Home / Política

POLÍTICA

PP e PSD disputam passe de Lissauer Vieira

Um dos nomes de maior ascensão no cenário político goiano, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira, hoje no PSB, está sendo literalmente disputado pelo PP de Alexandre Baldy e pelo PSD, presidido no Estado pelo ex-deputado Vilmar Rocha. Lissauer já anunciou que deixará o PSB tão logo seja aberta a janela partidária, em março do ano que vem. A princípio, o presidente da Alego acena com a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados e é visto como um nome que pode contribuir sobremaneira com a chapa proporcional de qualquer um desses partidos. Embora tenha sido anunciado que já teria acertado com o Progressistas, Lissauer Vieira diz que o martelo ainda não foi batido quanto ao seu ingresso na legenda. “Nada fechado ainda com o PP, apesar das conversas estarem adiantadas com o partido", explicou. Do outro lado, Vilmar Rocha ainda tem esperanças de contar com o presidente da Alego na chapa proporcional do PSD nas eleições de 2022. Para Vilmar, o anúncio do PP, de que já teria sido acertado com Lissauer a sua filiação na legenda, é apenas um jogo político e que a definição das estratégias, principalmente quanto à mudança de partido, dependerá das regras para as eleições vindouras, o que só deve acontecer, efetivamente, depois de votações no Congresso. "Na minha avaliação, é apenas mais um lance do jogo político, não acredito que seja definitivo esse posicionamento dele (Lissauer)", apostou. O dirigente pessedista avalia, ainda, que um dos principais pontos das regras eleitorais que estão sendo votadas no Congresso e que vai, indubitavelmente, pesar na decisão dos partidos e políticos, é a volta ou não das coligações partidárias para as eleições proporcionais de 2022. Em meio a essas indefinições, certo mesmo, diz Lissauer, é sua decisão de apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Fio Direto

Alto risco

Emedebistas, inclusive aqueles que mantêm relação cordial com o prefeito de Aparecida de Goiânia, avaliam que o cenário político goiano não é favorável a um voo solo de Gustavo Mendanha. Segundo esses ainda companheiros, com o PSDB esvaziado e o grande passivo jurídico/ político de Marconi Perillo, dificilmente Gustavo encontraria ambiente para formação de uma chapa competitiva nos domínios da oposição a Ronaldo Caiado (DEM).

Paradoxo

As manifestações públicas pacíficas, contra ou favor de qualquer governante, estão garantidas pela Constituição Federal, mas chamou atenção nos movimentos deste 7 de setembro a quantidade de faixas estampando pedidos de fechamento do STF, do próprio Congresso e de intervenção militar, numa clara incoerência com o objetivo dessas manifestações, que era, segundo os organizadores, defender a democracia.

Retomada

O número de novas empresas abertas em Goiás entre janeiro e agosto deste ano foi o maior desde 2017, segundo levantamento da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). 23.270 novas empresas foram abertas no período, o que corresponde a 6.721 CNPJs a mais na comparação aos oito primeiros meses de 2020, que somou, de janeiro a agosto, 16.549 novas empresas.

Incentivos

Para o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o crescimento do número de novas empresas abertas nesse período no Estado confirma que o empreendedorismo tem sido visto como alternativa em meio à pandemia, além de ser reflexo dos incentivos oferecidos pelo Governo de Goiás para abrir e manter novos negócios.

Proibição

Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Adriana Accorsi (PT) pretende proibir homenagens por meio da utilização de expressão, figura, desenho ou qualquer outro sinal relacionados à escravidão e/ou a pessoas notoriamente participantes do movimento eugenista brasileiro. O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego.

Reação

O presidente do STF, ministro Luiz Fux, deu uma dura resposta às falas do presidente da República, Jair Bolsonaro, que, durante as manifestações do dia 7 de setembro, disse que não mais acatará qualquer decisão emanada do ministro Alexandre de Moraes. "Este Supremo Tribunal Federal jamais aceitará ameaças à sua independência nem intimidações ao exercício regular de suas funções", disse.

Redução ISS

A Prefeitura de Goiânia vai enviar à Câmara Municipal projeto de lei que visa reduzir em até 60% o Imposto Sobre Serviços (ISS) para empresas de tecnologia e entretenimento da capital. A proposta é uma das modificações que fazem parte do processo de modernização do Código Tributário Municipal (CTM), que vigora há 46 anos.

Segurados da GoiasPrev não comparecem para recadastramento

A GoiasPrev elaborou um cronograma de acordo com o mês de aniversário do segurado, de forma a regularizar os cadastros até janeiro de 2022. Segundo a Gerência de Cadastro, Auditoria e Junta Médica Previdenciária da Goiasprev, 7.623 beneficiários, aniversariantes dos meses de janeiro e de julho, deveriam ter recadastrado até 31 de agosto de 2021.

No entanto, apenas 4.561 compareceram para a atualização cadastral e 3.062 (40,16%) deixaram de agendar ou comparecer para atualizar seus dados nos postos de atendimento na capital e nos municípios goianos. A regularização no prazo determinado garante o recebimento dos benefícios, evitando o bloqueio de pagamento do segurado.

O presidente da Goiasprev, Gilvan Cândido da Silva, ressalta a importância de os segurados ficarem atentos aos prazos fixados no calendário, publicado no site da Goiasprev (www.goiasprev.go.gov. br). O não recadastramento implica em bloqueio dos benefícios e consequentes transtornos para o segurado e para a instituição.

Linha cruzada

No dia 11 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Cerrado. A data foi instituída em 2003, com objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação do segundo maior bioma da América do Sul — com área que se estende por pouco mais de dois milhões de quilômetros quadrados, e abrange cerca de 22% do território brasileiro. O Cerrado é considerado o “berço das águas” no Brasil, onde estão as nascentes das maiores bacias hidrográficas, elementos necessários para garantir água para o país.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias