Opinião

Terceira idade no Brasil e a falta de atividade física

Diário da Manhã

Publicado em 17 de novembro de 2017 às 23:48 | Atualizado há 7 anos

Uma re­cen­te pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de São Pau­lo (Uni­fesp), em par­ce­ria com o la­bo­ra­tó­rio Ap­sen, re­ve­lou que 79% dos bra­si­lei­ros não per­ce­be a per­da mus­cu­lar com o avan­çar da ida­de. O pro­ces­so, co­nhe­ci­do co­mo sar­co­pe­nia, pro­vo­ca per­da de mas­sa e de for­ça, de­bi­li­tan­do os mem­bros, o que traz co­mo se­que­la a de­pen­dên­cia dos ido­sos.

O al­to ín­di­ce re­ve­la­do pe­lo le­van­ta­men­to nos mos­tra um ce­ná­rio pre­o­cu­pan­te, agra­va­do pe­lo cres­ci­men­to da po­pu­la­ção aci­ma da fai­xa dos 50 anos. Ho­je, de acor­do com o Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­cas (IB­GE), o pa­ís tem mais de 36 mi­lhões de pes­so­as na fai­xa en­tre 50 e 79 anos.

O mes­mo ins­ti­tu­to já ha­via di­vul­ga­do ou­tra pes­qui­sa on­de es­ti­ma que em 2030, o nú­me­ro ab­so­lu­to e o por­cen­tu­al de bra­si­lei­ros com 60 anos ou mais su­pe­ra­rá o nú­me­ro de cri­an­ças até 14 anos. Se­rão 41,5 mi­lhões de ido­sos, o que re­pre­sen­ta­rá 18% da po­pu­la­ção, an­te 39,2 mi­lhões de cri­an­ças, que re­pre­sen­ta­rão 17,6% do to­tal de bra­si­lei­ros.

Di­an­te des­sas pes­qui­sas e es­ti­ma­ti­vas, faz-se ur­gen­te re­pen­sar a for­ma com que le­va­mos a vi­da, bem co­mo es­ta­mos nos cu­i­dan­do pa­ra não sim­ples­men­te vi­ver, mas, vi­ver com qua­li­da­de. É aí que en­tra a im­por­tân­cia de se le­var uma vi­da ati­va.

A prá­ti­ca re­gu­lar de ati­vi­da­de fí­si­ca, que pa­ra ido­sos tem­pos atrás era ini­ci­a­da ape­nas por re­co­men­da­ção mé­di­ca, de­ve-se ca­da vez mais fa­zer par­te de um es­ti­lo de vi­da. Há uma gran­de ra­zão pa­ra is­so. A re­la­ção en­tre exer­cí­cio fí­si­co e qua­li­da­de de vi­da é to­tal.

Com o pas­sar dos anos, o me­ta­bo­lis­mo ba­sal, que é a quan­ti­da­de de ener­gia que nos­so cor­po pre­ci­sa di­a­ria­men­te pa­ra so­bre­vi­ver, di­mi­nui. O or­ga­nis­mo pas­sa a fun­cio­nar mais len­ta­men­te e de mo­do me­nos efi­ci­en­te. Mús­cu­los, que são a prin­ci­pal fon­te con­su­mi­do­ra de ener­gia no cor­po, tam­bém re­du­zem de ta­ma­nho e, des­sa for­ma, tam­bém se re­duz o con­su­mo ener­gé­ti­co.

Es­se pro­ces­so le­va a uma ten­dên­cia na­tu­ral de acú­mu­lo de gor­du­ra no cor­po, que a ca­da ano pre­ci­sa de me­nos ener­gia, mas que di­fi­cil­men­te é acom­pa­nha­da pe­la di­mi­nu­i­ção da in­ges­tão de ca­lo­ri­as na ali­men­ta­ção.

Pa­ra man­ter o me­ta­bo­lis­mo ba­sal ele­va­do, o tra­ba­lho de for­ta­le­ci­men­to mus­cu­lar é es­sen­cial. Ele man­tém os mús­cu­los com mai­or vo­lu­me e ati­vos, dá mais sus­ten­ta­ção à es­tru­tu­ra ós­sea, evi­ta seu des­gas­te e au­xi­lia de mo­do mais efi­ci­en­te a lo­co­mo­ção, o equi­lí­brio e as ati­vi­da­des da vi­da di­á­ria em ge­ral.

Es­se tra­ba­lho de for­ta­le­ci­men­to po­de ser re­a­li­za­do de di­ver­sas for­mas. Exer­ci­tar-se con­tra uma re­sis­tên­cia é o ca­mi­nho mais efi­ci­en­te. Exer­cí­cios com pe­sos, co­mo na mus­cu­la­ção, com re­sis­tên­cia de mo­las, co­mo acon­te­ce no pi­la­tes, ou mes­mo com re­sis­tên­cia do pe­so cor­po­ral são igual­men­te efi­ca­zes, des­de que os mús­cu­los se­jam de­man­da­dos um es­for­ço ao qual a pes­soa não es­te­ja acos­tu­ma­da no dia a dia.

O fun­da­men­tal é que ca­da um es­co­lha a for­ma mais pra­ze­ro­sa de cu­i­dar dos mús­cu­los e, di­re­ta­men­te, de sua sa­ú­de. Se é fa­to o en­ve­lhe­ci­men­to, que ele en­tão acon­te­ça da for­ma mais sa­u­dá­vel pos­sí­vel, sem que im­pac­te em nos­sa in­de­pen­dên­cia.

 

(Cris­ti­a­no Pa­ren­te, pro­fes­sor e co­ach de edu­ca­ção fí­si­ca, elei­to em 2014 o me­lhor per­so­nal trai­ner do mun­do em con­cur­so in­ter­na­ci­o­nal pro­mo­vi­do pe­la Li­fe Fit­ness. É CEO da Ko­atch Aca­de­mia, do World Top Trai­ners Cer­ti­fi­ca­ti­on, pri­mei­ra cer­ti­fi­ca­ção mun­di­al pa­ra a ati­vi­da­de de edu­ca­dor fí­si­co)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias