Home / Política

POLÍTICA

Síndico Luiz desenvolve projeto que reduz mais de 80% da criminalidade

Responsável por promover a integração da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal com mais de 350 Síndicos de Goiânia por meio de grupos de Whatsapp, Síndico Luiz agora quer levar esses projetos de segurança pública para a Câmara Municipal.

Fundador do Conselho de Síndicos de Goiás, considerado o maior conselho de segurança comunitária do Estado, o candidato a vereador tem travado uma batalha incessante contra a onda de roubos e furtos em toda a cidade, especialmente nas portas de condomínios. Com a ajuda do sistema de monitoramento instalada nos edifícios, Luiz desenvolveu há mais de 5 anos um projeto de segurança pública que acredita que será o responsável pela redução de mais de 80% nos índices de criminalidade em bairros onde está sendo implantado.

Tudo por meio de iniciativas privadas e baixo custo para os cofres públicos, o síndico quer revolucionar a segurança pública municipal, antecipando ocorrências nas ruas dos bairros a partir do monitoramento de câmeras, com visão noturna e reconhecimento facial,  todas interligadas a centrais de segurança, monitorada por profissionais da área e supervisionadas por síndicos de condomínios.

A tecnologia de reconhecimento facial vai identificar criminosos que tenham passagem pela polícia. As câmeras inteligentes serão capazes de acionar até viaturas da Polícia Militar. Síndico Luiz adianta que é possível deixar programado aqui que é considerado situação de risco. “Se um carro passa na mesma rua, dando voltas no quarteirão em um intervalo pequeno de tempo, será considerado suspeito. A câmera aciona a central localizada no bairro, que enviará as imagens ao CICC (Centro Integrado de Inteligência e Controle da Polícia Militar) e o mesmo comunicará com viaturas próximas ao suspeito para abordagem”, detalha.

Investimento que vem de fora

Para que o projeto continue sendo um sucesso e tenha chances de estar presente em toda a cidade de Goiânia, Síndico Luiz buscou apoio de multinacionais na área de tecnologia de monitoramento. Em contato com o major Ariel Anselmo, que hoje atua em Iporá, mas antes exercia a função no Ministério da Justiça na Capital, o profissional da segurança fez a ponte entre o candidato e a Samsung, por meio de Luciano Martins, que é Regional Sales Managers Samsung Techwin América.

Segundo Martins, Goiânia possui um projeto de integração de segurança inovador no Brasil. “O fato de aliar os síndicos, a comunidade e a força policial, obviamente faz a cidade muito forte no combate ao crime. A Samsung está junto com a empresa Intellvix e com a Associação de Síndicos integrando esse projeto do início ao fim”, sustenta.

“Nossa intenção é monitorar bairros, regiões e, por fim, a cidade. Cada qual terá seu controle customizado com comunicação local das viaturas de cada região como já acontece hoje. Nossa proposta é incrementar essa comunicação com detecções automáticas, imagens e ferramentas de consulta a suspeitos”, conclui Luciano Martins.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias