PM descobre “mocó” com meia tonelada de fios furtados em Aparecida de Goiânia
Redação Online
Publicado em 8 de julho de 2025 às 15:22 | Atualizado há 4 horas
Mais de 500 quilos de fios de cobre furtados foram recuperados pela Polícia Militar de Goiás (PMGO) em Aparecida de Goiânia, na segunda-feira (07/07). O material estava dividido entre uma chácara no Jardim Buriti Sereno e uma residência no Setor Cidade Satélite São Luiz. A ação começou após denúncia de moradores sobre fumaça densa e cheiro de queimado na Rua Santa Luzia, local usado por criminosos para queimar cabos e separar o cobre.
No local, dois homens alimentavam o fogo usado para queimar os fios enquanto o caseiro da propriedade tentou se esconder. A PM encontrou cerca de 100 kg de fios queimados e outros 100 kg intactos no quintal. Um veículo Fiat Fiorino branco guardava mais 150 kg de cabos.
Com base nas informações colhidas no momento da abordagem, a equipe policial foi até o endereço de um dos suspeitos, no Setor Cidade Satélite São Luiz. Dentro da residência, os militares encontraram mais 200 quilos de fios telefônicos. Os moradores não estavam no imóvel.
Um representante da empresa Vivo S/A reconheceu o material como parte de lotes furtados em diferentes pontos de Aparecida. Os dois adultos foram autuados por receptação e conduzidos à Central de Flagrantes. O adolescente apreendido responderá com base no artigo 180 do Código Penal.
A prática de queimar fios para extração de cobre tem se tornado comum entre grupos que atuam no furto de cabos e na receptação, o que afetou diretamente o fornecimento de energia e serviços de telecomunicação. A PMGO reforça o pedido de apoio da população por meio de denúncias anônimas.
Foto: PMGO