Tráfico internacional de mulheres: PF desarticula esquema com atuação em Goiás, SP e Pernambuco
Redação Online
Publicado em 22 de julho de 2025 às 15:44 | Atualizado há 7 horas
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22/07) uma operação contra o tráfico internacional de mulheres. Com mandados cumpridos em Goiás, São Paulo e Pernambuco, a investigação alcança um grupo criminoso que agia entre Brasil, Colômbia e Espanha. O alvo era uma rede que aliciava brasileiras e colombianas com falsas promessas de trabalho, para exploração sexual em território europeu.
Segundo a PF, a quadrilha atuava de forma estruturada desde o recrutamento das vítimas até o envio ao exterior. Na chegada à Europa, principalmente à Espanha, as mulheres eram forçadas à prostituição. Sem documentos e sem recursos para retornar ao país de origem, acabavam submetidas a condições degradantes. O dinheiro gerado com os abusos era remetido ao Brasil, disfarçado por meio de contas de terceiros, possivelmente para lavagem de capitais.
As apurações começaram após troca de informações com autoridades espanholas, que ajudaram a desvendar o funcionamento do esquema. A Operação Hera cumpriu seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos. Os envolvidos podem responder por tráfico internacional de pessoas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. O nome da operação remete à deusa grega Hera, símbolo da proteção feminina.
Goiás tem sido ponto de atenção nas ações de repressão ao tráfico humano. Em setembro de 2024, a Operação Falsas Promessas desarticulou um esquema em Mineiros, onde mulheres eram mantidas em boates e obrigadas a se prostituir para pagar dívidas impostas por aliciadores. Em junho, outra ofensiva mirou alvos em Uberlândia (MG), Rio Verde e Goiânia, ligados a uma rede que enviava brasileiras para a Bélgica.
Apesar da reincidência das quadrilhas, o estado de Goiás tem se destacado no enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho análogo à escravidão. Em 2023, foi o líder nacional no número de trabalhadores resgatados: 739 vítimas. A legislação estadual também institui a Semana de Combate ao Tráfico de Pessoas, com ações educativas e preventivas em todas as regiões do estado.
Foto: PF