Politica

Caiado se fortalece com o União Brasil

.

diario da manha

O novo partido trouxe para o governador de Goiás, não só uma robustez política que ajuda na jornada eleitoral de 2022, contribuindo com tempo de TV e um fundo eleitoral maior: o União Brasil nasceu forte e, durante o período de ajustamento da sigla, a tendência é que o governador passe a ter maior influência nas decisões nacionais do partido. Coincidência ou não, na semana do anúncio da criação do União Brasil, os bastidores do política goiana mostraram um habilidoso articulador em ação, quando os jornais anunciaram o retorno do PP à base governista e a retomada do diálogo com o prefeito de Catalão, Adib Elias, que havia se distanciado após o anúncio de Daniel Vilela como vice na chapa que disputará a reeleição em 2022. Em pouco menos de um mês, Ronaldo Caiado auxiliou na composição para a fusão nacional do PSL e do DEM, consolidou a parceria com o MDB para o próximo ano e trouxe para o grupo de origem (de 2018) aliados que tinham divergências políticas, e até pessoais, com o presidente do MDB goiano. Durante os anos de 2019, 2020 e boa parte de 2021, a recuperação das contas públicas, encontradas em frangalhos, obrigando o governador a ir quase que diariamente à Brasília e depois, a pandemia avassaladora, que consumia praticamente toda agenda do governo, Caiado dedicou exclusivamente todas as suas energias para gerir o estado: agora, com a retomada do equilíbrio das contas públicas e da economia, ele volta suas atenções para a articulação política, uma atividade que diz ser “uma expressão pura do exercício democrático.” De fato, Ronaldo Caiado se posiciona como o principal ator político goiano da atualidade e sobe mais um degrau no concorrido hall dos homens públicos mais influentes do país. 2021 se revela um perfectum tempus.

Fio Direto

Base ampliada
O governador Ronaldo Caiado acertou a volta do Progressistas à base aliada, após encontro, sexta-feira (8), com o presidente Alexandre Baldy e o deputado federal Adriano do Baldy.

Na gestão
O Progressistas deverá indicar um nome para o secretariado e o mais cotado é o de Joel Sant’Anna Braga Filho, irmão de Alexandre Baldy.

Sem pressa
Ronaldo Caiado só vai definir o candidato a senador em sua chapa, em junho, às vésperas das convenções partidárias.

Troca de comando
Gustavo Mendanha sinaliza filiação ao Podemos, o que vai implicar na desfiliação do deputado federal José Nelto, caiadista de primeira hora.

Restrições
Mendanha fez chegar ao ex-governador Marconi Perillo: não quer aproximação com o PSDB na disputa pelo governo de Goiás em 2022.

Recuperação
Iris Rezende segue internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, recuperando-se das complicações provocadas pelo acidente vascular cerebral hemorrágico (ACVH). Não há previsão de alta.

Vamos disputar
Conforme adiantado na coluna, Jânio Darrot (Patriota) vai disputar o governo em 2022 e só vai discutir alianças no segundo turno.

Tucanos
Também é quase certa a formação de uma chapa majoritária encabeçada pelo PSDB. O partido busca montar uma chapa proporcional forte para eleger deputados federais.

Não pegou bem
Briga entre o deputado federal, professor Alcides (PP) e uma mulher, nas dependências da Unifan (Universidade Alfredo Nasser) teve xingamento, agressões e supostamente um disparo de arma de fogo. O vídeo com o imbróglio ganhou as redes sociais.

Pé direito!
O lançamento da Chapa Compromisso OAB, encabeçada por Rafael Lara, teve a participação de mais de dois mil apoiadores. O evento ocorreu na quinta-feira, 7, no Clube Ferreira Pacheco.

Mais combustível
No lançamento da Chapa 1 – Compromisso OAB, Rafael Lara falou sobre os desafios e cavou: “A advocacia de Goiás merece um futuro de inclusão, de respeito, de pluralidade, em que a OAB seja mais combustível e menos freio. Porque a advocacia quer trabalhar.”

Francisco Jr. defende PSD em apoio a Caiado e Meirelles

O deputado federal Francisco Jr (foto) atua para que o PSD decida pelo apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado, com o ex-ministro Henrique Meirelles como candidato ao Senado. O parlamentar tem participado de eventos no interior do estado, ao lado de Caiado. “Me aproximei do governador”

Linha cruzada

Pesquisas mostram Delegado Waldir e Henrique Meirelles como nomes que geram confiança na corrida ao senado. Os dois têm planos de manter diálogos a respeito do pleito.

Comentários