Home / Política

POLÍTICA

“Recuperar a autoestima do nosso povo é meu objetivo”, afirma Paulinho do Barreirão

"Recuperar a autoestima do nosso povo”. Essa afirmação é do atual prefeito de Anicuns, cidade que fica a 80 km da capital. Eleito com 60,98% dos votos, Paulinho do Barreirão (DEM) é filho da cidade e estreante na vida pública. Com larga experiência no setor privado, o comerciante e presidente da Associação Comercial do município, e hoje chefe do executivo, falou com Diário da Manhã sobre seus projetos e fez um balanço dos 100 primeiros dias de sua administração.

Mesmo novo na política, ocupando seu primeiro cargo público, Paulinho tem bom trânsito junto ao Palácio das Esmeraldas. Segundo ele, próprio governador Ronaldo Caiado o convidou para ser o candidato a prefeito de Anicuns. “Fui convidado para uma reunião com o governador para falar sobre as eleições em nosso município”, lembra Paulinho. Segundo ele, até levou dois nomes para serem apresentados como possíveis candidatos do partido nas próximas eleições. Mas recebeu com surpresa o convite de Caiado. “Já temos um candidato. Você é nosso candidato, Paulinho - me disse o governador. Então depois de pensar bastante, consultar minha família e alguns amigos, aceitei e agora estamos com esse grande desafio”, afirma Paulinho.

Com a missão de devolver a autoestima dos anicuenses, já nos primeiros dias colocou em prática em sua gestão a reestruturação das áreas que ele considera as mais vulneráveis atualmente do município. “Saúde, emprego e massa asfáltica são os grandes gargalos encontrados assim que assumi a prefeitura”, afirma o prefeito.

Emprego

Paulinho lembra que anos atrás a realidade era bem mais promissora do que os dias de hoje. “Em 2007 nós éramos a segunda cidade que mais gerava emprego em Goiás, atrás somente de Aparecida, hoje ocupamos a posição de 271ª.” lembra o prefeito. A principal empregadora do município é a Usina de Álcool Anicuns S/A e Açúcar Ecoçúcar, com cerca de 2 mil empregos diretos.

As tratativas para a atração de novas empresas também estão em andamento e em breve novas indústrias devem ser instaladas em Anicuns. “Já temos uma área que está sendo estruturada para receber pequenas e médias empresas”, afirma o prefeito. Para ele, Amicus tem a vocação de ser uma cidade polo de grande importância na região, pela sua localização estratégica de estar a 80km de Goiânia e 140 Km do Porto Seco. “Eu vejo que dá pra atrair essas indústrias, como já veio uma de recapearão de pneus e outra de lavanderia hospitalar e tem outras duas que já estão em processo de instalação. Também reabrimos um galpão de confecção, com 35 empregos e a meta é atrair mais unidades desse modelo de indústria têxtil para nosso condomínio industrial", diz Paulinho.

Valorizar a agricultura familiar é uma das metas da nova administração. Segundo Paulinho, o município conta hoje com aproximadamente 1400 propriedades rurais, na sua grande maioria, composta por pequenos produtores. “85% dessas propriedades são pequenos produtores rurais, com isso temos um leque enorme de opções de aumentar a produtividade dessas famílias, gerando renda e mais emprego. Estamos mapeando todas essas propriedades, e por meio de parcerias, vamos criar fazendas modelos, capacitando tecnicamente suas potencialidades, seja na produção de leite, piscicultura, hortifruti e tantas outras”, afirma Paulinho.

Saúde.

Segundo ele, um dos desafios era fazer com que os anicuienses fossem tratados na cidade, sem a necessidade de recorrer a capital. Já está elaborando um projeto de parcerias para atender a demanda de exames de média e alta complexidade.

No combate da Covid a atual administração implementou a testagem por rastreamento e com resultado rápido. “Começamos em março com esse sistema, o que ocasionou um salto nos casos diagnosticados, fazendo com que essas pessoas fossem isoladas”, afirma o prefeito. Uma ambulância foi colocada à disposição para os moradores infectados em isolamento, em caso de necessidade de ir ao médico para uma consulta. ” Mesmo as pessoas que tem carro, nossa equipe busca em casa, leva ao médico, para evitar a circulação dessas pessoas em quarentada”. Com isso, Anicuns conseguiu baixar o número de casos ao ponto de chegar a zerar as internações.

Recuperação das ruas

Mesmo no período chuvoso, desde o início do ano, serviços de tapa buraco, patrolamento e ampliação da coleta do lixo foram feitos em toda cidade. "Tínhamos bairros que há 8 anos não recebiam manutenção das ruas. Outros, nunca foram atendidos com coleta do lixo”, lamenta o prefeito.

Com o final do tempo chuvoso, a prefeitura já começou a intensificar o trabalho de recuperação da massa asfáltica. “Já percorremos, junto com nosso engenheiro, todas as ruas da cidade, e com esse mapeamento, estamos fazendo um trabalho de recuperação para que tenhamos um asfalto de qualidade”.

Educação

Uma das metas da atual administração é a reestruturação e ampliação da FECHA - Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns. A instituição faz parte de uma fundação, gerida pela prefeitura. “Nossa grande missão na educação é recuperar nossa faculdade que já teve 2 mil alunos e hoje tem somente 400”, diz o prefeito. A meta é de que no início do ano de 2022 seja instalado um curso de medicina na instituição.

“Recuperar a autoestima do nosso povo”

Paulinho afirma que sua missão é devolver a autoestima dos moradores da cidade. Muito franco e direto, afirma que entrou pra política com sem conchavos. “Meu único compromisso é com a população, e claro, com todos aqueles que queiram de forma honesta e eficiente, venham colaborar para trazermos de volta o orgulho de viver na nossa cidade", diz Paulinho.


Para ele, sua passagem pela prefeitura é pra mostrar que tem como fazer, deixar um legado, de forma honesta. ‘Dá pra fazer um trabalho sério, sem sujar na lama, e é isso que eu quero!Existem pessoas boas e com capacidade e temos que trazê-las pra política’, finaliza Paulinho.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias