Opinião

Uma decisão difícil

Diário da Manhã

Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 23:25 | Atualizado há 7 anos

Cer­ta vez son­dei se eu te­ria con­di­ções de par­ti­ci­par do pro­ces­so elei­to­ral vin­dou­ro, qual não foi mi­nha sur­pre­sa, quan­do fui con­vi­da­do pa­ra con­cor­rer a uma va­ga de De­pu­ta­do Es­ta­du­al por uma si­gla im­por­tan­te no Bra­sil e em Go­i­â­nia. Em prin­cí­pio de­cli­nei do hon­ro­so con­vi­te do pre­si­den­te do di­re­tó­rio re­gi­o­nal e den­tre al­gu­mas jus­ti­fi­ca­ti­vas lhe dis­se que não te­nho um cha­ma­do “cur­ral elei­to­ral”, ti­po, não sou sin­di­ca­lis­ta, re­pre­sen­tan­te de bair­ro ou de as­so­cia­ções, mui­to me­nos de qual­quer re­gi­ão do Es­ta­do de Go­i­ás; Que não te­nho re­cur­sos fi­nan­cei­ros que ima­gi­no ser su­fi­ci­en­tes pa­ra par­ti­ci­par de uma ár­dua cam­pa­nha elei­to­ral; Que ain­da te­nho me­tas a cum­prir no atu­al car­go que ocu­po e te­nho com­pro­mis­so com mi­nha equi­pe; Que as úni­cas coi­sas a ofe­re­cer se­ri­am mi­nhas opi­ni­ões e con­vic­ções em bus­ca de uma po­lí­ti­ca mais ver­da­dei­ra e a bus­ca pe­la me­lho­ria da ges­tão na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, pois en­ten­do que a mai­o­ria dos pro­ble­mas nas três es­fe­ras de go­ver­no e em to­dos os po­de­res da Re­pú­bli­ca, quan­do exis­tem, são de ges­tão. Fi­quei mais li­son­je­a­do ao ver a res­pos­ta do Pre­si­den­te do Di­re­tó­rio que la­men­tou mi­nha de­ci­são, mas rei­te­rou que acre­di­ta­va na gen­te. Me com­pro­me­ti em aju­dá-lo de ou­tra for­ma. Foi uma de­ci­são di­fí­cil, mas foi o me­lhor pa­ra o meu mo­men­to.

En­tão!? Um vi­a­du­to não cai à toa. As Uni­da­des de In­fra­es­tru­tu­ra tem os di­ag­nós­ti­cos, só não com­ba­te o pro­ble­ma o ges­tor que não quer, de­vi­do a “ou­tras pri­o­ri­da­des”; Re­mé­di­os não per­dem a va­li­da­de sem cul­pa de quem tem a guar­da e por ne­gli­gên­cia de al­gu­ma au­to­ri­da­de; Um pos­to de sa­ú­de só tem pro­ble­mas no aten­di­men­to por fal­ta de atu­a­ção de quem de di­rei­to; Um ae­ro­por­to, tre­chos de me­trô, BRTs, VLTs, não po­dem fi­car por anos às ve­zes até mais de 20 anos em cons­tru­ção, is­so é por fal­ta da boa ges­tão e ca­pa­ci­da­de téc­ni­ca; A cor­rup­ção é fo­men­ta­da em ra­zão da co­ni­vên­cia e a mal ges­to­res es­co­lhi­dos. Por­que não se ado­ta a me­ri­to­cra­cia na CEF, BB, PE­TRO­BRÁS e em to­dos os car­gos cha­ves (or­de­na­do­res de des­pe­sas) da Ad­mi­nis­tra­ção Di­re­ta e In­di­re­ta on­de só po­de­ri­am ocu­pá-los quem de­mons­trar ca­pa­ci­da­de e for da car­rei­ra ou do ra­mo de co­nhe­ci­men­to, as­sim os aven­tu­rei­ros e pau man­da­dos se­ri­am ex­tin­tos, ou pe­lo me­nos re­du­zi­ri­am a qua­se na­da.

É Por is­so tu­do que eu lu­ta­ria e não iria pa­ra qual­quer pa­lan­que ou mí­dia pa­ra di­zer: “Vo­tem em mim, por mais pos­tos de sa­ú­de, mais po­li­ci­ais, mais mé­di­cos etc etc” Is­so não é pos­sí­vel da noi­te pa­ra o dia e não é só is­so que re­sol­ve­ria o pro­ble­ma. Quan­do se pen­sa num pos­to de sa­ú­de é fei­to um le­van­ta­men­to de ma­te­ri­ais e equi­pa­men­tos, mas mui­to ce­do tu­do é su­ca­te­a­do pe­la fal­ta de pre­pa­ro dos ges­to­res que con­du­zem os pos­tos, e vou mais além, de quem os su­pre de re­cur­sos no âm­bi­to das Se­cre­ta­rias Mu­ni­ci­pa­is ou Es­ta­du­ais. Aí quan­do dá uma mer­da, fi­ca um em­pur­ran­do pa­ra o ou­tro e não sa­bem nem ao cer­to do que es­tá acon­te­cen­do de­vi­do à fal­ta de um pla­ne­ja­men­to con­jun­to.

Por­tan­to, se eu acei­tas­se con­cor­rer e lá che­gas­se iria com­ba­ter to­dos es­ses des­ma­ze­los no âm­bi­to da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, lu­ta­ria pe­la me­ri­to­cra­cia em to­dos os pos­tos cha­ves e de­fen­de­ria a Le­ga­li­da­de, po­rém atre­la­da a ver­da­de e a jus­ti­ça. Ve­jo po­lí­ti­cos que so­men­te por se­rem lí­de­res do go­ver­no, pa­ra sal­var seu al­to pos­to, de­fen­dem o in­de­fen­sá­vel e o fa­zem com tal ve­e­mên­cia que pa­ra os in­cau­tos tu­do pa­re­ce ser a úni­ca ver­da­de. To­li­nhos!!!

Se lá es­ti­ves­se eu não vo­ta­ria so­men­te pe­lo par­ti­do e sim pe­la mi­nha con­sci­ên­cia e, mui­tas das ve­zes em­bo­ra o que o par­ti­do apoie não se­ja ile­gal, po­de ser con­trá­rio a tu­do aqui­lo que eu pen­so, en­tão ge­ra­ria sé­rios pro­ble­mas. E se eu for con­trá­rio às idei­as do go­ver­no es­ta­du­al, ca­so o par­ti­do o apoie, co­mo eu fi­ca­ria po­li­ti­ca­men­te? Iso­la­do. As­sim co­mo mui­tos po­lí­ti­cos de bem são con­si­de­ra­dos sar­di­nhas em mei­os aos tu­ba­rões.

Apoio a re­no­va­ção na po­lí­ti­ca e te­nho cer­te­za que es­te é o mo­men­to mais ade­qua­do pa­ra aque­les que te­nham es­te in­ten­to, mas te­nham a cer­te­za que mui­tas das ve­zes de­ve­rão pas­sar por ci­ma de tu­do aqui­lo que acre­di­tam. Mas a po­lí­ti­ca é as­sim e tão ce­do não mu­da­rá. Só es­pe­ro que os no­vos que sur­gi­rem bri­guem por uma po­lí­ti­ca mais tran­spa­ren­te e sem de­ci­sões to­ma­das nos po­rões. Sem men­ti­ras que quei­ram trans­for­mar em ver­da­des. Sem apoi­os a mem­bros ou par­ti­dos com­ple­ta­men­te dis­pa­res da sua ide­o­lo­gia par­ti­dá­ria, etc etc. Uto­pia!!!??? Po­de ser!!!!

Não há mais es­pa­ço pa­ra au­men­to da car­ga de tri­bu­tá­ria, os go­ver­nos só pen­sam em au­men­tar re­cei­tas por pu­ro abu­so e/ou por in­com­pe­tên­cia e cor­tar os gas­tos de um or­ça­men­to que já es­tá no os­so. O que tem de me­lho­rar de ver­da­de é a me­lho­ria dos gas­tos. E co­mo is­so vai acon­te­cer? Com a me­lho­ria da ca­pa­ci­da­de dos ges­to­res pú­bli­cos. O que é me­nos im­pac­tan­te? A per­da de mi­lhões, qui­çá bi­lhões de re­ais em me­di­ca­men­tos que per­dem a va­li­da­de? Ou um gas­to com um sis­te­ma igual exis­te nas gran­des re­des de far­má­cia de con­tro­le de es­to­que e de va­li­da­de? É di­fí­cil is­so? Po­de ser que sim, pe­la vi­são ta­ca­nha de al­guns que só pen­sam no gas­to ime­di­a­to, mas não pen­sam no re­tor­no fu­tu­ro de se evi­tar as per­das tão cons­tan­tes co­mo ocor­rem. Há as­sun­to pa­ra mais de me­tro, mas fi­co por aqui. Que Deus ilu­mi­ne a de­ci­são dos elei­to­res em ou­tu­bro de 2018. TFA.

 

(Car­los Ro­ber­to Ne­ri Ma­tos – Prof. Es­pe­cia­lis­ta em Dir. Ad­mi­nis­tra­ti­vo e Adm. Pú­bli­ca e Sup. de Ad­mi­nis­tra­ção do MF em GO e TO)

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias