Home / Política

POLÍTICA

“Base está unida, conflito está na oposição”, diz José Eliton

“No âmbito da base, nós temos uma situação muito tranquila do ponto de vista partidário. O conflito evidente está na oposição”, disse o vice-governador José Eliton durante entrevistas concedidas às emissoras de rádio Band/820 AM e 730/AM. “O projeto do PSDB para Goiás está sendo amadurecido por meio do diálogo e da participação de todos os partidos da base”, afirma. “Estamos no caminho da unidade, temos conversado com os presidentes de partidos, com quem temos uma relação muito cordial e, mais importante, temos participação dentro de um projeto político”, destaca. “Estamos amadurecendo esse projeto, e o processo é de construção conjunta. Posso assegurar que a base caminhará unidade em 2018”, declarou.

O vice-governador lembrou que, neste momento, ele e o governador estão com os olhos voltados para a gestão, na execução do programa Goiás na Frente. “Estamos trabalhando muito, visitando os municípios, com uma agenda constante na área administrativa ou prestigiando eventos culturais, mostrando que o governo valoriza as tradições, a cultura”, justificou.

Para José Eliton, este é um ano em que o estado de Goiás tem um conjunto de ações importantes a realização, mas, também, é um ano político. “Temos acompanhado a movimentação das estruturas partidárias, que discutem internamente”, disse.

O vice-governador afirma que não terá dificuldade nenhuma em representar o projeto da base nas eleições de 2018. “Acho que é importante termos argumentos para debater com a sociedade, discutir com maturidade, com responsabilidade, os grandes temas do estado para que a população goiana possa, diante de sua formação de senso crítico acerca do papel do governo, poder escolher o próximo governador do estado”, acentuou.

José Eliton também falou do grande desafio atual para melhorar a política brasileira. Segundo ele, é preciso discutir um novo modelo partidário, porque este se exauriu por completo.

“Não é mais possível construir uma política a partir do modelo de financiamento misto de campanha, onde há forte interferência do poder econômico nas eleições; é preciso dar possibilidades para que surjam correntes políticas como a que temos na França, ou a de candidaturas independentes, como nos Estados Unidos”, observou. “É preciso uma modernização dos partidos, dados a eles um caráter muito mais ideológico do que tem hoje; hoje há muito pragmatismo na política”, completou.

“É preciso amadurecer a hipótese de convocação de uma assembleia constituinte, para a legislativa de 2019 a 2022, em que se abordaria questões como o pacto federativo, a estabilidade econômica, a questão tributária e a reforma política”, disse ele.

O vice-governador disse, também, na entrevista, que o Brasil está vivendo uma virada de página. “Acho que se encerra aqui a Sexta República, ou Sétima, como dizem alguns, e é preciso virar a página”, argumentou. Para José Eliton, a nova geração da política tem um papel fundamental: “A de preparar o país para viver no Século XXI, para uma nova mentalidade política, entendendo que aquelas velhas práticas do passado foram superadas pelo tempo”.

Vice-governdor se emociona com homenagem a Zé Gomes 

O vice-governador José Eliton se emocionou com homenagem comovente da dupla sertaneja Matogrosso e Mathias ao ex-prefeito de Itumbiara, Zé Gomes. “Fica em paz, meu amigo! Continuaremos a levar você no coração”, disse. “Itumbiara pode contar comigo para não deixar a fogueira desse arraiá se apagar jamais”, afirmou ele em suas redes.

A música, que tem como refrão “Zé do Povo essa é sua cidade. Zé de Deus essa é nossa homenagem. Zé do Povo é que deu saudade”, foi apresentada para milhares de pessoas na madrugada ontem, durante o tradicional Arraiá de Itumbiara, criado pelo ex-prefeito e que se tornou referência no turismo local, sempre com grandes atrações.

O ex-prefeito Zé Gomes foi assassinado durante as eleições de 2016, em atentado. O vice-governador José Eliton também foi baleado, mas se recuperou.

A dupla sertaneja chamou Marconi, José Eliton e o prefeito Zé Antônio ao palco para a apresentação da canção, que embalou a plateia. Mato Grosso pediu que, em nome da população de Goiás, o governador prestasse as homenagens ao ex-prefeito.

A canção emocionou o público e o governador disse que “sua bela letra” vai levá-la à lista das mais pedidas. “Esse arraiá, que é a cara do Zé Gomes, espalhou o bem para Goiás inteiro”, disse Marconi.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias