Residência insalubre: mãe deixa filha autista sozinha e é presa
DM Redação
Publicado em 10 de setembro de 2025 às 14:01 | Atualizado há 1 hora
Uma mulher de 31 anos foi detida em flagrante suspeita de maus-tratos e abandono da filha de três anos, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA). A menina estava sozinha em um ambiente insalubre, deitada sobre um cobertor no chão da sala, sem supervisão.
Segundo a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Caldas Novas, a criança não recebia acompanhamento médico ou terapêutico necessário. A mãe afirmou ter saído para buscar outro filho de 2 anos na escola e retornou cerca de 45 minutos depois.
O Conselho Tutelar assumiu os cuidados das crianças e as entregou a familiares. A mãe foi encaminhada à Central de Flagrantes. A investigação apontou antecedentes criminais da suspeita, ique inclui furto, receptação e posse de drogas para consumo próprio.
O Código Penal prevê pena de seis meses a três anos de reclusão, além de multa, para casos de abandono de incapaz ao considerar a gravidade e vulnerabilidade da vítima. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, canal disponível em todo o país para proteger crianças e adolescentes.
Foto: PCGO