Home / Política

POLÍTICA

Caiado e Iris são homenageados pelo apoio ao setor produtivo

O governador Ronaldo Caiado foi reconhecido, na tarde desta sexta-feira (20/11), pelo seu compromisso com o agronegócio, o principal propulsor da economia goiana. A homenagem, que também se estendeu ao prefeito Iris Rezende, ocorreu durante visita dos governantes à 57ª Exposição Agropecuária de Goiânia. “Governo tem que ter espírito público, com resultados para a população, para quem produz e trabalha. Tenho a honra de participar desse grupo”, declarou Caiado.

As homenagens partiram da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), da Associação Goiana do Nelore Goiás e da Exposição Interestadual do Gir Leiteiro (Expogir). O presidente da SGPA e anfitrião do evento, Eurico Velasco, declarou que Iris e Caiado são, além de grandes autoridades, figuras importantes na defesa do produtor rural, em nível nacional. “Dois grandes homens, que sempre fizeram muito”, afirmou. Ele chamou o governador de ídolo e guerreiro, ao entregar a escultura Desbravador. “[Caiado] é uma pessoa com quem aprendo muito, líder nato, que sempre protegeu e protegerá a agropecuária de Goiás e do Brasil.”

Emocionado, Iris comentou que desde criança aprendeu a valorizar o agricultor e o pecuarista, responsáveis por garantir alimento na mesa das famílias. Nesse sentido, estendeu os cumprimentos a Caiado que, em suas palavras, voltou as atenções para a agropecuária desde que assumiu o governo. “Vossa excelência vem dando um show administrativamente. Goiás está tranquilo com o seu futuro nas mãos tão honradas e tão nobres como são as suas”, ressaltou.

Acompanhado da filha Anna Vitória Caiado, o governador agradeceu a oportunidade de ser homenageado ao lado do prefeito, que chega aos 62 anos de vida pública “sem nada que possa macular sua trajetória”. Lembrou da luta dos dois pelo agronegócio, que é de longa data. Iris foi ministro da Agricultura em um momento delicado para o País e, apesar disso, conseguiu “avanço extraordinário”, segundo o governador. “Hoje, o pessoal respeita e reconhece esse setor. Com toda essa crise [devido à pandemia], se não fosse o agro, o que seria da economia brasileira?”, questionou, informando que o setor alimenta 220 milhões de brasileiros e mais de 1 bilhão fora do País.

Caiado resumiu algumas ações realizadas no setor desde que assumiu o governo, no ano passado, como a criação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), extinta pelas gestões anteriores. Também mencionou o fortalecimento de entidades importantes para o agro, bem como a criação do Batalhão Rural, por meio da Lei nº 20.488, de 2019. “O homem do campo hoje está podendo viver na sua propriedade com segurança”, assegurou, em referência aos patrulhamentos realizados pela Polícia Militar.

A 57ª Exposição Agropecuária de Goiânia é realizada sem a participação de público, em função da pandemia. Fazem parte da programação oficial a 1ª Exposição Interestadual de Gir Leiteiro de Goiânia e a 15ª Expoinel Goiás, que reúnem cerca de 500 animais de elite das raças nelore e gir leiteiro. Ao visitar as instalações, o governador colocou o Estado à disposição para receber, no ano que vem, uma edição nacional de exposição de gado gir. “Terá total apoio do governo”, assegurou.

Até o dia 22 de novembro, o Parque de Exposições de Goiânia será palco de atividades como torneio leiteiro, julgamentos de pista, palestras e fóruns de discussão. O evento recebe cerca de 50 criadores de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Também estiveram presentes os secretários de Estado Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Seapa), Cristiane Schmidt (Economia) e Rafael Rahif (Esporte e Lazer); os presidentes Hugo Goldfeld (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás), José Essado Neto (Agência Goiana de Defesa Agropecuária), e Wilmar da Silva Gratão (Centrais de abastecimento de Goiás - Ceasa); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos; o deputado estadual Amauri Ribeiro; o presidente da Associação Goiana do Nelore (AGN), Silvestre Coelho; além de Joel Fraga e Cláudio Gonzaga, criadores de gir e integrante das comissão organizadora da Expogir; do também criador Luiz Eduardo Branquinho; e vários secretários municipais de Goiânia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias