Uma gestão de lutas por melhorias
Redação
Publicado em 3 de novembro de 2015 às 21:41 | Atualizado há 10 anosNão é qualquer pessoa que, em oito meses, consegue dar o rumo certo para muitas pendências que ainda não estavam no tom certo. Desde que assumiu a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás, em Fevereiro deste ano, Enil Henrique de Souza Filho mostrou que uma administração séria se faz com ousadia, coragem, participação, reconhecimento e, acima de tudo, com independência dos poderes constituídos. E é com essa mesma independência – e com coerência – que ele defende as causas dos advogados goianos, lutando pelo respeito às prerrogativas dos profissionais e pela valorização da profissão.
Boa parte da minha vida profissional foi dedicada à Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás e, por isso mesmo, posso dizer, por méritos próprios, que tive uma participação atuante. Fui integrante da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), depois, presidente dessa importante comissão, conselheiro seccional por dois mandados, professor e diretor-adjunto da Escola Superior de Advocacia (ESA), presidente da Comissão de Direito Constitucional e Legislação, e membro fundador da Comissão de Direito Tributário da OAB Goiás. Tenho, portanto, propriedade para falar sobre a atuação de Enil como presidente da Ordem. Por acreditar na construção de uma nova Ordem, hoje faço parte da OAB Independente e estou ao lado dele, como vice, em sua chapa.
Enil encabeçou o movimento que paralisou a advocacia dativa do Estado, alertando o Judiciário e a sociedade para a necessidade e urgência de reajuste da Unidade de Honorários Dativos (UHD), fixada em 80 reais desde 2003, e o seu pagamento imediato e não com atraso de mais de cinco anos, como acontece hoje. A situação se arrasta há anos e ninguém havia tomado uma providência séria. Isso é reconhecimento e preocupação com os profissionais.
Presidente de pulso e visão, exatamente dentro do prazo de 45 dias, como tinha se comprometido no dia de sua posse, Enil lançou o Portal da Transparência da OAB Goiás, abrindo para a categoria e para a sociedade a administração e os gastos da instituição. Isso é ter palavra! O resultado: a Justiça Federal extinguiu processo que havia sido protocolado contra a OAB Goiás pelo Ministério Público Federal. Hoje, qualquer advogado pode saber como anda a situação financeira da Ordem em Goiás, visitando o site. Vai poder também conhecer a realidade que muitos não querem enxergar por desmerecer um trabalho honrado.
E, para a satisfação dos advogados, principalmente os do interior, Enil criou o Centro de Apoio ao Advogado do Interior, com estrutura moderna e acolhedora. Além disso, abriu as portas da Ordem para todos os advogados, sem distinção, e ganhou o reconhecimento de seus pares. Hoje a OAB Goiás é vista como uma instituição participativa graças a essa abertura, dada por Enil. Isso é valorizar o advogado. Isso é saber gerir com responsabilidade. E é por tudo isso e muito mais que, sem dúvida, Enil Henrique Filho é o nome certo para comandar a OAB Goiás nos próximos três anos.
Otávio Alves Forte é advogado e secretário-geral adjunto da OAB Goiás