Opinião

Transparência pública, um legado ao cidadão

Diário da Manhã

Publicado em 5 de março de 2018 às 22:19 | Atualizado há 7 anos

A tran­spa­rên­cia dos atos, ações e re­a­li­za­ções do Go­ver­no Es­ta­du­al é uma das mar­cas das ges­tões do go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo. Ao lon­go de seus qua­tro man­da­tos e mais es­pe­ci­fi­ca­men­te nos dois úl­ti­mos, hou­ve um con­jun­to de me­di­das e pro­vi­dên­cias pa­ra trans­for­mar Go­i­ás em uma das uni­da­des mais tran­spa­ren­tes da Fe­de­ra­ção, com ob­ser­vân­cia da le­gis­la­ção que re­gu­la o te­ma. Es­sa con­di­ção fi­cou com­pro­va­da em dois rankings na­ci­o­nais de tran­spa­rên­cia pú­bli­ca, um de­les re­a­li­za­do pe­lo Mi­nis­té­rio da Tran­spa­rên­cia e Con­tro­la­do­ria-Ge­ral da Uni­ão e ou­tro pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral. Em am­bos, Go­i­ás al­can­çou po­si­ção de des­ta­que en­tre os Es­ta­dos mais tran­spa­ren­tes do Pa­ís.

A pre­o­cu­pa­ção e o em­pe­nho em as­se­gu­rar to­tal tran­spa­rên­cia aos da­dos go­ver­na­men­tais foi de­ter­mi­na­da pe­lo che­fe do Exe­cu­ti­vo e in­ter­na­li­za­da pe­las equi­pes téc­ni­cas, que se em­pe­nha­ram de for­ma con­ti­nu­a­da pa­ra dis­po­ni­bi­li­zar aos ci­da­dã­os as in­for­ma­ções mais re­le­van­tes de to­da a ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca. O tra­ba­lho se in­ten­si­fi­cou ain­da mais a par­tir do ter­cei­ro man­da­to, em 2011, co­mo con­se­qüên­cia da cri­a­ção de es­tru­tu­ra ade­qua­da e vi­a­bi­li­za­ção de con­di­ções fí­si­cas e téc­ni­cas ca­pa­zes de ga­ran­tir to­tal aces­so da po­pu­la­ção às in­for­ma­ções ge­ra­das pe­lo po­der pú­bli­co.

Com es­se fo­co, o Go­ver­no Es­ta­du­al cri­ou e for­ta­le­ceu a Con­tro­la­do­ria-Ge­ral do Es­ta­do (CGE), ór­gão res­pon­sá­vel pe­lo acom­pa­nha­men­to e cum­pri­men­to das ações de tran­spa­rên­cia. Um dos mar­cos mais re­le­van­tes pa­ra con­so­li­da­ção da tran­spa­rên­cia pú­bli­ca foi a edi­ção da Lei Fe­de­ral nº 12.527/2011(Lei de Aces­so à In­for­ma­ção) que, tão lo­go en­trou em vi­gor, pas­sou a ser cum­pri­da pe­lo Go­ver­no de Go­i­ás. Na se­quên­cia, edi­tou a Lei Es­ta­du­al nº 18.025/2013, tam­bém co­nhe­ci­da co­mo LAI Es­ta­du­al, pro­mo­ven­do as adap­ta­ções ne­ces­sá­rias e con­tem­plan­do as es­pe­ci­fi­ci­da­des de Go­i­ás pa­ra ga­ran­tir o aten­di­men­to da po­pu­la­ção go­i­a­na na bus­ca por da­dos go­ver­na­men­tais.

Na mes­ma li­nha, foi cri­a­do o Por­tal da Tran­spa­rên­cia do Go­ver­no de Go­i­ás (www.tran­spa­ren­cia.go.gov.br), prin­ci­pal fer­ra­men­ta im­ple­men­ta­da pe­lo Go­ver­no com o ob­je­ti­vo de con­so­li­dar a tran­spa­rên­cia ati­va, co­mo for­ma de ofer­tar aos ci­da­dã­os to­dos os da­dos ge­ra­dos pe­lo po­der pú­bli­co. No si­te, que é atu­a­li­za­do con­ti­nu­a­da­men­te, in­clu­si­ve com apre­sen­ta­ção de mui­tas ba­ses de da­dos on li­ne (em tem­po re­al), além de ser equi­pa­do com mo­der­nas tec­no­lo­gi­as de na­ve­ga­ção e am­pla usa­bi­li­da­de das in­for­ma­ções, as pes­so­as têm ple­no aces­so às in­for­ma­ções go­ver­na­men­tais. Va­le lem­brar que, em se tra­tan­do de tran­spa­rên­cia ati­va, fo­ram dis­po­ni­bi­li­za­dos da­dos que per­mi­tem ao usu­á­rio fa­zer cru­za­men­tos em inú­me­ros ban­cos de da­dos e es­tru­tu­rar sua con­sul­ta con­for­me seu in­te­res­se.

O con­te­ú­do é am­plo e per­meia to­do o Go­ver­no, com da­dos so­bre re­cei­tas pú­bli­cas; des­pe­sas; re­mu­ne­ra­ção de ser­vi­do­res; con­tra­tos; con­vê­ni­os; be­ne­fí­ci­os fis­cais, so­ci­ais e eco­nô­mi­cos; pres­ta­ção de con­tas; gas­tos com di­á­rias; Do­cu­men­to de Ar­re­ca­da­ção de Re­cei­tas Es­ta­du­ais (Da­re); em­pe­nhos e pa­ga­men­tos; pai­néis es­tra­té­gi­cos e da­dos aber­tos que es­tão à dis­po­si­ção da po­pu­la­ção. O por­tal tam­bém dis­po­ni­bi­li­za da­dos re­la­ti­vos à exe­cu­ção or­ça­men­tá­ria e fi­nan­cei­ra em tem­po re­al. As­sim, os da­dos per­mi­tem cru­za­men­tos va­ri­a­dos e am­pli­am a pos­si­bi­li­da­de de efe­ti­vo con­tro­le so­ci­al das des­pe­sas go­ver­na­men­tais.

Os aces­sos ao Por­tal da Tran­spa­rên­cia de Go­i­ás tra­du­zem sua re­le­vân­cia pa­ra o con­jun­to da so­ci­e­da­de. Im­plan­ta­do nos mol­des atu­ais em se­tem­bro de 2012, o si­te te­ve em qua­tro mes­es da­que­le ano um to­tal de 29.997 aces­sos. A in­ten­sa di­vul­ga­ção e me­lho­ria dos con­te­ú­dos con­tri­bu­í­ram pa­ra am­pli­ar sub­stan­ci­al­men­te o nú­me­ro de vi­si­tas ao lon­go dos anos. Ano após ano, o nú­me­ro de vi­si­tas apre­sen­tou cres­ci­men­to, fe­chan­do o exer­cí­cio de 2017 com 445.904 aces­sos. Os usu­á­rios, de to­das as clas­ses so­ci­ais, bus­cam in­for­ma­ções so­bre os di­ver­sos se­to­res da ad­mi­nis­tra­ção es­ta­du­al, em es­pe­ci­al nas áre­as de des­pe­sas go­ver­na­men­tais, obras pú­bli­cas, pro­gra­mas so­ci­ais e ser­vi­ços.

So­ma-se ao es­for­ço na im­ple­men­ta­ção da tran­spa­rên­cia ati­va, a cri­a­ção dos mei­os pa­ra exer­cí­cio da tran­spa­rên­cia pas­si­va, ou se­ja, a bus­ca de ou­tras in­for­ma­ções pe­la po­pu­la­ção quan­do há al­gu­ma dú­vi­da em re­la­ção aos da­dos ofer­ta­dos pe­lo Go­ver­no. Por is­so foi cri­a­do e con­so­li­da­do o Sis­te­ma de Ges­tão de Ou­vi­do­ria, pe­lo qual os ci­da­dã­os po­dem di­a­lo­gar com o Go­ver­no, pa­ra ofe­re­cer quei­xas e re­cla­ma­ções, fa­zer de­nún­cias, apre­sen­tar pe­di­dos ge­ra­is de in­for­ma­ções e re­gis­trar re­que­ri­men­tos de in­for­ma­ções go­ver­na­men­tais com ba­se na LAI. Ano após ano, o nú­me­ro de in­te­res­sa­dos em di­a­lo­gar com o Go­ver­no avan­ça. Em 2017, o Sis­te­ma re­gis­trou mais de 40 mil ma­ni­fes­ta­ções da so­ci­e­da­de, den­tre elas 5.289 re­que­ri­men­tos de in­for­ma­ções pú­bli­cas (tran­spa­rên­cia pas­si­va), o que é ga­ran­ti­do pe­la Lei nº 18.025/2013 (LAI Es­ta­du­al), em seus ar­ti­gos 9º e 12 e seus pa­rá­gra­fos.

Des­se mo­do, o po­der pú­bli­co es­ta­du­al, com de­ter­mi­na­ção e von­ta­de po­lí­ti­ca, con­so­li­da um gran­de le­ga­do a to­dos os ci­da­dã­os, ao tem­po em que ga­ran­te aces­so às in­for­ma­ções pro­du­zi­das e cus­te­a­das pe­lo Go­ver­no, es­ta­be­le­ce ca­nais de in­ter­lo­cu­ção com a so­ci­e­da­de, for­ta­le­ce a tran­spa­rên­cia, de­mons­tra res­pei­to ao con­tri­buin­te no re­co­lhi­men­to e apli­ca­ção dos re­cur­sos go­ver­na­men­tais. Mais ain­da: fo­men­ta o con­tro­le so­ci­al, es­ti­mu­lan­do o ci­da­dão a acom­pa­nhar, fis­ca­li­zar e par­ti­ci­par da ges­tão pú­bli­ca em bus­ca de avan­ços e me­lho­ri­as pa­ra to­dos.

 

(Adau­to Bar­bo­sa Jú­ni­or, se­cre­tá­rio- che­fe da Con­tro­la­do­ria-Ge­ral do Es­ta­do de Go­i­ás)

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