Opinião

Tuiuti, assunto requentado (ou quente?)

Diário da Manhã

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 23:26 | Atualizado há 7 anos

“Meu Deus, meu Deus, es­tá ex­tin­ta a es­cra­vi­dão?”

Fra­ses co­lhi­das no Fa­ce­bo­ok: “Es­co­la hi­pó­cri­ta, é con­tra a re­for­ma tra­ba­lhis­ta, com des­ta­que pa­ra as car­tei­ras de tra­ba­lho des­tru­í­das, e não for­ma­li­zou con­tra­tos de tra­ba­lho nes­te car­na­val”. “Es­co­la fi­nan­cia­da por par­ti­do po­lí­ti­co e com car­na­va­les­co mi­li­tan­te, de vi­são uni­la­te­ral”. “A man­do de um par­ti­do, fez pro­tes­to se­to­ri­za­do, dei­xan­do de la­do o PT, o ‘Pe­tro­lão’ e ou­tros es­cân­da­los.” “Es­co­la de Sam­ba ven­di­da, pa­tro­ci­na­da pe­lo PT, dei­xou de fo­ra os cri­mes do par­ti­do”. “A de­so­nes­ti­da­de in­te­lec­tu­al che­ga ao car­na­val. Pa­ra a Tu­i­u­ti a cul­pa é dos bra­si­lei­ros, pa­ra a Bei­ja-Flor, a cul­pa é dos cor­rup­tos”. Os blogs e re­des so­ci­ais fer­vi­lham Tu­i­u­ti, es­co­la que des­fi­lou no Gru­po Es­pe­ci­al no Rio de Ja­nei­ro no dia 12 de fe­ve­rei­ro, e foi o as­sun­to mais co­men­ta­do no Twit­ter no Bra­sil e o se­gun­do na im­pren­sa in­ter­na­ci­o­nal.

A es­quer­da se apro­priou do sam­ba en­re­do, en­re­do e des­fi­le do Grê­mio Re­cre­a­ti­vo Es­co­la de Sam­ba Pa­ra­í­so do Tu­i­u­ti trans­for­man­do-os em seu hi­no. As co­mu­ni­da­des ne­gras de­sen­ta­la­ram os 130 anos de es­cra­vi­dão pós Lei Áu­rea em seu des­fi­le-pro­tes­to. Con­tou a his­tó­ria des­de a es­cra­vi­dão, até os di­as atu­ais, com de­nún­cia de gol­pe po­lí­ti­co, o que sur­pre­en­deu a Re­de Glo­bo, que, se­gun­do al­guns, fo­ge da no­tí­cia.

Re­sul­ta­do da fu­são da Es­co­la de Sam­ba Pa­ra­í­so das Ba­i­a­nas e Uni­dos de Tu­i­u­ti, a agre­mia­ção exis­te des­de 1954. No ano pas­sa­do pro­ta­go­ni­zou um aci­den­te na Ave­ni­da Mar­quês de Sa­pu­caí, quan­do um car­ro ale­gó­ri­co atro­pe­lou e fe­riu 20 pes­so­as, pren­san­do-as con­tra uma gra­de e ma­tan­do uma jor­na­lis­ta. Se­gun­do a fa­mí­lia, ain­da não re­ce­beu in­de­ni­za­ção.

Pa­ra des­me­re­cer a se­gun­da co­lo­ca­da, que per­deu pa­ra a Bei­ja-Flor de Ni­ló­po­lis por um dé­ci­mo, os blo­guei­ros de ori­en­ta­ção à di­rei­ta, des­ta­cam os er­ros da es­co­la de São Gon­ça­lo, en­quan­to os de ori­en­ta­ção à es­quer­da fa­zem a fes­ta. A co­mis­são de fren­te “Gri­to de Li­ber­da­de” re­ce­beu o Es­tan­dar­te de Ou­ro. Mos­trou ne­gros es­cra­vi­za­dos, com más­ca­ras fe­chan­do a bo­ca, apa­nhan­do do fei­tor, nu­ma ce­na dra­má­ti­ca (“Co­mis­são de mui­ta ver­da­de”, diz seu co­re­ó­gra­fo Pa­trick Car­va­lho).

A le­tra fa­la: “E as­sim, quan­do a lei foi as­si­na­da/ Uma lua ator­do­a­da as­sis­tiu fo­gos no céu/ Áu­rea fei­to o ou­ro da ban­dei­ra/ Fui re­zar na ca­cho­ei­ra con­tra a bon­da­de cru­el”, en­quan­to o des­fi­le mos­tra pes­so­as pri­si­o­nei­ras em su­fo­can­tes ca­sas na fa­ve­la, no ser­vi­ço pe­sa­do dos ca­na­vi­ais e ou­tras pri­sões. A es­cra­vi­dão per­sis­te e se acen­tua ago­ra, com a Re­for­ma Tra­ba­lhis­ta. O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer é re­pre­sen­ta­do vam­pi­ri­zan­do a clas­se tra­ba­lha­do­ra, coi­sa ig­no­ra­da pe­los co­men­ta­ris­tas da Re­de Glo­bo. De­vi­do à má re­per­cus­são, que os apoi­a­do­res do go­ver­no cha­ma­ram de fa­na­tis­mo na lei­tu­ra do des­fi­le, te­ve de re­fa­zer seu dis­cur­so.

Quem ba­teu pa­ne­la pe­lo im­pe­achment de Dil­ma Rous­seff, não gos­tou de se ver re­pre­sen­ta­do co­mo “ma­ni­fes­to­che”, den­tro do Pa­to Ama­re­lo da Fiesp, e ma­ni­pu­la­do por imen­sas mãos, que se­ri­am o Po­der (Re­de Glo­bo), mas que re­pre­sen­tam a pró­pria Glo­bo, di­zem os opo­si­to­res da mí­dia tra­di­cio­nal.

O to­que de gê­nio, fa­lam os en­ten­di­dos, do car­na­va­les­co Jack Vas­con­ce­los, tor­nou o en­re­do de lei­tu­ra fá­cil. Tra­ba­lhou em ci­ma do Sam­ba En­re­do, com­pos­to por Cláu­dio Rus­so, Mo­acyr Luz, Do­na Ze­zé, Ju­ran­dir e Aní­bal, e que es­tá con­de­na­do à imor­ta­li­da­de, de­vi­do à for­ça dos seus ver­sos. “Não sou es­cra­vo de ne­nhum Se­nhor”, mos­tra a in­sa­tis­fa­ção das clas­ses da ba­se da pi­râ­mi­de, que, no des­fi­le te­ve sua voz pe­la pró­pria li­ber­da­de.

Pa­ra ame­ni­zar o efei­to da men­sa­gem que fa­zia crí­ti­ca ao ra­cis­mo, à ex­clu­são so­ci­al e acu­sa­va o po­der de gol­pe po­lí­ti­co, par­la­men­tar e mi­di­á­ti­co, os sim­pa­ti­zan­tes do Go­ver­no Te­mer des­mo­ra­li­zam o emis­sor. Em res­pos­ta, um in­ter­nau­ta re­tru­cou: “não im­por­ta quem pro­duz a men­sa­gem, ela fa­la por si”. A vi­si­bi­li­da­de con­se­gui­da pe­la ex-pe­que­na Es­co­la de Sam­ba Pa­ra­í­so de Tu­i­u­ti mos­trou a ca­pa­ci­da­de de su­pe­ra­ção dos seus com­po­nen­tes, le­van­do-a pa­ra a mi­ra dos ho­lo­fo­tes. Dois di­as de­pois, con­tra­ri­an­do os ín­di­ces alar­de­a­dos, o Ge­ne­ral Wal­ter Sou­za Bra­ga Net­to, no­me­a­do por Mi­chel Te­mer pa­ra co­man­dar a In­ter­ven­ção Fe­de­ral no Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro fa­lou que o su­pos­to au­men­to da vi­o­lên­cia era re­sul­ta­do de efei­to mi­di­á­ti­co. Es­pe­cu­la­va-se so­bre uma re­pre­sá­lia do Go­ver­no à crí­ti­ca da Tu­i­u­ti, mas quan­do a es­co­la se re­a­pre­sen­tou des­ca­rac­te­ri­za­da a dú­vi­da se es­va­ne­ceu. A cen­su­ra vol­tou.

 

(Ma­ra Nar­ci­so, mé­di­ca e jor­na­lis­ta)

 

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