Opinião

Todos os dias são das mulheres

Redação DM

Publicado em 5 de março de 2016 às 22:22 | Atualizado há 9 anos

O dia 8 de março se tornou por convenção internacional uma data dedicada a homenagear as mulheres como sendo o Dia Mundial da Mulher. É uma iniciativa louvável pelo significado de estabelecer um dia específico em que são concentradas as homenagens às donas dos nossos afetos e para quem rendemos todas as reverências possíveis durante toda a nossa vida. Entretanto, torna-se uma data pequena diante da grandiosidade do que as mulheres representam na evolução da humanidade e na construção das vidas dos homens.

Por isto queremos prestar essa reverente homenagem em uma data fora do dia usualmente destinado a essa lembrança, para frisar que isso deve ser feito dia após dia afim de enaltecer o caráter sublime que as mulheres significam para nós, homens de bons costumes que reafirmamos a cada manhã o inestimável valor que lhes prestamos. Uma mulher representa para um maçom a materialização do amor, porque é nela que principia o objetivo maior de nossa luta diária para construir lares onde a virtude, a concórdia e a harmonia sejam as luzes a nos guiar.

Já disse isso em outra ocasião, mas não custa lembrar. Para ingressar em nossa Ordem o candidato necessita obrigatoriamente da autorização da mulher a quem ele deva essa reverência. Sua esposa, sua mãe ou mesmo uma irmã mais velha para lhe dar a anuência necessária, ou sem isto ele simplesmente ficará de fora da maçonaria. Assim, fica patente a importância que prestamos ao respeito e companheirismo que deve imperar nas relações dos maçons com a dileta mulher que seja a dona dos seus afetos.

A mulher é para nós o princípio norteador da vida, porque gera, acalenta e alimenta o ser em formação, aquele que será o sonho da evolução que cada indivíduo traz em si, aquele que carrega a essência elementar que é o espírito imortal em busca do crescimento e que tem a missão de contribuir para a melhoria da humanidade. É na mulher que residem a sabedoria e a sensibilidade necessárias para formar o caráter de cada indivíduo, seja homem ou outra mulher, transmitindo a sensatez que perpetua a vida e a habilidade de abstrair o melhor de cada um para produzir o sempre almejado crescimento.

Uma mulher é sinônimo de guerreira, que não se acovarda diante de dificuldades e sabe encorajar quem dela necessite. É em uma mulher que um homem sensato busca revigorar suas forças para prosseguir na labuta diária. É em seu sorriso que ele embala os sonhos de alegria de dias melhores e é nela que se serve da luz necessária para guiar seus passos.

A conselheira, a amiga, a cúmplice, a mãe da cautela, a sóbria, a digna de paz, a engenheira das estratégias, a garra, a meiga, a candura, o encanto, a astúcia, a ponderação, a constância, a respeitadora, a amorosa, a amante, a coragem, a força, a flor em forma de ser humano, a doce parceira de todo dia. São adjetivos que servem para dar uma pequena demonstração do quanto as mulheres representam para nossas vidas e como cada lembrança de bem-querer nos vem à mente cada vez que invocamos suas representações.

No dia 8 de março todos se declinam em homenagens às mulheres. É justo, mas é pouco diante do que elas representam. O que nós, maçons propomos, é transformar essa data em perene lembrança para que as mulheres sejam adoradas, dignificadas e enaltecidas todos os dias.

Que em nosso país as mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito em seus trabalhos pelo sublime valor que elas representam para toda a humanidade e não somente porque uma legislação específica assim estabeleceu. Que as mulheres recebam a justa remuneração por seus trabalhos porque lhes é devida essa igualdade e não somente porque se trata de uma campanha esclarecedora que todos os anos é levada a efeito na mídia. Que as mulheres sejam respeitadas ao ocuparem cargos de direção e comando e tratadas com a mesma respeitabilidade porque desempenham a mesma função com a mesma competência e não apenas porque a hierarquia assim determina. Que as mulheres sejam protegidas em todos os lugares e não somente porque há uma delegacia especial para garantir suas prerrogativas. Que as mulheres sejam amadas e respeitadas porque materializam a beleza e o perfume que alegram nossos dias.

Nós, maçons, precisamos renovar diariamente nosso compromisso de não permitir que as mulheres sejam diminuídas em suas funções e que piadas de mau gosto perdurem o abismo das diferenças entre homens e mulheres. Um maçom trata uma mulher da mesma forma agradável e respeitosa como gostaria que tratassem sua mãe, suas irmãs, sua esposa e suas filhas. Precisamos reafirmar diariamente nosso compromisso de transformar nossa sociedade em um lugar melhor para homens e mulheres, colocando-as em seu mais respeitoso lugar, que é ao nosso lado, completando o respeito e dignidade que invocamos para nós.

Às mulheres, hoje e sempre, nossa gratidão por todos os ensinamentos que nos lecionam a cada dia, nossa reverência pela sagrada perpetuação da vida que trazem em vocês e o aplicado reconhecimento de sermos seus eternos aprendizes.

Adolfo Ribeiro Valadares é Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Goiás

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia