Home / Política

POLÍTICA

Revival da Revolução Cubana em Goiânia

Um ‘revival da revolução’ em Cuba, deflagrada em primei­ro de janeiro do turbulento ano de 1959, liderada por Fidel Cas­tro Ruz, advogado anistiado em 1955, o médico argentino Enes­to Guevara de La Serna, El Che Guevara, o guerrilheiro Camilo Cinfuegos e o velho marxista Raúl Castro, será realizado, hoje, a par­tir de 19h, no miniauditório da Faculdade de Educação. Trata-se de uma unidade de ensino e pes­quisa da Universidade Federal de Goiás [UFG]. Um ato de solidarie­dade ao pequeno país socialista do Caribe. Ele terá a participação do embaixador de Cuba no Brasil, responsável negócios no País, Ro­lando Gomez Gonzalez.

Em tempo: plural, amplo, o fó­rum é organizado por movimen­tos sociais. Integram a extensa re­lação CTB, MLCP, MTST, UBM, UJS, UJC, UJR, JSB Unidade Po­pular. Mais: partidos políticos le­gais e até clandestinos. PC do B, PCR, PCB, PSol, PT. Além da ala progressista do PDT. Assim como as fundações nacionais Maurício Grabois, Manoel Lisboa e Dinarco Reis. Os mandatos parlamentares, classificados como ‘progressistas’, como o da deputada estadual Isaura Lemos e da vereadora em Goiânia Tatiana Lemos. As duas são do PCdoB. Organizações es­tudantis, como o DCE da UFG, a UEE-GO e a UNE, a União Nacio­nal dos Estudantes.

O ato de solidariedade a Cuba que será promovido, hoje, em Goiás, aprovará um documen­to com as bases para o estabe­lecimento de uma cooperação e amizade internacionais entre os dois países. O Brasil e Cuba. A fundação, no evento, da Asso­ciação Cultural José Martí, res­ponsável pela relação bilateral de entre Brasil e Cuba, já está pro­gramada. A entidade promoverá também a organização de uma delegação goiana. É a Brigada de Solidariedade a Cuba. Ela irá ao país em abril de 2018. Para parti­cipar de uma séria de atividades em Havana. Na lista, o tradicio­nal desfile socialista do ‘Primeiro de Maio’, na Praça da Revolução.

BLOQUEIO & GUANTÁNAMO

O cientista social Lucas Ri­beiro [GO], um dos idealizado­res do ato, hoje, explica ao Diário da Manhã que o movimento de solidariedade à Cuba em Goiás possui como estratégia prestar solidariedade à revolução cuba­na. O sociólogo ataca o bloqueio econômico ao País criado pelos EUA. O pesquisador condena a manutenção da base militar de Guantánamo pelos EUA. A ilha está localizada no extreme leste do país. O ponto é usado como centro de tortura às margens das leis internacionais, denuncia. As políticas públicas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura na ilha caribenha é um exemplo para a América Latina, aponta.

O ATO

  • Ato: Solidariedade a Cuba
  • Quando: Hoje, sexta-feira
  • Horário: 19h
  • Local: Miniauditório da Faculdade de Educação
  • Participação: do embaixador de Cuba no Brasil, responsável negócios no País, Rolando Gomez Gonzalez


Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias