Opinião

Troca de comando no PMDB goiano!

Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2016 às 21:58 | Atualizado há 9 anos

Todo cargo importante costuma ser muito disputado. Esse fenômeno está acontecendo no PMDB de Goiás. Duas chapas disputam, democraticamente, o comando do Partido, em Goiás, cujo resultado só será conhecido após a convenção e a eleição no Partido. Até lá, o que todos esperam dos simpatizantes das chapas é, no mínimo, que façam uma campanha sadia e focada no respeito e na tolerância. O PMDB tem uma bela história e nasceu empunhando a bandeira da democracia, não podemos, em hipótese alguma, macular a sua história. Pedir voto e torcer para a chapa da sua simpatia, é democrático e permitido. O que não é razoável, porém, é qualquer tipo de agressão à instituição e aos filiados.

Aos  poucos e com os cuidados necessários, as liderança mais antigas vão entregando o comando do Partido aos mais jovens. Aliás, essa tem sido uma reivindicação constante das novas gerações. Os líderes mais tarimbados, na minha opinião, cometeram um erro, não prepararam as novas lideranças para assumirem o comando do Partido. Agora, por inexperiência, batem cabeças, brigam e não chegam a lugar nenhum. A solução parece difícil, mais  não é, basta deixarem as  vaidades de lado, vestirem a camisa da humildade e se orientarem com quem tem mais experiência no Partido. O PMDB goiano para crescer e se unir, precisa da participação efetiva dos velhos e novos líderes nesse processo.

A troca de comando no PMDB de Goiás, necessariamente, até por um a questão de consideração, tem que passar pelo crivo de quem tem dado a vida pelo Partido, como é o caso do líder Iris Rezende Machado. Ninguém desconhece a vida pública e privada desse cidadão. Não ouvi-lo em qualquer decisão do Partido, que tanto ama, é ignorar o seu currículo e rasgar um pedaço da história de Goiás. Homens e mulheres que tem contribuído para o progresso de Goiás, seja goiano ou não, devem ser sempre reverenciados e aplaudidos de pé. Sabemos que esse comportamento não faz parte da tradição brasileira, porém, precisamos reconhecer, agradecer e venerar aqueles que nos antecederam na construção do Brasil.

O PMDB de Goiânia deseja que o líder Iris Rezende se candidate à Prefeito da Capital. O Iris é um daqueles que não precisa provar mais nada, à população de Goiânia e de Goiás, o conhece muito bem. O povo sabe que se ele aceitar e for eleito, as máquinas vão voltar a roncar nos quatro cantos da cidade, e Goiânia vai se transformar num canteiro de obras. Iris candidato, não é experimento e nem aventura, é a certeza de um município bem administrado. Depois de ter sido quase tudo na vida pública, diga-se, com muito sucesso, caso aceite ser candidato a Prefeito, novamente, será o única que dispensa qualquer tipo de apresentação pessoal. É possível que, depois de tantos escândalos, envolvendo os principais agentes públicos e privados, o eleitor brasileiro, especialmente o goiana, tenha mais critérios na escolha dos Prefeitos e dos Vereadores, nas próximas eleições.

Caso o líder Iris Rezende seja mesmo o candidato à Prefeito, pelo PMDB, pelo que ele já vez por Goiânia, por Goiás e pelo Brasil, merece o voto e apoio dos eleitores de Goiânia  e de Goiás. Não sou parante do ex-Prefeito Iris, ele nasceu em Cristianópolis, Goiás; e eu em Júlio Borges, Piaui. No entanto, com os títulos de cidadão goianiense e cidadão goiano, concedidos pelo povo desta terra, pela forma correta que conduzo a minha vida, jamais deixaria de reconhecer, agradecer e aplaudir Iris Rezende Machado, ícone da política nacional. Admiramos e procuramos sempre seguir os bons exemplos de homens trabalhadores e vencedores, com Iris Rezende. Esse cidadão, com mais de meio século de atividades públicas, não tem nada que desabone a sua conduta, é um exemplo de vida. Esperamos que o bom senso prevaleça, e que os concorrentes ao comando do PMDB de Goiás, sejam prudentes, pensem no partido e ouçam os líderes mais experientes.

Gercy Joaquim Câmelo, Coronel da Reserva Remunerada da PMGO e Membro da Executiva do PMDB de Goiânia.      

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias