Opinião

Voando mais longe

Redação DM

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 00:09 | Atualizado há 7 anos

Quan­do a Em­bra­er foi cri­a­da, em 1969, a in­dús­tria ae­ro­náu­ti­ca não era me­nos com­pe­ti­ti­va do que é ho­je. Fo­ram ne­ces­sá­rias mui­tas ho­ras de tra­ba­lho de pes­so­as ou­sa­das e co­ra­jo­sas pa­ra que, em 1977, o Ban­dei­ran­te fi­zes­se sua es­treia in­ter­na­ci­o­nal no Sa­lão Ae­ro­náu­ti­co de Le Bour­get.

Des­de en­tão, a Em­bra­er se de­di­cou a iden­ti­fi­car cer­tos ni­chos de mer­ca­do, am­pa­ra­da por uma re­co­nhe­ci­da ca­pa­ci­da­de téc­ni­ca e de ino­va­ção, tor­nan­do-se lí­der mun­di­al na fa­bri­ca­ção de ja­tos de pas­sa­gei­ros de até 150 as­sen­tos, in­gres­san­do no seg­men­to da avi­a­ção exe­cu­ti­va com pro­du­tos ino­va­do­res, co­mo o ja­to Phe­nom 300, que há anos é o mo­de­lo mais ven­di­do de sua ca­te­go­ria. Sua par­ti­ci­pa­ção in­ter­na­ci­o­nal na área de de­fe­sa, cu­jo ex­po­en­te atu­al­men­te é o ja­to de tran­spor­te mul­ti­mis­são KC-390, é cres­cen­te.

Em ou­tras pa­la­vras, a Em­bra­er que aju­dei a fun­dar se tor­nou, ao lon­go des­ses anos to­dos, um íco­ne que sim­bo­li­za a ca­pa­ci­da­de e qua­li­da­de da en­ge­nha­ria bra­si­lei­ra em um seg­men­to de pon­ta, que sem­pre uti­li­zou tec­no­lo­gia de úl­ti­ma ge­ra­ção. Dia após dia, sem­pre com mui­to em­pe­nho e tra­ba­lho, con­se­gui­mos con­quis­tar os co­ra­ções e men­tes dos bra­si­lei­ros pa­ra um pro­je­to que ho­je é or­gu­lho do nos­so po­vo.

Che­gou ago­ra um no­vo mo­men­to de to­ma­da de de­ci­sões im­por­tan­tes pa­ra en­trar­mos em ou­tra ro­ta, su­jei­ta aos mes­mos ris­cos do pas­sa­do, quan­do co­me­ça­mos a cons­tru­ir a com­pa­nhia, que ho­je é a ter­cei­ra mai­or ex­por­ta­do­ra do Bra­sil, ge­ran­do di­vi­sas re­le­van­tes e con­tri­buin­do pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e so­ci­al do nos­so pa­ís.

A ver­da­de é que a in­dús­tria ae­ro­es­pa­cial glo­bal es­tá pas­san­do por uma pro­fun­da trans­for­ma­ção. Con­so­li­da­ção en­tre fa­bri­can­tes e for­ne­ce­do­res já es­tão pro­vo­can­do gran­de im­pac­to na com­pe­ti­ti­vi­da­de do se­tor. Paí­ses co­mo Ja­pão, Rús­sia e Chi­na, con­tan­do com apoi­os go­ver­na­men­tais e con­cen­tra­ção nos ja­tos de até 150 as­sen­tos, es­tão dis­pos­tos a ga­nhar mer­ca­dos ex­ter­nos, no qual a Em­bra­er é ho­je lí­der mun­di­al.

É mui­to di­fí­cil con­ti­nu­ar man­ten­do uma po­si­ção de des­ta­que em mer­ca­dos com­pe­ti­ti­vos co­mo a in­dús­tria ae­ro­es­pa­cial. A Em­bra­er es­tá mui­to con­sci­en­te des­te ce­ná­rio e su­as li­de­ran­ças têm pro­cu­ra­do e es­tu­da­do for­mas pa­ra man­ter sua com­pe­ti­ti­vi­da­de no fu­tu­ro e con­ti­nu­ar cres­cen­do, ge­ran­do ain­da mais di­vi­sas e con­tri­buin­do pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil. Nes­te sen­ti­do, sur­giu a opor­tu­ni­da­de da par­ce­ria es­tra­té­gi­ca com a Bo­eing, a mai­or fa­bri­can­te de ja­tos co­mer­ci­ais do mun­do.

A par­ce­ria per­mi­ti­rá à Em­bra­er no­va­men­te se trans­for­mar, fi­car mais for­te e pre­pa­ra­da pa­ra com­pe­tir nos pró­xi­mos anos. Jun­tas, as du­as em­pre­sas po­de­rão cri­ar pro­du­tos e cres­cer, ex­plo­ran­do opor­tu­ni­da­des nos mer­ca­dos. A Bo­eing re­co­nhe­ce a ex­per­ti­se da en­ge­nha­ria e a qua­li­da­de da mão de obra da Em­bra­er. O Bra­sil se­rá o cen­tro de ex­ce­lên­cia da no­va ope­ra­ção, ga­ran­tin­do pro­du­ção, cri­a­ção de em­pre­gos e ain­da mais ex­por­ta­ções.

Em 1994, co­mo to­dos sa­bem, a Em­bra­er foi pri­va­ti­za­da. Ou­sa­dia pa­ra to­mar as de­ci­sões cor­re­tas e cri­ar as opor­tu­ni­da­des ne­ces­sá­rias pa­ra o fu­tu­ro foi uma mar­ca da­que­le mo­men­to. A his­tó­ria es­tá se re­pe­tin­do com a par­ce­ria es­tra­té­gi­ca com a Bo­eing. En­tre ou­tras van­ta­gens, ela for­ta­le­ce­rá am­bas as em­pre­sas, po­si­cio­nan­do-as pa­ra com­pe­tir no no­vo ce­ná­rio glo­bal da in­dús­tria ae­ro­es­pa­cial.

A ver­da­de é que es­ta­mos di­an­te de uma ne­go­ci­a­ção de gran­de im­por­tân­cia e que as li­de­ran­ças da Em­bra­er es­tão re­a­li­zan­do da me­lhor ma­nei­ra, per­mi­tin­do al­can­çar in­ves­ti­men­tos sé­rios, bons re­sul­ta­dos e ge­ra­ção de em­pre­gos, as­sim co­mo nós fi­ze­mos no pas­sa­do. Com li­nhas de pro­du­tos com­ple­men­ta­res, fi­lo­so­fi­as de tra­ba­lho e cul­tu­ras se­me­lhan­tes, de­di­ca­das à ino­va­ção e ex­ce­lên­cia, a par­ce­ria se be­ne­fi­ci­a­rá de uma ca­deia glo­bal de su­pri­men­tos, com for­ne­ce­do­res nos­sos e uma re­de de ser­vi­ços que for­ta­le­ce­rá as mar­cas Bo­eing e Em­bra­er.

De­di­quei a mai­or par­te de mi­nha vi­da na cons­tru­ção des­ta em­pre­sa que tan­to or­gu­lha os bra­si­lei­ros ho­je e ve­jo es­ta no­va ro­ta co­mo es­sen­cial na cons­tru­ção do seu fu­tu­ro. Es­te pas­so é fun­da­men­tal pa­ra que a Em­bra­er pos­sa vo­ar mais lon­ge!

 

(Ozi­res Sil­va, ex-pre­si­den­te da Em­bra­er)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias