Home / Política

POLÍTICA

Anselmo: modernização do recebimento de tributos

O vereador Anselmo Pereira (PSDB), que integra a Comissão de Finanças da Câmara de Goiâ­nia, apresentou projeto de lei para modernizar o recebimento de tri­butos pela prefeitura por meio de cartão de crédito e débito. A pro­posta foi encaminhada à Procu­radoria da Casa para avaliação e deve ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na quarta-feira da próxima semana, para depois ser votado em Plenário e retornar à Comissão de Finanças e posterior análise do prefeito. “Se tenho cartão de cré­dito e tenho crédito e posso pagar alguma coisa, por que não incluir todos esses tributos do município e os débitos fiscais?”, questionou.

Com a sanção do prefeito, o projeto passa a vigorar imedia­tamente. “A partir do momento que prefeito sancionar e publicar, será utilizado para qualquer débi­to ou serviço feitos no município de Goiânia, inclusive multas e au­tos de infração, com possibilidade de parcelar em até 10 vezes e ter os 10% de desconto no IPTU, por exemplo”, destacou Anselmo em entrevista ao Diário da Manhã.

O autor do projeto de lei refor­çou que o intuito da proposta é facilitar tanto o recebimento dos débitos da prefeitura quanto o pa­gamento por parte dos contribuin­tes. “A ideia deste projeto é obser­var que tanto a prefeitura quanto o contribuinte passam por dificul­dades financeiras. Desta forma, todas as maneiras que pudermos encontrar para evitar a evasão e fa­cilitar o pagamento de IPTU, ITU, ISS, ISTI e multas é viável para am­bos os lados”, justificou.

Anselmo Pereira frisou que é um projeto atualizado e arro­jado, inspirado em outras cida­des de São Paulo que adotam o modelo de recebimento de re­ceitas e tributos. O vereador re­forçou que, atualmente, mais de 60% das transações comerciais são realizadas por meio do car­tão de crédito, desta forma, o mu­nicípio estaria acompanhando essa realidade. “Estamos fazen­do com que a prefeitura se mo­dernize na cobrança dos débitos e créditos que ela possa ter. Com isso, de um lado o contribuinte paga em tempo e a prefeitura re­cebe em tempo. Esta é uma fer­ramenta eficiente para fazer a li­quidez de débitos no município de Goiânia”, avaliou o vereador.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias