Opinião

Um país sem ética e sem educação está fadado à desgraça

Diário da Manhã

Publicado em 5 de março de 2018 às 22:58 | Atualizado há 7 anos

Ti­nha ab­so­lu­ta ra­zão aque­le pai ao es­tri­lar con­tra to­das as au­to­ri­da­des no co­man­do des­ta na­ção. Seu fi­lho as­sim que se as­sen­tou na mai­o­ri­da­de foi pre­so por cri­me de trá­fi­co de dro­gas. O mais es­tram­bó­li­co da his­tó­ria é que tu­do ocor­reu de for­ma do­lo­sa, por dis­pli­cên­cia de pai e fi­lho, por uma ati­tu­de tam­bém frau­du­len­ta de am­bos. O pai ti­nha re­gis­tra­do o fi­lho com 6 anos de atra­so. E no car­tó­rio  fo­ra con­sig­na­do com um ano mais ve­lho. Mas, no úl­ti­mo ani­ver­sá­rio to­dos ti­nham cer­te­za: o fi­lho ti­nha vi­vi­do ape­nas 17 anos. Es­que­ce­ram que o que con­ta­va era a cer­ti­dão de nas­ci­men­to e RG. De­zoi­to anos de ida­de já ti­nham si­do ex­ce­di­dos  em mes­es, con­for­me as­sen­ta­do nos do­cu­men­tos. Não te­ve cho­ro, nem ar­gu­men­to adi­an­ta­va, o de­lin­quen­te es­ta­va em ca­na mes­mo, por co­mér­cio de 700 g de co­ca­í­na em pas­ta ba­se.

Se­ja co­mo for, o de­sas­sos­se­go ago­ra da­que­le pai com o fi­lho no cár­ce­re se re­ves­tia de sen­ti­do e fun­da­men­to.  Um er­ro do­lo­so de 17 anos (ida­de do fi­lho) que foi o re­gis­tro com um ano a mais não po­de­ria ate­nu­ar ou­tro ain­da mais gra­ve, trá­fi­co de en­tor­pe­cen­tes. Fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca (re­gis­tro er­ra­do e in­ten­ci­o­nal) é me­nos gra­ve do que co­mér­cio de dro­gas. E ago­ra pai e fi­lho, o que fa­zer ?

Por ou­tro la­do, ti­nha ra­zão tam­bém o pai em cul­par os go­ver­nos no to­can­tes a fal­ta de Edu­ca­ção rei­nan­te nes­te pa­ís.  A pre­ca­ri­za­ção do en­si­no pú­bli­co, a fal­ta de uma edu­ca­ção de qua­li­da­de, a omis­são do Es­ta­do nes­se que­si­to cons­ti­tu­ci­o­nal e de di­rei­to têm es­ta­do pre­sen­tes em to­do o ci­clo fun­da­men­tal das es­co­las.

Anal­fa­be­tis­mo ab­so­lu­to e fun­cio­nal, for­ma­ção téc­ni­ca e pro­fis­si­o­nal in­su­fi­ci­en­te ou de­fi­ci­tá­ria, de­sem­pre­go cres­cen­te, en­tre ou­tras ma­ze­las so­ci­ais têm cons­ti­tu­í­do um cam­po fér­til e for­ma­dor de vi­o­lên­cia, do trá­fi­co de dro­gas, de pi­ra­ta­ria e cri­mes de to­da or­dem.

Fal­ta mes­mo edu­ca­ção em to­da a sua abran­gên­cia. Edu­ca­ção é um pro­ces­so com­ple­xo, uma cor­ren­te de res­pon­sa­bi­li­da­des, na qual o go­ver­no tem ou de­ve­ria ter  par­ti­ci­pa­ção di­re­ta. Por na­tu­re­za cons­ti­tu­ci­o­nal e ju­rí­di­ca o Es­ta­do  é  o acio­nis­ta ma­jo­ri­tá­rio no con­cer­nen­te aos in­ves­ti­men­tos com ins­ti­tu­i­ções es­co­la­res bem equi­pa­das; se­ja  com bi­bli­o­te­cas, la­bo­ra­tó­rios, imó­veis se­gu­ros, re­fei­ções de qua­li­da­de pa­ra os alu­nos e no que­si­to mais im­por­tan­te, o pro­fes­sor. É jus­ta­men­te no pro­fes­sor o in­ves­ti­men­to mais pro­du­ti­vo.

O pro­fes­sor e sua im­por­tân­cia no con­tex­to edu­ca­cio­nal . Não só na sua dig­na re­mu­ne­ra­ção, mas em sua con­tí­nua for­ma­ção e re­ci­cla­gem. A res­pon­sa­bi­li­da­de dos go­ver­nos do mu­ni­cí­pio, do Es­ta­do ou da Uni­ão de­ve ser so­li­dá­ria e ques­tão in­sus­cep­tí­vel de con­tro­ver­sa. O que re­sul­ta em  pon­to pa­ci­fi­ca­do. En­tre­tan­to ou­tras res­pon­sa­bi­li­da­des e cor­ren­te de atu­a­ção se fa­zem ne­ces­sá­rias, co­mo se dis­cor­re a se­guir.

A gê­ne­se, os pon­tos ful­cra­is e ba­si­la­res de to­da a teia e ma­lha da edu­ca­ção das cri­an­ças, dos fi­lhos e dos jo­vens se dão nos la­res;  é  da fa­mí­lia que se co­me­ça a edu­ca­ção mais du­ra­dou­ra, con­ti­nua e efi­caz.

A for­ma­ção éti­ca, so­ci­al, mo­ral; mais que is­to, as nor­mais de bo­as re­la­ções so­ci­ais e de ci­da­da­nia quem as mi­nis­tra e as plas­ma no ca­rá­ter do edu­can­do sã­os os fa­mi­lia­res, cui­da­do­res e tu­to­res des­se in­di­ví­duo em for­ma­ção. Nes­se pro­ces­so, o pai e a mãe, quan­do pre­sen­tes são pro­ta­go­nis­tas de­ci­si­vos. Com ex­ce­ções, o sub­sti­tu­to(a) des­ses dois ge­ni­to­res e edu­ca­do­res po­de ter o mes­mo de­sem­pe­nho a mes­ma efi­cá­cia. Co­mo exem­plos, uma avó, avô, tia, tio ou ou­tro pa­ren­te nes­sa mis­são. As­sim, se tor­na de de­du­ção con­sen­su­al que a ta­re­fa edu­ca­cio­nal se faz de for­ma he­re­di­tá­ria, ou qua­se atá­vi­ca. É o prin­cí­pio ou te­o­ria da pes­soa co­mo re­sul­ta­do do meio on­de ela re­ce­beu a sua cri­a­ção e  for­ma­ção.

En­fim, to­dos os pre­di­ca­dos e qua­li­fi­ca­ções (pa­ra o bem ou pa­ra o mal) cons­ti­tu­em uma he­ran­ça que es­se pri­mei­ro meio so­ci­al lhe trans­mi­tiu e mo­de­lou.

A es­co­la co­mo ins­ti­tu­i­ção de en­si­no te­rá um pa­pel pa­ra­le­lo tam­bém sig­ni­fi­ca­ti­vo, no sen­ti­do da com­ple­men­ta­ção éti­ca e tec­no­ci­en­tí­fi­ca da cri­an­ça, do fi­lho, do edu­can­do.

No con­cer­nen­te es­pe­cí­fi­co ao Bra­sil, te­mos que há um nú­me­ro cres­cen­te, ou se oti­mis­ta, cons­tan­te de anal­fa­be­tos ab­so­lu­tos e fun­cio­nais. Bem as­sim uma  le­gi­ão de de­sem­pre­ga­dos e de tra­ba­lho in­for­mal, sem qua­li­fi­ca­ção pro­fis­si­o­nal. São con­di­ções re­fle­xas da fa­lên­cia dos go­ver­nos do par­ti­do dos tra­ba­lha­do­res, com os gi­gan­tes­cos es­que­mas de cor­rup­ção, pro­gra­mas as­sis­ten­ci­a­lis­tas elei­to­rei­ros e bai­xo in­ves­ti­men­to em edu­ca­ção e cri­a­ção de em­pre­gos.

As­sim ca­mi­nha o Bra­sil, que pa­re­ce em  uma mar­cha ir­re­fre­á­vel pa­ra a ru­i­na , o de­sas­tre dan­tes nun­ca vis­to . O fe­nô­me­no se faz no efei­to do­mi­nó.

Fa­mí­lias e pa­is do­mi­na­dos por ig­no­rân­cia e anal­fa­be­tis­mo, se­ja ele ab­so­lu­to ou fun­cio­nal. Fal­ta de es­co­las e en­si­no de qua­li­da­de. O que es­pe­rar de fi­lhos, de cri­an­ças e jo­vens des­se meio fa­mi­liar e so­ci­al tão pre­cá­rio e tão bron­co e ig­no­ran­te

No com­ple­men­to des­se dan­tes­co qua­dro so­ci­al te­mos um ou­tro can­cro que di­la­ce­ra, car­co­me e dis­se­mi­na su­as me­tás­ta­ses em to­dos os se­to­res da vi­da bra­si­lei­ra, a cor­rup­ção que  com su­as gar­ras di­la­pi­da e cor­rói o erá­rio e a ri­que­za dos ór­gã­os de go­ver­no.

As­sim, tem ra­zão o pai do jo­vem tra­fi­can­te. Quem sa­be es­se, co­mo tan­tos ou­tros ado­les­cen­tes e jo­vens não se­ri­am ar­re­ba­nha­dos pe­los ten­tá­cu­los do cri­me se ti­ves­se ou­tros pro­je­tos cons­tru­ti­vos es­ses Pa­ís, es­sa Na­ção cha­ma­da Bra­sil. Mas, não.  fal­ta mes­mo edu­ca­ção, fal­ta for­ma­ção éti­ca e so­ci­al das fa­mí­lias pa­ra  sal­var seus fi­lhos de tan­ta des­gra­ça, do im­pé­rio do mal, do des­ca­so e aban­do­no de nos­sos go­ver­nan­tes.

 

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta – DM fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com – What­sApp (62 )98224-8810)


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