Home / Política

POLÍTICA

Paulo Garcia: “Saio realizado. Fizemos muito por Goiânia”

Uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral vai alterar a composição na Assembleia Legislativa com a saída de um deputado e a entrada de outro como detentor do mandato. Por unanimidade, os ministros do TSE acompanharam o relator, ministro Henrique Neves da Silva, e determinaram a recontagem de votos para deputado estadual das eleições de 2014, computando os votos do candidato Gil Tavares, do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

A decisão altera o quociente eleitoral dos partidos e coligações, aumentando a participação do PRB no cômputo de votos geral e garantindo à legenda um assento na Assembleia Legislativa. O principal beneficiário da decisão é o pastor Jeferson Rodrigues, que será o dono da cadeira de deputado, colocando para o banco de reservas o deputado Santana Gomes, do Partido Social Liberal (PSL).

Gil Tavares foi registrado candidato a deputado estadual em 2014 e concorreu no pleito sob liminar da Justiça. Ele enfrentava problemas em virtude de ações de improbidade administrativa por conta de sua gestão como prefeito de Nerópolis. Aliás, ele foi reeleito para esse mesmo cargo nas eleições desse ano. Como concorreu sem sustentação jurídica no período, seus votos sequer foram computados para a legenda do PRB, o que interferiu decisivamente na composição das bancadas. Gil teve mais de 8.240 votos, que agora fazem a diferença para dar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

A bancada do PSL ficou com dois representantes diante do impedimento de contagem dos votos do PRB no primeiro momento. O primeiro colocado na votação, deputado Lucas Calil, não sofreu ameaça de seu mandato e permanecerá incólume no Parlamento. Santana Gomes, por sua vez, ficará na suplência do mandato, podendo assumir apenas interinamente no caso do titular do mandato se licenciar para exercer algum cargo no Executivo.

Segundo o advogado Aurelino Ivo Dias, que defendeu o pleito do PRB desde as eleições de 2014, foi surpresa para ele a recontagem retirar o mandato de Santana Gomes. Ele lembra que havia a dúvida se quem ficaria de fora da composição da Assembleia seria o deputados Lissauer Vieira, eleito pelo PSD com 29.676 votos, ou Francisco Oliveira (PHS), que teve 24.889 votos. Sobrou mesmo para Santana Gomes, que teve 12.674 votos.

O agraciado com a recontagem e que ficará no mandato por mais dois anos é o pastor Jeferson Rodrigues, que atualmente ocupa uma assessoria especial do governador Marconi Perillo. Ele deverá pedir exoneração do cargo para assumir a cadeira de deputado.

O advogado Aurelino acompanhou durante toda a tarde de ontem o procedimento no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e informava o futuro deputado de todos os andamentos. “No meio da tarde foi feita a recontagem oficial e definida a vaga para o PRB, que teve o pastor Jeferson como o mais votado”, explicou. A expectativa até o final da tarde de ontem era que o presidente do TRE-GO, desembargador Kileu Dias Maciel Filho, convocasse o deputado Pastor Jeferson Rodrigues para ser diplomado e empossado no mandato.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias