Opinião

Um grande pacto pela Educação

Diário da Manhã

Publicado em 13 de março de 2018 às 22:10 | Atualizado há 7 anos

No dia In­ter­na­ci­o­nal da Mu­lher fui agra­ci­a­da com a me­da­lha da Or­dem Na­ci­o­nal do Mé­ri­to, uma das mai­o­res hon­ra­ri­as a que as pes­so­as de­vo­ta­das à cau­sa da Edu­ca­ção po­dem as­pi­rar. É pa­ra mim o re­co­nhe­ci­men­to de mi­nha lu­ta pa­ra que a Edu­ca­ção ocu­pe, na agen­da pú­bli­ca, o pa­pel de des­ta­que que me­re­ce ter.

A ho­me­na­gem me faz re­fle­tir so­bre o pas­sa­do, o pre­sen­te e o fu­tu­ro da Edu­ca­ção no Bra­sil e, olhan­do pa­ra fren­te, ve­jo ni­ti­da­men­te a ne­ces­si­da­de de nos unir­mos em tor­no da cons­tru­ção de uma agen­da na­ci­o­nal, de um no­vo pac­to fe­de­ra­ti­vo pa­ra a Edu­ca­ção.

De um pac­to que ga­ran­ta, em pri­mei­ro lu­gar, a as­sis­tên­cia in­te­gral à pri­mei­ra in­fân­cia, a es­se in­ter­va­lo ím­par no de­sen­vol­vi­men­to do ser hu­ma­no, e de que de­pen­de to­do o seu fu­tu­ro. Pre­ci­sa­mos vol­tar os olhos pa­ra a Edu­ca­ção In­fan­til, re­to­mar o pro­gra­ma de obras ini­ci­a­do em 2014, e fa­zer des­ses pe­que­nos ci­da­dã­os a pri­o­ri­da­de ab­so­lu­ta des­te Pa­ís. É pre­ci­so res­guar­dá-los, é pre­ci­so pro­te­gê-los, é pre­ci­so co­lo­cá-los no ca­mi­nho da ple­na re­a­li­za­ção de su­as po­ten­ci­a­li­da­des fí­si­cas e in­te­lec­tu­ais.

Pre­ci­sa­mos de um pac­to que as­se­gu­re, tam­bém, uma com­ple­ta re­es­tru­tu­ra­ção da Edu­ca­ção Bá­si­ca. Que per­mi­ta a es­sa es­co­la e, prin­ci­pal­men­te, à es­co­la pú­bli­ca, res­ga­tar os va­lo­res que nos fa­zem tan­ta fal­ta: o res­pei­to à vi­da, o res­pei­to à di­ver­si­da­de, o res­pei­to ao pró­prio es­for­ço e ao co­nhe­ci­men­to.

Não con­se­gui­re­mos, no en­tan­to, atra­ir e man­ter os jo­vens na es­co­la se não for­mos ca­pa­zes de in­ves­tir na in­fra­es­tru­tu­ra es­co­lar, de con­ce­ber no­vos ins­tru­men­tos e mé­to­dos de apren­di­za­gem, de usar as no­vas tec­no­lo­gi­as a nos­so fa­vor. E na­da dis­so se­rá pos­sí­vel se não for­mos ca­pa­zes de re­pen­sar, tam­bém, a car­rei­ra do ma­gis­té­rio: de qua­li­fi­car e apo­i­ar os que es­tão em sa­la de au­la ho­je, e tra­zer, pa­ra a es­co­la pú­bli­ca, os me­lho­res pro­fis­si­o­nais, os cé­re­bros mais ino­va­do­res, as men­tes mais cri­a­ti­vas.

Pre­ci­sa­mos, en­fim, de um pac­to que ga­ran­ta, a to­das as cri­an­ças e jo­vens bra­si­lei­ros, o aces­so a uma edu­ca­ção pú­bli­ca de qua­li­da­de, que se­ja tão boa quan­to a pra­ti­ca­da pe­las me­lho­res es­co­las par­ti­cu­la­res, e que ofe­re­ça, a to­dos os bra­si­lei­ros, prin­ci­pal­men­te aos de bai­xa ren­da, uma pers­pec­ti­va re­al de in­ser­ção em um mer­ca­do que é ho­je do­mi­na­do pe­lo co­nhe­ci­men­to. Pre­ci­sa­mos nos es­for­çar pa­ra pro­mo­ver um sis­te­ma edu­ca­cio­nal in­clu­si­vo, que re­du­za a ca­rac­te­rís­ti­ca in­de­se­já­vel de per­pe­tu­a­dor de me­ca­nis­mos de de­si­gual­da­de na nos­sa so­ci­e­da­de.

Acre­di­to em nos­sa ca­pa­ci­da­de de fa­zer es­sa mu­dan­ça. O que nos fal­ta é o sen­ti­men­to de ur­gên­cia, que vem sen­do des­vi­a­do pe­las mui­tas cri­ses que, aqui e ali, nos im­pe­dem de olhar pa­ra a Edu­ca­ção com os olhos do pai e da mãe que, pa­ra man­ter os fi­lhos em uma boa es­co­la, sa­cri­fi­cam tu­do o mais. Em tem­pos de cri­se, é pre­ci­so que nos vol­te­mos pa­ra o fu­tu­ro: que pen­se­mos em nos­sas cri­an­ças e nos­sos jo­vens, que in­vis­ta­mos em sua for­ma­ção, que os to­me­mos co­mo a ra­zão mes­ma de nos­sa prá­ti­ca po­lí­ti­ca.

O meu cha­ma­men­to é pa­ra que per­ce­ba­mos a edu­ca­ção – e a edu­ca­ção de qua­li­da­de – não ape­nas co­mo um ade­re­ço so­ci­al; não é al­go con­tin­gen­te, de que se pos­sa pres­cin­dir; é a con­di­ção sem a qual não sub­sis­ti­rá a pró­pria so­ci­e­da­de, sem a qual nos­sos es­for­ços não va­le­rão a pe­na, sem a qual não con­se­gui­re­mos re­du­zir as de­si­gual­da­des nes­te Pa­ís.

 

(Lú­cia Vâ­nia, se­na­do­ra da Re­pú­bli­ca, pre­si­den­te da Co­mis­são de Edu­ca­ção do Se­na­do e jor­na­lis­ta)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias