Você pode fazer a diferença, é só querer!
Redação DM
Publicado em 3 de maio de 2016 às 01:44 | Atualizado há 9 anos
“Há uma pequena diferença nas pessoas, mas essa pequena diferença tem grandes efeitos. Essa pequena diferença chama-se atitude. A grande diferença é se essa atitude é positiva ou negativa.”
William Clement Stone
Todo dia ouvimos as pessoas dizer que “Atitude é tudo”. É uma linha preferida de alguns palestrantes motivacionais. Eles dizem que uma grande atitude é tudo de que você precisa para ter sucesso. Mas, infelizmente para algumas pessoas, isso parece não ser verdade.
Toda palestra nos faz sentir bem! Mas, no dia seguinte, você já não sabe por que está bem! É ilusória a promessa de que atitude é tudo! Na verdade, se você acredita que atitude é tudo, isso de fato pode mais machuca-lo do que ajuda-lo. Realmente se assim fosse, então a única coisa que separaria eu de minha carreira profissional da de um cantor bem-sucedido, seria eu acreditar que posso cantar e tudo bem!. Mas, acreditem, há outro fator que me põe no meu caminho: Talento.
É só assistirem reality show como “Idolos” que vocês saberão o que estou falando. Fico impressionado com determinados candidatos terríveis que respondem às duras críticas do júri dizendo coisas como: “Sei que posso cantar; essa é só sua opi-nião.” De fato, nenhuma atitude é suficientemente forte para compensar a falta de habilidades.
Agora, vejamos, uma boa atitude faz alguma diferença? Totalmente. É a atitude que faz a diferença! Atitude não é tudo, mas é uma coisa que pode fazer diferença em nossas vidas.
Vejamos: O que é Atitude? Ao ouvirmos essa palavra em que pensamos?
Podemos pensar que atitude é como um sentimento interior que se expressa pelo comportamento exterior. Todos nós projetamos no exterior o que sentimos no interior. Muitos tentam encobrir sua atitude e podem enganar os outros por um tempo. Agora, essa “capa”, não dura muito tempo. As atitudes sempre vêm à tona.
Nossas atitudes dão a cor a cada aspecto de nossas vidas. É como um pincel da nossa mente. Ela pode pintar tudo de cores claras ou brilhantes, criando uma obra-prima, ou transformar tudo em algo escuro e sombrio. A atitude é tão penetrante e importante que chego a imaginá-la assim:
– É o homem de vanguarda que está dentro de cada um de nós, suas raízes ficam sempre no interior, mas seus frutos,ficam no exterior, pode ser seu melhor amigo ou pior inimigo, é a biblioteca de nossos passados, é a porta-voz do nosso presente.
Por isso, não há uma única parte de nossas vidas no momento que não seja afetada por nossas atitudes. Nosso futuro será definitivamente influenciado pelas atitudes que você leva consigo de hoje em diante.
Até digo que, a soma de todos os pensamentos, compreende nossa atitude geral.
Se elas são tão importantes, então talvez vocês estejam perguntado: De onde ela veio?
São algumas respostas que creio que venha a clarear nossas dúvidas:
– De nossa personalidade, – ” quem é você”! – Somos diferentes, cada pessoa nasce como um ser único, como nossas impressões digitais. Até os gêmeos que são geneticamente idênticos tem personalidades distintas. Seu tipo de personalidade, “seu jeitão” natural de ser – impacta sua atitude.
– Nosso ambiente – “o que está a minha volta” – O ambiente ao qual nós fomos expostos enquanto crescíamos definitivamente tem um impacto sobre nossas atitudes.
– A expressão dos outros – “o que você sente” – A grande maioria das pessoas, conseguem lembrar das palavras duras de um pai ou professor depois de anos ou décadas do ocorrido. Carregamos as cicatrizes de tais experiências por toda a vida.
– A autoimagem – “como você se vê” – isso mesmo, o modo como você se vê tem um grande impacto sobre sua atitude. Fiquem certos que uma autoimagem deficiente e atitudes medíocres muitas vezes andam de mãos dadas. É difícil ver algo positivo no mundo, se você se vê de modo negativo.
– Expor-se a oportunidades de crescimento – “o que você experimenta” – Voltaire, escritor e filósofo iluminista, comparou a vida a um jogo de cartas. Os jogadores devem aceitar as cartas que lhes foram dadas. No entanto, uma vez com aquelas cartas em mãos, somente eles é que escolhem como irão jogá-las. Somos nós quem decidimos correr os riscos e as ações praticadas.
– Cercar-se de colegas – “com quem você anda” – Penso que se você, de igual modo, que tem uma boa atitude passar o tempo todo com indivíduos que exibem atitudes negativas, adivinhe o que vai pode acontecer?
– Crenças – “o que você pensa” – Muitos dos fatores acima mencionados se juntam para formar as atitudes, e estes, começaram em seu passado. Mas, o que mais molda e sustenta nossas atitudes hoje são nossos pensamentos.
Por isso, para mudarmos de vida, devemos optar por assumir a responsabilidade por nossas atitudes e fazermos o possível para que nossas escolhas deem certo. Nossas atitudes dependem somente de nós! Pensem nisso! E vamos à luta.
(Cezar Tadeu S. Veiga, bel. Administração de Empresas, docente Universitário, especialista em Gestão de Pessoas. Site: www.formador.com.br – 9906-3173 e 9908-0218)