Vencendo a crise
Diário da Manhã
Publicado em 4 de fevereiro de 2017 às 00:38 | Atualizado há 8 anosEnquanto muitos ainda vociferam e lamentam os efeitos da crise econômica de 2016, que ainda repercute negativamente em vários setores produtivos, um conjunto de ruas no Setor Norte Ferroviário em Goiânia passou o último fim de ano alheio a esse rigoroso arrocho econômico vivido em quase todo país.
Aliás, acredito que a própria crise tenha motivado um movimento de fortalecimento da região da Rua 44 junto aos próprios goianienses e de sua consolidação como o segundo maior pólo de confecção e moda do Brasil. Milhares de novos consumidores percebem que oferecemos não só roupas baratas, mas também uma moda de qualidade que pode ser usada em qualquer lugar País.
Há 16 anos, quando meia dúzia de galerias e hotéis surgia próximo à Rodoviária, podia-se dizer que era quase uma utopia imaginar as dimensõe a que a Região da 44 chegou hoje. São mais de 12 mil pontos de vendas (isso sem contar a Feira Hippie), mais de 120 empreendimentos entres galerias, shoppings e hotéis; mais de 150 mil empregos diretos gerados, média de 50 mil turistas de compras a cada fiml de semana, vindos de várias partes do País. Só em novembro e dezembro, últimos, foram cerca de 1,7 milhão de pessoas que passaram pela região.
Com uma movimentação de recursos estimada em R$ 570 milhões ao mês, a 44 é hoje uma forte geradora de divisas para nossa capital e nosso Estado, pois também integram essa enorme cadeia econômica centenas de pequenas, médias e grandes confecções instaladas em mais de 20 municípios goianos, que por sua vez também geram milhares de empregos e milhões em renda e impostos.
Pode-se dizer que a Região da 44 é hoje um enorme bolo que ajuda a sustentar milhares de famílias. Trabalho e espírito empreendedor são os principais ingredientes dessa receita de sucesso. E para que esse bolo continue crescendo e fique ainda melhor, um ingrediente fundamental é a parceria. É ai que entra o trabalho da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), que mesmo antes de sua criação oficial, há seis meses, já trabalhava por meio da organização entre os empresários para firmar tais parcerias, sobretudo com o poder público.
Um passo importante já foi dado ainda no final de 2016 com a criação do Arranjo Produtivo Local Moda Goiânia (APL Moda Goiânia), que dentre muitas medidas prevê ações para melhora da mobilidade, segurança, fiscalização e divulgação nacional e internacional do pólo.
Esperamos que a gestão municipal que se inicia olhe com muita atenção para essa região, enfrentando o mais breve possível os entraves históricos ao seu pleno desenvolvimento. Por fim, nós da AER44 queremos que esse bolo não só cresça, mas que seja dividido de forma justa, entre aqueles que trabalham dentro das regras e não à margem delas.
(Jairo Gomes é empresário e presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44))