Home / Política

POLÍTICA

Caiado representa melhor o perfil do eleitor conservador

Mesmo com a série de desgastes vividos pelo governo Bolsonaro, atualmente o principal representante da direita brasileira, o eleitor conservador está disposto a manter um governo ideologicamente fora da influência de esquerda. Com uma militância mais organizada nas redes sociais e disposta a ocupar os espaços públicos, a direita construiu um poderoso motor eleitoral, que ronca alto e anda muito. Em Goiás, os representantes mais alinhados com a direita devem se beneficiar com esta tendência, colocando em destaque o atual governador Ronaldo Caiado, que há mais de 30 anos é um dos aguerridos políticos de direita do Brasil, tanto que é um dos alvos diretos de Lula no processo de retorno à presidência da república. Ao contrário de outros nomes dispostos a disputar as eleições ao governo goiano, Caiado não tem planos de se conectar ao PT e vice-versa - mesmo nos bastidores - já outros nomes estão sempre de olho nas pesquisas para “ver no que dá uma aliança com Lula.” Quase todos os candidatos adversários de Ronaldo Caiado desconversam quando o assunto é “se alinhar com a esquerda no segundo turno” - diferente do governador goiano, que não só é adversário político do PT e correlatos aqui no estado, como é sempre um forte nome para representar a direita em uma disputa presidencial (algo que ele já descartou). Como é uma forte tendência, desde 2016, a direita ganhou inúmeros defensores e “representantes” em Goiás: porém, conta-se nos dedos de uma mão, os nomes que realmente são capazes de suportar mudanças no horizonte em Brasília. É aí que Caiado se destaca como um político convicto e que representa, há mais tempo, a direita em território goiano.

Fio Direto

No interior
Ronaldo Caiado (DEM) e Daniel Vilela (MDB) seguem cumprindo a agenda de visitas a 100 municípios até o final de dezembro, de olho nas eleições de 2022.

“Coração aberto”
O governador disse aos prefeitos do MDB, durante encontro no Palácio das Esmeraldas, quinta-feira (28) disse estar com o “coração aberto, satisfeito e feliz da vida” com a aliança com o partido de Daniel Vilela e de Iris Rezende.

No governo
O empresário José Vitti assumiu, ex- titular da SIC, foi nomeado assessor executivo na Secretaria-Geral da Governadoria de Goiás.

Corpo-a-corpo
Henrique Meirelles (PSD) cumpriu agenda neste fim de semana em Goiânia, em contatos com políticos, empresários, profissionais liberais e servidores públicos, na busca de fortalecer sua pré-candidatura ao Senado.

Fogo de serragem
No provável grupo que deve apoiar Gustavo Mendanha para uma disputa ao governo em 2022, pelo três nomes de altíssima patente não se toleram, de jeito nenhum, mesmo selado um “acordo de paz” nesta última semana de outubro.

Pisar em ovos
Na eleição para governo, três áreas são sensíveis: marketing eleitoral, tesouraria e articulação política. E são nestes três domínios que a provável aliança de Gustavo é mais sensível.

Pesquisas
Já estão rolando nos bastidores, pelo menos, três pesquisas com números e análises sobre as eleições de 2022. No entanto, nenhuma será divulgada na imprensa.

Bolsonaro
Nas pesquisas recentes, Bolsonaro havia perdido alguma gordura em Goiás, principalmente depois dos atos do 7 de setembro. Porém, os levantamentos de outubro mostram recuperação gradual do presidente.

Segundo turno
No momento, a aposta da oposição é formar três frentes diferentes para construir uma aliança para o segundo turno em Goiás: é possível que o alinhamento de discurso nem seja muito discreto.

Bombeiros
Palacianos entraram em ação para apagar o incêndio provocado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), que fez críticas à conduta política de Daniel Vilela (MDB).

Mutirão de Íris
Técnicos do governo Caiado vão se reunir, nesta quarta-feira, para iniciar os preparativos para realização do primeiro mutirão, nos moldes concebidos pelo ex-prefeito Iris Rezende. O primeiro evento vai ser na região noroeste de Goiânia.

Tejota vai participar das eleições de 2022

O atual vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania/foto)) vai participar das eleições do ano que vem, provavelmente como candidato a deputado estadual. Ele iniciou a carreira política elegendo-se para este cargo em 2014. Tejota descarta postular cargo de conselheiro do TCE ou TCM, ou mesmo concorrer a deputado federal.

Linha cruzada

Após os encontros de Valparaíso de Goiás, Posse e Uruaçu, o PSDB promove nova rodada de conversações com a militância, dia 4 próximo, em Palmeiras de Goiás, terra da família do ex-governador Marconi Perillo.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias