Home / Política

POLÍTICA

Em busca de candidatos a prefeito

As eleições municipais de 2016 já não estão a longa distância, pelo contrário, articulações, diálogos e reuniões movimentam o ambiente há algum tempo. Neste período, até as filiações, surgem nomes que também são testados pela população. Os maiores partidos políticos de Goiás se concentram em captar novas filiações, enquanto candidatos e alianças partidárias serão discutidas após o pazo final de filiações em 30 de setembro.

PMDB

Deputado estadual e líder da oposição na Assembleia Legislativa, José Nelto (PMDB) diz que o partido é o partido forte da República já que tem, principalmente, o vice-presidente Michel Temer como articulador político, além da presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal com Eduardo Cunha (PMDB) e Renan Calheiros (PMDB-AL), respectivamente.

A princípio, o deputado afirma que as articulações perduram por todo interior de Goiás com o objetivo de angariar candidatos em todos os municípios e desdobrar o número de diretórios municipais. Em Goiânia, o nome do ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) já é cogitado como o principal por algumas lideranças peemedebistas, porém, José Nelto acrescentou o vice-prefeito Agenor Mariano, Bruno Peixoto e Daniel Vilela como nomes que podem ser trabalhados para a disputa.

Conforme explica o deputado, ainda não foram definidos os candidatos e, no momento, a prioridade é a discussão da chapa de vereadores. Referente à possibilidade de aliança com o PT, José Nelto pondera que apenas em 2016 ou após o período de filiações é que as coligações serão colocadas à mesa. De acordo com o líder da oposição, as filiações estão sendo efetuadas no escritório do ex-prefeito Iris Rezende. Já questionado sobre candidatos à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, José Nelto afirma que Maguito Vilela estará à frente das articulações.

PT

O presidente do PT em Goiás, Ceser Donisete, diz que desde o início do ano que o partido vem promovendo encontros regionais para apresentar os planejamentos e ouvir os interessados sobre filiações e alianças. Ceser Donisete acrescenta que o trabalho tem grandes proporções e a intenção é que até 30 de abril sejam concluídas as etapas municipais para que possam organizar o congresso do partido em junho.

De acordo com o presidente, o partido está presente em 70 municípios com diretórios e a projeção é que se atinja 200 cidades em preparação para as eleições de 2016. Ceser Donisete afirma que a orientação inicial é a formação da chapa de vereadores para depois articular as candidaturas a prefeitos. Das 14 prefeituras que o PT comanda, o presidente relata que a intenção é aumentar para 30 em 2016.

Em Anápolis, o presidente diz que o curso natural é para a reeleição do prefeito João Gomes, situação já decidida pelas lideranças da legenda. Já em Goiânia um nome fixo ainda não foi firmado, no entanto, Ceser Donisete diz que na Capital a situação ainda será discutida, assim como ainda não definiram se o PT caminha com candidato próprio ou se haverá aliança com o PMDB.

Nomes como dos deputados estaduais Humberto Aidar e Adriana Accorsi, Edward Madureira já foram mencionados como possíveis candidatos, caso o PT siga um caminho próprio. Já em Aparecida de Goiânia, o presidente da sigla afirma que Ozair José é o nome cotado para representar o PT no município.

PSDB

Presidente estadual do PSDB em Goiás, Paulo de Jesus diz que o partido já se prepara para 2016 seguindo um programa nacional de pós-eleições do presidente nacional da sigla, Aécio Neves. Paulo de Jesus afirma que ainda não há nomes firmados para as disputas em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia, apesar dos nomes de Jayme Rincón e Alexandre Baldy serem cogitados para disputar as eleições nas duas primeiras cidades citadas.

Paulo de Jesus ressalta que a intenção do partido é eleger 80 prefeitos em Goiás incluindo as três mais importantes. "Ainda está longe para fixarmos candidatos para as eleições, porém sabemos que tem políticos se preparando para ser candidatos, mas não significa que já esteja decidido". O presidente do PSDB afirma que o momento será de renovação dos diretórios municipais e estadual e nenhuma definição para 2016 está confirmada.

PSD

O PSD em Goiás, sob o comando de Vilmar Rocha, pretende lançar candidatos próprios em vários municípios, incluindo as principais cidades, Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. No entanto, Vilmar Rocha salienta que a legenda passa por reestruturação e foca nas filiações até 30 de setembro.

O presidente do PSD acrescenta que até o limite do prazo para filiações o partido também precisa esperar para verificar o desenrolar da reforma política, que pode mudar as regras da legislação eleitoral brasileira. "O momento é buscar filiações e se adequar às mudanças da reforma política".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias