Opinião

Tarados por giz

Diário da Manhã

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 22:30 | Atualizado há 7 anos

“Não es­cre­va a sua his­tó­ria com Giz.”

Bru­no No­blet

 

Um dos pou­cos equi­pa­men­tos pe­da­gó­gi­cos de que dis­põe o pro­fes­sor da es­co­la pú­bli­ca, pa­ra seu tra­ba­lho em sa­la, é o giz. Mas, não é o pro­fes­sor o ta­ra­do por giz! On­de o achar? É man­ti­do guar­da­do no ar­má­rio da co­or­de­na­ção, “de­bai­xo de se­te ca­pas”, evi­tan­do o des­per­dí­cio. No iní­cio do ano le­ti­vo, to­do pro­fes­sor ga­nha uma cai­xi­nha com apa­ga­dor, mas é im­pos­sí­vel man­tê-la lim­pa, os alu­nos lo­go es­cre­vem ne­la nu­ma es­pe­cie de pi­cha­ção. Eu, por exem­plo não gos­to da cai­xa de giz mes­mo que se­ja en­fei­ta­da, por­que lá den­tro tem giz, e é exa­ta­men­te por is­so que eles gos­tam tan­to. Em fe­ve­rei­ro, ins­pi­ra­dos no car­na­val, a cai­xa de giz já es­tá uma ver­da­dei­ra obra de ar­te, um mo­sai­co de bes­tei­ras mul­ti­co­lo­ri­das.

To­dos os di­as, en­cho mi­nha cai­xi­nha de giz e an­tes mes­mos de che­gar à sa­la já se fo­ram os pe­da­ci­nhos atra­ti­vos. Eles se apres­sam pa­ra me aju­dar, to­man­do-a lo­go, com a des­cul­pa de apa­gar o qua­dro. E se vão cor­ren­do, um atrás do ou­tro, num pe­ga-pe­ga ani­ma­les­co. Ao en­trar na sa­la, en­con­tro um pu­nha­do de­les “es­cre­ven­do” no qua­dro, ou­tros apa­gan­do-o, co­mo um ban­do de ma­ri­ta­cas em al­ga­zar­ra. Or­de­no que se sen­tem, de­pois de uns dez mi­nu­tos de afli­ção, con­si­go pôr-los em seus lu­ga­res, mas en­tão, ao fi­na­li­zar ser­mões e ame­a­ças de re­pro­va­ção, co­me­ça no­va­men­te a chu­va de pe­da­ços de giz, por vin­gan­ça ou im­pli­cân­cia. E os ca­ren­tes de pro­te­ção me cha­mam na­que­la me­lo­si­da­de da cha­ti­ce:

— “pros­sor ur mi­ni­nu tá me ta­ca­nu giz” (sic).

Cri­ei um sis­te­ma de pe­na­li­zar es­ses atre­vi­dos in­de­se­ja­dos: o faz-de-con­ta ine­fi­caz, pró­prio da Edu­ca­ção, so­bre o qual eles já se de­ram con­ta. Por três ve­zes que eu lhes  cha­mar a aten­ção, ti­ro um pon­to na no­ta de­les. De qual no­ta? Se os pe­na­li­za­dos são os pi­o­res, nem no­ta têm!!!

Já me ocor­reu de uma alu­na hu­mil­de­men­te me pe­dir uns pe­da­ços de giz, fi­quei as­sus­ta­do, vis­to que ge­ral­men­te, eles os pe­gam sem mi­nha per­mis­são, to­da­via des­ta vez, foi au­to­ri­za­da com a jus­ti­fi­ca­ti­va no­bre: ela brin­ca­va de es­co­li­nha em ca­sa. Se­rá se na brin­ca­dei­ra tam­bém eles tu­mul­tuam o qua­dro nos in­ter­va­los, ris­can­do  e jo­gan­do giz uns nos ou­tros, si­mu­lan­do sua re­a­li­da­de? Pois é, brin­cam de pro­fes­sor, mas não que­rem ser pro­fes­so­res de ver­da­de! Os ani­mais brin­cam de ca­çar por­que que­rem ser bons ca­ça­do­res, es­tre eles o faz-de-con­ta tem ob­je­ti­vo… Os meus alu­nos des­na­tu­ra­dos, di­fe­ren­te­men­te, ape­nas brin­cam com os meus so­nhos!

Mai­or par­te de mi­nhas re­pre­en­sões a alu­nos é ra­lhan­do pa­ra os im­pe­dir de pe­gar giz. Não vem um se­que à me­sa do pro­fes­sor sem ten­tar pe­gar uns pe­da­ci­nhos de giz. Até pa­re­ce que gas­tar o giz é uma for­ma de se vin­gar do pro­fes­sor, mal­tra­tá-lo! O giz, nes­se ca­so, tor­na-se re­pre­sen­ta­ção fi­el do mes­tre, a quem na ver­da­de, que­rem des­gas­tá-lo ou, jo­gá-lo con­tra os ou­tros.

Em um dia “da­que­les”, um  pro­fes­sor da mes­ma es­co­la em que tra­ba­lho, foi re­cla­mar à co­or­de­na­do­ra, com um “ga­lo” na tes­ta, pois ti­nha si­do ma­chu­ca­do por um alu­no, da­que­les vi­ci­a­dos em jo­gar giz nos ou­tros, acer­tou a tes­ta do tal pro­fes­sor, eu o vi meio de lon­ge e re­al­men­te ti­nha uma man­chi­nha aver­me­lha­da pou­co aci­ma do olho di­rei­to!

As ga­ra­tu­jas gra­fa­das no qua­dro com tan­ta se­de, tal­vez se­ja um gri­to de so­cor­ro, pa­ra ob­te­rem a aten­ção que gos­ta­ri­am de usu­fru­ir das su­as fa­mí­lias, mais uma vez, a res­pon­sa­bi­li­da­de é trans­fe­ri­da à es­co­la. Is­so ex­pli­ca a ta­ra dos pi­cha­do­res pe­lo um mu­ro no­vo, re­cém-pin­ta­do e a con­cor­rên­cia pe­los os lu­ga­res mais inu­si­ta­dos, quan­to mais afron­ta­rem as au­to­ri­da­des, mais ex­ci­tan­te, e, por­tan­to, “nin­guém os me­re­ce”!

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

 


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