Opinião

Votemos pela vida!

Redação DM

Publicado em 20 de outubro de 2018 às 00:54 | Atualizado há 7 anos

“Eu vim pa­ra que to­dos e to­das te­nham vi­da e a te­nham em abun­dân­cia” (Jo 10,10)

 

Car­ta aber­ta aos Ir­mãos e Ir­mãs da mi­nha Igre­ja Cris­tã Ca­tó­li­ca e a quem pos­sa in­te­res­sar:

Ir­mãos e Ir­mãs – à luz da ra­zão ilu­mi­na­da pe­la Fé – va­mos re­fle­tir so­bre o mo­men­to his­tó­ri­co que o Bra­sil vi­ve ho­je. O mo­men­to é gra­vís­si­mo. O Bra­sil en­con­tra-se nu­ma en­cru­zi­lha­da pe­ri­go­sís­si­ma, à bei­ra de um abis­mo. Que o Es­pí­ri­to San­to nos ilu­mi­ne e nos dê a ver­da­dei­ra sa­be­do­ria pa­ra dis­cer­nir­mos o que é me­lhor pa­ra o nos­so pa­ís. Os res­pon­sá­veis pa­ra que o Bra­sil não caia no abis­mo so­mos to­dos e to­das nós, ca­da um e ca­da uma de nós, e te­re­mos que pres­tar con­tas a Deus.

An­tes de tu­do, lem­bro que não exis­tem par­ti­dos “cris­tã­os” ou “ca­tó­li­cos”. Só exis­tem par­ti­dos, que (co­mo to­das as re­a­li­da­des tem­po­ra­is) são au­tô­no­mos, ou se­ja, têm “con­sis­tên­cia, ver­da­de, bon­da­de e leis pró­pri­as” (Con­cí­lio Va­ti­ca­no II. A Igre­ja no mun­do de ho­je – GS 36). Os par­ti­dos não têm de pres­tar con­tas a ne­nhu­ma Igre­ja.

A Igre­ja Ca­tó­li­ca, por­tan­to, não tem par­ti­do, mas tem pro­je­to que é o pro­je­to de Je­sus de Na­za­ré: a Boa No­tí­cia do Rei­no de Deus, ou, em ou­tras pa­la­vras, a So­ci­e­da­de do Bem Vi­ver e do Bem Con­vi­ver, que é um Mun­do No­vo.

A re­a­li­da­de so­ci­al do Bra­sil ho­je é es­sa. De um la­do, te­mos um can­di­da­to a Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, apoi­a­do por um gru­po de par­ti­dos po­lí­ti­cos, que de­fen­de um Go­ver­no di­ta­to­ri­al (fas­cis­ta). Ve­ja­mos uma amos­tra da­qui­lo que o can­di­da­to diz:

“Eu te­nho cin­co fi­lhos. Fo­ram qua­tro ho­mens, a quin­ta nós deu uma fra­que­ja­da e veio uma mu­lher”. “Pe­la me­mó­ria do co­ro­nel Car­los Al­ber­to Bri­lhan­te Us­tra, o pa­vor de Dil­ma Rous­seff. Eu vo­to sim”. “O er­ro da di­ta­du­ra foi tor­tu­rar e não ma­tar”. “Pi­no­chet de­via ter ma­ta­do mais gen­te”. “Se­ria in­ca­paz de amar um fi­lho ho­mos­se­xu­al. Pre­fi­ro que um fi­lho meu mor­ra num aci­den­te do que apa­re­ça com um bi­go­du­do por aí”. “Não te es­tu­pro por­que vo­cê não me­re­ce”. “Eu não cor­ro es­se ris­co, meus fi­lhos fo­ram mui­to bem edu­ca­dos” (res­pos­ta pa­ra Pre­ta Gil, so­bre o que fa­ria se seus fi­lhos se re­la­ci­o­nas­sem com uma mu­lher ne­gra ou com ho­mos­se­xu­ais). “A PM de­via ter ma­ta­do 1.000 e não 111 pre­sos” (so­bre o Mas­sa­cre do Ca­ran­di­ru). “Não vou com­ba­ter nem dis­cri­mi­nar, mas, se eu vir dois ho­mens se bei­jan­do na rua, vou ba­ter” (quan­do FHC se­gu­rou uma ban­dei­ra com as co­res do ar­co-íris). “Vo­cê é uma idi­o­ta. Vo­cê é uma anal­fa­be­ta. Es­tá cen­su­ra­da!” (de­cla­ra­ção ao ser en­tre­vis­ta­do pe­la re­pór­ter Ma­nu­e­la Bor­ges, da Re­de TV. A jor­na­lis­ta de­ci­diu pro­ces­sar o de­pu­ta­do após os ata­ques). “Mu­lher de­ve ga­nhar sa­lá­rio me­nor por­que en­gra­vi­da” (jus­ti­fi­cou a fra­se: ‘quan­do ela vol­tar – da li­cen­ça-ma­ter­ni­da­de – vai ter mais um mês de fé­rias, ou se­ja, tra­ba­lhou cin­co mes­es em um ano’)

“E eu tam­bém de­fen­do a pe­na de mor­te. Se le­var o ca­ra pa­ra a ca­dei­ra elé­tri­ca, ele nun­ca mais vai ma­tar, nem vai as­sal­tar”

En­fim, re­pa­rem! “Exis­te ou­tro me­ga­pi­ca­re­ta cha­ma­do Dom Pau­lo Eva­ris­to Arns, que te­ve a ca­ra-de-pau de pu­bli­car car­ta aos lei­to­res do Jor­nal Fo­lha de São Pau­lo – as­si­na­da por mais 155 de­so­cu­pa­dos e va­ga­bun­dos co­mo ele – cri­ti­can­do mi­nha pos­sí­vel elei­ção pa­ra a pre­si­dên­cia da Co­mis­são de Di­rei­tos Hu­ma­nos”.  “Es­se D. Pau­lo Eva­ris­to Arns de­ve se re­co­lher a sua in­sig­ni­fi­cân­cia, ao seu tra­ba­lho de­ma­go­go” (du­ran­te dis­cur­so no ple­ná­rio da Câ­ma­ra, em mar­ço de  1998)

Fra­ses co­mo es­sas (é só uma amos­tra) – que In­ci­tam ao es­tu­pro, à in­jú­ria, à xe­no­fo­bia, à ho­mo­fo­bia e à dis­cri­mi­na­ção ra­ci­al, que fa­zem a apo­lo­gia da tor­tu­ra, do uso in­dis­cri­mi­na­do de ar­mas, da vi­o­lên­cia e da mor­te, que de­fen­dem a pe­na de mor­te (o Pa­pa Fran­cis­co nos lem­bra que a pe­na de mor­te não se jus­ti­fi­ca em hi­pó­te­se al­gu­ma), que in­sul­tam pes­so­as co­mo Dom Pau­lo Eva­ris­to – re­ve­lam um ser hu­ma­no que só po­de ser ou men­tal­men­te de­se­qui­li­bra­do ou con­sci­en­te­men­te mau (di­a­bó­li­co).

De ou­tro la­do, te­mos um can­di­da­to a Pre­si­den­te da Re­pu­bli­ca, tam­bém apoi­a­do por um gru­po de par­ti­dos po­lí­ti­cos que – ape­sar de li­mi­tes e de er­ros co­me­ti­dos por al­guns po­lí­ti­cos des­ses par­ti­dos (er­rar é hu­ma­no) – abre ca­mi­nhos e ofe­re­ce es­pa­ços pa­ra que pos­sa­mos lu­tar por um pro­je­to de so­ci­e­da­de jus­ta e igua­li­tá­ria, uma so­ci­e­da­de de ir­mãos e ir­mãs, que é o Rei­no de Deus na his­to­ria ou a So­ci­e­da­de do Bem Vi­ver e do Bem Con­vi­ver.

Em pou­cas pa­la­vras, es­ta­mos di­an­te de um Pro­je­to de Mor­te e um Pro­je­to de Vi­da.  “Ho­je es­tou co­lo­can­do di­an­te de vo­cê a vi­da e a fe­li­ci­da­de, a mor­te e a des­gra­ça. Es­tou co­lo­can­do di­an­te de vo­cês o ca­mi­nho da vi­da e o ca­mi­nho da mor­te” (Jr 21,8). “Eu lhes pro­pus a vi­da ou a mor­te, a bên­ção ou a mal­di­ção. Es­co­lham, por­tan­to, a vi­da” (Dt 30,19).

Di­an­te de uma si­tu­a­ção gra­vís­si­ma co­mo a que es­ta­mos vi­ven­do ho­je, a Igre­ja, em to­das as su­as ins­tân­cias de ser­vi­ço – na­ci­o­nais, re­gi­o­nais e lo­ca­is – não po­de se omi­tir e dei­xar de cum­prir, em no­me do Evan­ge­lho, sua mis­são pro­fé­ti­ca. O si­lên­cio e a omis­são são um pe­ca­do gra­vís­si­mo, do qual os res­pon­sá­veis te­rão de pres­tar con­tas a Deus.

Dia 15 des­te mês de ou­tu­bro, as Pas­to­ra­is So­ci­ais, as Pas­to­ra­is do Cam­po e ou­tras En­ti­da­des da CNBB di­vul­ga­ram a No­ta Pú­bli­ca “De­mo­cra­cia: mu­dan­ça com Jus­ti­ça e Paz”, des­ta­can­do a Im­por­tân­cia da pre­ser­va­ção e de­fe­sa do Es­ta­do De­mo­crá­ti­co, no 2º tur­no das elei­ções pre­si­den­ci­ais, no dia 28 des­te mes­mo mês.

(As­si­nam a No­ta: Ca­ri­tas Bra­si­lei­ra, CBJP – Co­mis­são Bra­si­lei­ra Jus­ti­ça e Paz, CCB – Cen­tro Cul­tu­ral de Bra­sí­lia, CI­MI – Con­se­lho In­di­ge­nis­ta Mis­si­o­ná­rio, CJP-DF – Co­mis­são Jus­ti­ça e Paz de Bra­sí­lia, CNLB – Con­se­lho Na­ci­o­nal do Lai­ca­to do Bra­sil, CPT – Co­mis­são Pas­to­ral da Ter­ra, CRB – Con­fe­rên­cia dos Re­li­gi­o­sos/as do Bra­sil, FMCJS – Fó­rum Mu­dan­ças Cli­má­ti­cas e Jus­ti­ça So­ci­al, OL­MA – Ob­ser­va­tó­rio De Jus­ti­ça So­ci­o­am­bien­tal Lu­ci­a­no Men­des De Al­mei­da, Pas­to­ral Car­ce­rá­ria Na­ci­o­nal, Pas­to­ral da Mu­lher Mar­gi­na­li­za­da, Pas­to­ral Ope­rá­ria, SPM – Ser­vi­ço Pas­to­ral do Mi­gran­te).

A No­ta é uma va­li­o­sa con­tri­bui­ção na de­fe­sa da De­mo­cra­cia e dos Di­rei­tos Hu­ma­nos. mas per­gun­to: On­de es­tá a CNBB? Por que – de­vi­do à gra­vi­da­de e ur­gên­cia da si­tu­a­ção – não en­via uma Men­sa­gem, as­si­na­da pe­la Pre­si­dên­cia da En­ti­da­de, à Igre­ja Ca­tó­li­ca do Bra­sil (Co­mu­ni­da­des, Pa­ró­quias, Di­o­ces­es e de­mais Ins­ti­tu­i­ções), exor­tan­do a to­dos e to­das a vo­ta­rem pe­la Vi­da? A CNBB é – tal­vez – a úni­ca En­ti­da­de que nes­se mo­men­to po­de sal­var o Bra­sil do abis­mo. Por que o si­lên­cio e a omis­são? Não se tra­ta de uma ques­tão par­ti­dá­ria, mas de uma ques­tão hu­ma­na e éti­ca, de uma ques­tão de Vi­da ou Mor­te, so­bre­tu­do pa­ra os tra­ba­lha­do­res/as e pa­ra to­dos os po­bres e ex­cluí­dos/as da so­ci­e­da­de. A nos­sa frá­gil de­mo­cra­cia cor­re ris­cos gra­vís­si­mos.

Al­guns bis­pos com su­as Igre­jas, se po­si­cio­na­ram de ma­nei­ra mui­to cla­ra – sem ro­dei­os di­plo­má­ti­cos e fa­ri­sai­cos – a fa­vor do Pro­je­to de Vi­da. In­fe­liz­men­te, po­rém, a gran­de mai­o­ria dos bis­pos com su­as Igre­jas e a pró­pria CNBB pre­fe­rem o si­lên­cio e a omis­são, que – na prá­ti­ca – é co­ni­vên­cia com o Pro­je­to de Mor­te.

É com mui­ta dor e mui­ta in­dig­na­ção que – co­mo cris­tão, ca­tó­li­co, re­li­gi­o­so do­mi­ni­ca­no e pa­dre – de­nun­cio es­se si­lên­cio e es­sa omis­são da Igre­ja co­mo sen­do uma co­var­dia e um cri­me que cla­ma di­an­te de Deus. Nes­se mo­men­to his­tó­ri­co, a Igre­ja Cris­tã Ca­tó­li­ca (sem fa­lar das ou­tras) tor­nou-se a Igre­ja de Pi­la­tos que la­va as mãos, ou – pi­or ain­da – a Igre­ja de Ju­das que trai Je­sus nos Po­bres.

A vi­si­ta – no dia 15 des­te mês – de dom An­tô­nio Au­gus­to Di­as Du­ar­te, bis­po au­xi­li­ar da Ar­qui­di­o­ce­se do Rio de Ja­nei­ro, ao can­di­da­to do Pro­je­to de Mor­te e a re­tri­bu­i­ção da vi­si­ta – no dia 17 – des­se mes­mo can­di­da­to ao car­de­al ar­ce­bis­po de Rio de Ja­nei­ro, Dom Ora­ni Tem­pes­ta, re­pre­sen­ta ho­je o bei­jo de Ju­das a Je­sus. É uma ver­da­dei­ra trai­ção!

Os cris­tã­os e cris­tãs ca­tó­li­cos e ca­tó­li­cas que vo­tam pe­lo Pro­je­to de Mor­te, não po­dem par­ti­ci­par da Ceia do Se­nhor, que é Vi­da, co­mu­nhão de Vi­da. “Vo­cês não po­dem be­ber o cá­li­ce do Se­nhor e o cá­li­ce dos de­mô­ni­os. Não po­dem par­ti­ci­par da me­sa do Se­nhor e da me­sa dos de­mô­ni­os” (1Cr 10,21). “To­do aque­le que co­mer do pão ou be­ber do cá­li­ce do Se­nhor in­dig­na­men­te, se­rá réu do cor­po e san­gue do Se­nhor. Por­tan­to, ca­da um exa­mi­ne a si mes­mo an­tes de co­mer des­te pão e be­ber des­te cá­li­ce, pois aque­le que co­me e be­be sem dis­cer­nir o cor­po, co­me e be­be a pró­pria con­de­na­ção” (Ib. 11,27-29).

Meus Ir­mãos e mi­nhas Ir­mãs, ape­sar do si­lên­cio e da omis­são de mui­tos bis­pos e da pró­pria CNBB – que são ho­je uma das fa­ces do pe­ca­do es­tru­tu­ral de nos­sa Igre­ja Cris­tã Ca­tó­li­ca – não per­ca­mos a es­pe­ran­ça!  A jus­ti­ça de Deus tar­da, mas não fa­lha! Me­di­te­mos!

Pe­ça­mos a Deus a ver­da­dei­ra sa­be­do­ria e as lu­zes do Es­pí­ri­to San­to! Vo­te­mos pe­la Vi­da!

O Ir­mão de vo­cês, Frei Mar­cos.

 

(Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção-SP), pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG. E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])


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