro­ne­gó­cio pas­sa pe­lo Cen­tro-Oes­te e edi­tor de Agro­ne­gó­cio do Di­á­rio da Ma­nhã)

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