Home / Política

POLÍTICA

Sudeco estimula debates sobre integração regional

Mais de duas mil pessoas, entre empreendedores, governantes e representantes de entidades de classe, já assistiram aos encontros regionais realizados pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), desde o começo de janeiro.

A iniciativa é o resultado de uma parceria entre a Superintendência – que é um braço do Governo Federal – e as prefeituras municipais que sediaram os encontros.

Em todas essas oportunidades, o superintendente da autarquia, Antônio Carlos Nantes de Oliveira, tem ressaltado que o governo Temer está empenhado em reativar a economia com foco na produção de bens e não no consumo. “A roda da economia tem que girar a partir da produção e não do consumo. O sistema produtivo - no nosso caso, indústria, comércio, agronegócio e serviços -, é que deve impulsionar o desenvolvimento. Assim sendo, o consumo é consequência do desenvolvimento e não a sua causa, como se pretendeu que fosse ao longo dos dois últimos governos. O resultado desse modelo é o que vimos durante a última década: um crescimento artificial, baseado no consumismo desenfreado e, por consequência, a crise que aí está”, afirmou.

Segundo Nantes, os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) abriram as comportas do crédito para os consumidores, numa jogada populista. "Estavam em busca de aplausos. Nunca foi tão fácil comprar bens, serviços e até lazer. Milhões de trabalhadores foram atraídos para a armadilha do crédito facilitado e se endividaram. A indústria e o comércio venderam muito, mas sem a contrapartida de renovarem os seus parques produtivos. Chegou um momento em que a capacidade de endividamento das pessoas chegou ao fim. A roda do consumo diminuiu o seu movimento e a crise se instalou. Hoje temos a população endividada como nunca esteve", analisou.

O superintendente também destacou a defasagem tecnológica das indústrias, e como o governo Temer tem tentado mudar este quadro. "Nossa capacidade de produção industrial está, em boa parte, atrasada em termos de tecnologia, o que diminui nossa competitividade, e o desemprego atinge patamar jamais imaginado. O governo Temer, sem alarde, mas com firmeza, está fazendo a roda do desenvolvimento começar a girar no sentido certo e a partir da revitalização do sistema produtivo”, comenta.

Para o gestor, a Sudeco está cumprindo o seu papel para o fomento da economia regional, a partir da busca pelo máximo aproveitamento dos recursos do Fundo Constituiconal de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e do Fundo Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias