Opinião

Uma análise psicológica da violência contra a mulher – Parte II

Diário da Manhã

Publicado em 2 de setembro de 2018 às 00:28 | Atualizado há 7 anos

Re­to­man­do o nos­so ar­ti­go an­te­ri­or (24/08/18), em­bo­ra com­pre­en­de­mos que o mun­do atu­al se faz vi­o­len­to, não po­de­mos ne­gar que ou­tro­ra a vi­o­lên­cia era con­si­de­ra­da “nor­mal”, pois des­de os pri­mór­di­os o Ho­mem vi­via na Som­bra e lu­ta­va con­tra a na­tu­re­za e seus se­me­lhan­tes pa­ra so­bre­vi­ver, en­tre­tan­to cen­te­nas de anos se pas­sa­ram e pou­co ve­mos de evo­lu­ção emo­cio­nal e es­pi­ri­tual do ser que con­si­de­ra­do ra­ci­o­nal. Do­mi­na­do ain­da pe­lo seu Ego in­fla­do o ho­mem se tor­nou o lo­bo do pró­prio ho­mem.

Co­mo co­lo­cou com mui­ta pro­pri­e­da­de, Hum­ber­to Rol­dem em seu li­vro: “O Ser­mão da mon­ta­nha”: pou­co adi­an­ta ten­tar aca­bar com as guer­ras en­tre po­vos, na­ções, fa­mí­lias, etc, en­quan­to o ho­mem não abo­lir a guer­ra in­ter­na en­tre o Eu de sua hu­ma­na per­so­na­li­da­de e o Eu de sua di­vi­na es­pi­ri­tua­li­da­de, pois to­da vi­o­lên­cia ex­ter­na na­da mais é do que a vi­o­lên­cia in­ter­na que é pro­je­ta­da pa­ra o mun­do ex­ter­no – (Pro­je­ção – Freud).

Gran­de par­te dos ho­mens na fai­xa etá­ria en­tre 40 e 60 anos, ti­ve­ram uma cri­a­ção rí­gi­da e cas­tra­do­ra, on­de o ho­mem ti­nha que ser “ma­cho” ne­gan­do seus sen­ti­men­tos e emo­ções. A vi­o­lên­cia con­ti­nua la­ten­te em ca­da ser que não se per­mi­tiu evo­lu­ir es­pi­ri­tual­men­te.

Du­ran­te al­gum tem­po ve­nho me per­gun­tan­do por­que os ho­mens ou a mai­o­ria de­les não fa­zem psi­co­te­ra­pia? Se­rá que eles não têm “pro­ble­mas”? Qual se­ria o mo­ti­vo de pou­co ver­mos tex­tos e ar­ti­gos so­bre a Psi­co­lo­gia do Ho­mem? O ho­mem tem evo­luí­do na mes­ma pro­por­ção das mu­lhe­res?

Foi mais ou me­nos com ba­se à es­tas per­gun­tas e tan­tas ou­tras que ve­jo ho­je o ma­chis­mo se tor­nar ca­da dia mais em evi­dên­cia. Os ma­chis­tas (ho­mens e mu­lhe­res) qua­se sem­pre pos­sui um tra­ço de per­so­na­li­da­de bas­tan­te di­fe­ren­ci­a­do dos de­mais. Um des­ses tra­ços é a pos­ses­si­vi­da­de ane­la­da à ar­ro­gân­cia e pre­po­tên­cia.

Mui­tas pes­so­as com al­gum com­pro­me­ti­men­to en­fer­mi­ço em sua per­so­na­li­da­de dis­tor­ce a re­a­li­da­de e não con­se­gue, a pri­o­ri, ou­vir um não co­mo de­ter­mi­nan­te de um fim de re­la­ci­o­na­men­to.

Carl Gus­ta­vo Jung, nos pre­sen­te­ou com um pro­fun­do es­tu­do so­bre o in­con­sci­en­te co­le­ti­vo. Ho­je, bem mais do que on­tem, te­mos es­se in­con­sci­en­te co­le­ti­vo “jo­ga­do” so­bre to­dos nós atra­vés dos mei­os de co­mu­ni­ca­ções atu­ais (glo­ba­li­za­ção via on li­ne) que por in­vi­gi­lân­cia, da mai­o­ria de nós, nos dei­xa­mos ser ar­ras­ta­dos pe­lo mo­dis­mo e uma re­a­li­da­de alie­nan­te sob o dis­far­ce de es­tar­mos to­dos em sin­to­nia ou “li­ga­dos”. En­tre­tan­to es­que­ce­mos de fil­trar es­sas in­for­ma­ções pa­ra que pos­sa­mos uti­li­zar as idei­as edi­fi­can­tes e dei­xa­mos nos le­var pe­las es­co­ri­as e es­cu­ri­dão de nos­sa al­ma: A Som­bra!

É atra­vés des­se in­con­sci­en­te co­le­ti­vo que, mui­tas ve­zes, per­de­mos o nos­so re­fe­ren­ci­al da in­di­vi­dua­ção e dei­xa­mos nos le­var pe­las ener­gi­as ne­ga­ti­vas que pai­ram no uni­ver­so co­le­ti­vo. Os pró­prios te­le­jor­nais (a mai­o­ria sen­sa­ci­o­na­lis­ta e que dis­pu­ta au­diên­cia com as ou­tras emis­so­ras) se tor­nam um gran­de pro­pa­ga­dor des­se in­con­sci­en­te co­le­ti­vo ao le­var uma no­ti­cia so­bre a vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher, mui­tas ve­zes, um mes­mo fa­to é le­va­do aos la­res mais de dez ve­zes num mes­mo dia ou se re­pe­te du­ran­te uma ou du­as se­ma­nas.

Sa­be­mos tam­bém que a TV e seus pro­gra­mas fo­ram fei­tos pa­ra pes­so­as ins­tru­í­das e com dis­cer­ni­men­to so­bre o que se de­ve e o que não se de­ve, po­rém, vi­ve­mos num Pa­ís de mais de ses­sen­ta por cen­to de “anal­fa­be­tos” fin­gin­do ser “in­te­lec­tu­ais” e “cul­tu­a­do­res” das no­ti­ci­ais ne­ga­ti­vas. As no­ti­cias ne­ga­ti­vas são mui­tos mais di­vul­ga­das e co­men­ta­das do que no­tí­cias edi­fi­can­tes. O mal e as tra­gé­di­as dão mais lu­cros e ibo­pe do que o bem e no­tí­cias ale­gres e vol­ta­das pa­ra a fe­li­ci­da­de.

Im­por­tan­te co­men­tar que a vi­o­lên­cia con­tra mu­lher não se dá ape­nas na clas­se que de­no­mi­na­mos bai­xa, te­mos vis­to pes­so­as de ní­vel so­ci­o­e­co­nô­mi­co al­to co­me­ten­do os mes­mos de­li­tos. As­sim per­ce­be­mos que não se tra­ta ape­nas des­tes fa­to­res (so­ci­o­e­co­nô­mi­cos), mas prin­ci­pal­men­te pe­la ima­tu­ri­da­de emo­cio­nal ou es­pi­ri­tual.

Co­mo é sa­bi­do por to­dos nós a vi­o­lên­cia no lar vem des­de os pri­mór­di­os. Pe­la ine­xis­tên­cia da mí­dia e a sub­mis­são de­cla­ra­da da mu­lher na so­ci­e­da­de a mai­o­ria des­ses cri­mes não vi­e­ram à pú­bli­co. Co­mo tam­bém te­nho aten­di­do mu­lhe­res que fo­ram mo­les­ta­das na in­fân­cia e/ou ado­les­cên­cia e sim­ples­men­te fo­ra ig­no­ra­da pe­los pa­is e fa­mi­lia­res, trans­fe­rin­do a ví­ti­ma em al­goz.

O fe­mi­ni­cí­dio é um dos ti­pos mais gra­ves de ho­mi­cí­dio, por­que cor­res­pon­de ao ato de ti­rar a vi­da de mu­lhe­res por mo­ti­vos qua­se sem­pre fú­te­is (co­mo o fa­to da ví­ti­ma re­cu­sar-se a ser es­tu­pra­da ou con­ti­nu­ar um re­la­ci­o­na­men­to já fa­li­do). E o fe­mi­ni­cí­dio con­ju­gal (an­tes de­no­mi­na­do “cri­me pas­sio­nal”) é con­si­de­ra­do ain­da o pi­or dos fe­mi­ni­cí­di­os, por­que não ra­ro se sus­ten­ta com des­cul­pas mo­ra­lis­tas.

O as­pec­to mais sur­re­al é que o fe­mi­ni­ci­da con­ju­gal ain­da se be­ne­fi­cia com a blin­da­gem da so­ci­e­da­de e dos va­lo­res mo­ra­lis­tas ain­da fun­da­men­ta­dos no ma­chis­mo. A “le­gí­ti­ma de­fe­sa da hon­ra” é a des­cul­pa mais co­nhe­ci­da e cus­tou a vi­da de mi­lha­res de mu­lhe­res du­ran­te mui­tas dé­ca­das.

A ra­iz dis­so é que a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra de­fen­de a uni­ão de pes­so­as sem afi­ni­da­de. So­bre­tu­do quan­do pa­drões ma­chis­tas, co­mo o ho­mem va­lo­ri­za­do pe­lo po­der do di­nhei­ro ou pe­la for­ça fí­si­ca, es­tão em jo­go. Ide­o­lo­gi­ca­men­te as mu­lhe­res são in­du­zi­das, pe­la mí­dia e pe­lo mer­ca­do, a de­se­jar es­se pa­drão mas­cu­li­no, mas não ra­ro pa­gam com a vi­da quan­do per­ce­bem que es­se ti­po não va­le a pe­na.

A mai­o­ria dos ho­mens es­con­de su­as fra­que­zas e ima­tu­ri­da­de psi­co­e­mo­cio­nal no fa­na­tis­mo com o fu­te­bol, uso exa­ge­ra­do do ál­co­ol, uso de dro­gas e até mes­mo no ex­ces­so de tra­ba­lho.

No ma­chis­mo, o ho­mem é con­si­de­ra­do o su­jei­to e a mu­lher tem um va­lor pra­ti­ca­men­te de­co­ra­ti­vo, sen­do um mis­to de tro­féu, ani­mal do­més­ti­co e re­pro­du­to­ra de fi­lho. Por ou­tro la­do, o ho­mem, to­ma­do de vai­da­de, es­que­ce de amar re­al­men­te sua mu­lher, e quan­do ela re­cla­ma da fal­ta de amor e de­ci­de se se­pa­rar, nes­te ca­so ela cor­re o ris­co de ser mor­ta por “trai­ção”, ape­nas por­que quer o di­vór­cio.

Fi­nal­men­te, a his­tó­ria con­ti­nua pro­du­zin­do ho­mens “fra­cos” e “frá­geis” di­an­te da vi­da que exi­ge ho­mens “for­tes” e “ma­du­ros”, pois ve­mos cri­an­ças que do­mi­nam os com­pu­ta­do­res e a tec­no­lo­gia; mas são emo­cio­nal­men­te ima­tu­ros e, com cer­te­za, te­rão di­fi­cul­da­des de en­fren­tar o mun­do no ama­nhã.

Vi­ve­mos ho­je es­sa in­ver­são de va­lo­res e de pa­peis que nos le­vam a ques­ti­o­nar quem são os pa­is e quem são os fi­lhos.

Te­mos ho­je pa­is ima­tu­ros e in­fan­tis que­ren­do cri­ar fi­lhos adul­tos, coi­sa im­pos­sí­vel.

Os pa­is vêm per­den­do há mais uma dé­ca­da o con­tro­le da si­tu­a­ção. Pe­lo uso abu­si­vo da li­ber­da­de não se sa­be mais quem são os pa­is e quem são os fi­lhos. Co­men­tam até mes­mo al­guns pro­fis­si­o­nais, do com­por­ta­men­to hu­ma­no, de­sa­ten­tos, que os pa­is têm que se­rem ami­gos dos fi­lhos e não dis­cor­do dis­so; po­rém, com os de­vi­dos li­mi­tes.

A fal­ta de li­mi­tes é a prin­ci­pal cau­sa da vi­o­lên­cia fa­mi­liar atu­al, que se ini­cia nos la­res e se es­ten­dem pa­ra fo­ra dos mes­mos nos di­ver­sos pon­tos da so­ci­e­da­de. Quan­do uma cri­an­ça de on­ze ou do­ze anos ini­cia um na­mo­ro e re­ce­be a apro­va­ção dos pa­is, não po­de­mos es­pe­rar ou­tra con­se­quên­cia a não ser al­gum ti­po de vi­o­lên­cia, ini­ci­al­men­te, psi­co­ló­gi­ca e de­pois fí­si­ca. In­fe­liz­men­te os la­res saí­ram de um ex­tre­mo de uma edu­ca­ção ex­tre­ma­men­te rí­gi­da pa­ra ou­tro ex­tre­mo a edu­ca­ção “do tu­do po­de” e “tu­do é per­mi­ti­do”, pa­ra não cri­ar trau­mas di­zem até mes­mo al­guns pro­fis­si­o­nais do com­por­ta­men­to que tam­bém pre­ci­sam re­ver seus con­cei­tos so­bre li­ber­da­de e li­mi­tes.

 

(Jo­sé Ge­ral­do Ra­be­lo, psi­có­lo­go ho­lís­ti­co, psi­co­te­ra­peu­ta es­pi­ri­tua­lis­ta, pa­rap­si­có­lo­go, fi­ló­so­fo clí­ni­co, ar­tis­ta plás­ti­co, prof. Edu­ca­ção Fí­si­ca, es­pe­cia­lis­ta em fa­mí­lia, de­pres­são, de­pen­dên­cia quí­mi­ca e al­co­o­lis­mo, es­cri­tor e pa­les­tran­te. Wat­sapp – 984719412 – Cons. 3645-4010 e 4020 Email: ra­be­lo­jo­se­ge­ral­do@ya­hoo.com.br e ra­be­lo­jo­se­ge­ral­do740@gmail)

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