Home / Política

POLÍTICA

A bancada do Iris

Em duas semanas, logo após o encerramento do segundo turno em Goiânia, quando foi proclamado prefeito eleito, Iris Rezende deflagrou uma série de conversações com os vereadores eleitos, na tarefa de construir maioria na Câmara Municipal, o que será importante para assegurar a aprovação dos projetos que pretende enviar ao Legislativo logo após a posse, em 1º de janeiro.

Iris Rezende conseguiu o respaldo de 24 dos 35 vereadores de Goiânia, integrantes de 14 partidos: PMDB, PRP, PRTB, PDT, DEM, PEN, PR, PSD, PROS, PMB, PSDC, PRB, PTN, PV e PSDB.

O prefeito eleito teve conversas individuais com os vereadores, em seu escritório político, quando apresentou seu plano de governo e pediu apoio para a aprovação das matérias que serão enviadas, a partir de janeiro, à Câmara Municipal. E reiterou o compromisso de realizar uma “administração compartilhada” entre o Executivo e o Legislativo.

O mais recente apoio conquistado por Iris Rezende foi o do atual presidente da Câmara Municipal, Anselmo Pereira, do PSDB. “Nunca fui vereador de oposição”, afirmou ao Diário da Manhã o vereador tucano, para anunciar sua adesão à base do prefeito Iris Rezende.

O vereador mais votado de Goiânia, Jorge Kajuru, embora tenha sido eleito pela coligação que apoiou Iris Rezende a prefeito, anuncia posição de “independência” na Câmara Municipal.

Já Romário Policarpo, que se elegeu pelo PRP, da base de Iris Rezende no primeiro turno, ainda não se reuniu com o prefeito eleito para definir sua posição em relação à futura administração.

O deputado estadual e presidente do PMDB Metropolitano, Bruno Peixoto, o vice-prefeito Agenor Mariano e o ex-deputado estadual Samuel Belchior irão procurar os vereadores Romário Policarpo (PTC), Priscilla Tejota (PSD), Vinícius Cirqueira (PROS), Carlin Café (PPS), Lucas Kitão (PSL) e Léia Kebia (PSC) para início de conversações em busca de apoio à futura gestão de Iris Rezende.

A oposição deverá contar com três vereadores na Câmara de Goiânia: Cristina Lopes (PSDB), Elias Vaz (PSB) e Tatiane Lemos (PCdoB).

O QG irista espera concluir, em 31 de dezembro, os acertos com ampla maioria dos vereadores goianienses, o que dará tranquilidade à futura administração na votação de matérias que exigem dois terços, principalmente em relação à Lei Orgânica do Município. “Estamos atuando para que Iris Rezende tenha maioria folgada no plenário da Câmara Municipal, o que permitirá a implementação das mudanças que Goiânia exige, a partir de 1º de janeiro”, diz o deputado estadual e presidente do PMDB Metropolitano, Bruno Peixoto.

A formação da equipe de transição atende ao artigo 73 da Constituição Estadual e a Instrução Normativa IN nº 006/2016 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás. O Paço Municipal tem duas datas para fornecer os dados sobre a atual administração: dez dias após a instalação da comissão de transição.

Integram a Comissão de transição do prefeito Paulo Garcia: secretário de Fazenda, Stenio Nascimento; o procurador-geral do município, Carlos de Freitas; o secretário de Governo, Osmar Magalhães; o secretário de Administração, Valdi Camárcio; e o chefe de gabinete do prefeito, Paulo César Fornazier.

Representam o prefeito eleito Iris Rezende, na equipe de transição: Dário Délio Campos, Oséias Pacheco de Souza e Juliano Gomes Bezerra. Dário Campos, ex-secretário de Finanças, e Oséias de Souza são auditores de carreira do município e possuem amplo conhecimento da máquina administrativa municipal. Oséias e o advogado Juliano Gomes Bezerra integraram a equipe responsável pela prestação de contas da campanha de Iris Rezende.

Apoio a Iris Rezende

  • Clécio Alves, Wellington Peixoto e Andrey Azeredo, pelo PMDB.
  • Jair Diamantino, Anderson Sales e Kleibe Morais, pelo PSDC
  • Rogério Cruz e Allyson Lima, pelo PRB.
  • Cabo Senna e Milton Mercês, pelo PRP
  • Felisberto Tavares e Ezízio Alves, pelo PR
  • Sargento Novandir e Emilson Pereira, pelo PTN
  • Delegado Eduardo Prado e Gustavo Cruvinel, pelo PV
  • Paulinho Graus, pelo PDT
  • Juarez Lopes, pelo PRTB
  • Paulo Daher, pelo DEM.
  • Zander Fábio, pelo PEN
  • Paulo Magalhães, pelo PSD
  • Tiãozinho Porto, pelo PROS
  • Sabrina Garcêz, pelo PMB
  • Anselmo Pereira, pelo PSDB
  • Oséias Varão, pelo PSB

bancada 3

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias