Home / Polícia

POLÍCIA

Buscas pelos presos que fugiram de Penitenciária Federal entra no terceiro dia

Câmeras de segurança não estavam funcionando, e até as luzes do presídio estavam desligadas no momento em que eles fugiram

— Foto: Reprodução — Foto: Reprodução

Continuam as buscas pelos dois homens que fugiram de uma Penitenciária Federal de Mossoró, RN, na quarta-feira dia 14. Neste terceiro dia, as buscas já mobilizam mais de 300 agentes, entre a Polícia Federal (PF) , Polícia Rodoviária Federal (PRF), policiais locais (civil e militar), além de 3 helicópteros, cães farejadores e drones com câmera termográfica.

Essa força-tarefa foi determinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que acompanha a operação. Até o momento não houve nenhum registro de ocorrências de furto ou roubo próximo da Penitenciária Federal, por esse motivo, acredita-se que os fugitivos estejam nas proximidades.


		Buscas pelos presos que fugiram de Penitenciária Federal entra no terceiro dia
Reprodução: Secretária Pública de Políticas Penais

Lewandowski também tomou outras providências para evitar que os dois homens possam escapar do perímetro policial. A inclusão do nome dos fugitivos nos procurados na lista vermelha da Interpol, sistema de proteção de fronteiras, aumento da quantidade de agentes da PRF nas rodovias e divisas do estado, como na Paraíba e Ceará. O ministro acredita que em breve serão recapturados.

Ricardo Lewandowski solicitou a abertura de um processo administrativo para apurar as responsabilidades da fuga e abertura de uma investigação policial para uma responsabilizar criminalmente quem tenha facilitado a fuga dos presos.

O ministro acredita que alguns fatores tenham auxiliado para que eles conseguissem evadir da penitenciaria. Para Lewandowski, os presos aproveitaram uma falha no teto, passaram por tubulações e usaram as ferramentas de uma construção que estava sendo feita no local, inclusive a existência de um alicate para cortar as grades, foi levantada.

Segundo o ministro as ferramentas não foram guardadas de forma devida, ficando ao alcance dos presos, irresponsavelmente. Outra situação que reforça a tese de facilitação da fuga, é a confirmação de que algumas câmeras de segurança não estavam funcionando no momento que eles fugiram, e, até as luzes do presídio que estavam desligadas.

Para o Secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), que foi para Mossoró e estará trabalhando no local, o desfecho será positivo com a recaptura, a qual está dando total prioridade com buscas ativas por 24 horas ininterruptas.

Quem são os presos

Os homens que fugiram são do estado do Acre, estavam acautelados na Penitenciária Federal de Mossoró desde 27 setembro de 2023. Os dois foram transferidos após participarem de uma rebelião no presídio Antônio Amaro, em Rio Branco, que acabou na morte de cinco detentos, sendo, três deles, decapitados.

Ligados ao Comando Vermelho, facção de Fernandinho Beira-Mar, que atualmente se encontra na mesma unidade federal que os fugitivos.

Rogério da Silva Mendonça responde por mais de 50 processos, entre eles, foi mandante na execução do adolescente Taylon Silva dos Santos, de 16 anos, em abril de 2021, quando já estava preso. Ele é condenado a 74 anos de reclusão - penas somadas - de acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC).

Deibson Cabral Nascimento é ligado a mais de 30 processos, responde por organização criminosa, trafico de drogas e roubo. Somada as penas, Deibson têm 81 anos de condenação para cumprir.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias