O governador Ronaldo Caiado vestiu a camisa dos mutirões. Em mega ação realizada na Avenida Mangalô, Setor Morada do Sol, região Noroeste de Goiânia, o governo estadual ofereceu uma série de serviços sociais, reunindo milhares de populares, na Praça da Feira. Um evento bastante participativo, com presenças de crianças, adolescentes e adultos de todas as idades, que foram ao local em busca de serviços como vacinação, confecção de documentos como CNH, RG, inscrições em programas sociais do governo, como o Mães de Goiás, Goiasprev; orientações sobre economia, meio ambiente, ação dos bombeiros; doação de mudas, entre outros. O primeiro atendimento coletivo foi batizado de 1º Mutirão Iris Rezende, em homenagem ao ex-prefeito de Goiânia, que abraçou os mutirões como forma de gestão, quando foi governador de Goiás por dois mandatos. Durante a sua permanência no mutirão, o governador visitou todos os estandes e conversou com a população. Num destes momentos, recebeu o abraço emocionado de um estudante após entrega simbólica de chromebooks e mochilas à alunos da rede estadual de ensino. O governador chegou a afirmar que o alto investimento na Educação é uma de suas metas, porque sem Educação não se chega a lugar algum. Caiado foi bastante aplaudido pelos estudantes, por seus pais, professores e servidores da Educação durante a ação. O carisma do governador era visível. Participou de todas as atividades e em todas se interagiu com o povo, seja dançando, usando-se do microfone, abraçando a populares ou ouvindo os que foram até o mutirão só para pegar em sua mão. Aliás, um infortúnio para seus opositores.
Café da Manhã
Manchetes
Goiás foi motivo ontem de manchetes no jornal Folha de S. Paulo. A primeira, com o deputado federal Delegado Valdir (foto), que denunciou ‘barganha’ política na Câmara Federal para apoiar projetos do governo federal.
Emendas
Segundo publicou a ‘Folha’, ‘Ex-aliado diz que deputados receberam R$ 10 mi em emendas por apoio a eleição de Lira’. Aqui, o personagem central da matéria é Delegado Valdir, que chegou a ser aliado do presidente Jair Bolsonaro.
Grave
A denúncia feita pelo deputado goiano é tão escandalosa que Delegado Valdir chegou a dizer que se pagou, também, pela eleição do atual presidente da Câmara, Arthur Lira, além da Reforma da Previdência.
Religioso
A outra matéria na Folha de S. Paulo, envolvendo um goiano famoso, é sobre o pedido de prisão feito pela Polícia Federal contra o polêmico Padre Robson, acusado de vários crimes contra seus fiéis.
Sem razão
Para que seja preso, o pedido de prisão terá que ser aceito
pelo STF. A defesa de Padre Robson, entretanto, diz não
ver a necessidade da medida feita pela Polícia Federal.
Punhalada
Numa cena insólita, sem sentido, o presidente Jair Bolsonaro atacou governadores e prefeitos durante encontro com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Cricrise
Muitas críticas ao Enem, em especial ao seu conteúdo manipulado pelas lideranças de direita no País. Em tempo: a cada Enem reduz-se o número de alunos inscritos na seleção. O desse ano foi o de menor participação nos últimos 16 anos. Uma vergonha.
Futuro
Já está quase que sacramentado. O vice-presidente Hamilton Mourão, alijado pelo presidente Jair Bolsonaro de sua confiança, deverá ser candidato ao governo do Rio de Janeiro.
Lara assume novo desafio à frente da OAB
A disputa pelo comando da OAB se assemelha um pouco a uma disputa majoritária, dessas convencionais da política brasileira. Os motivos são vários: alto custo das campanhas, similaridades em comitês eleitorais (festivos, gourmets, ostentadores), egos inflados de advogados e a tradicional, mas nada republicana forma de se utilizar de factóides, fakes news e notícias plantadas, na tentativa de mudar a cabeça do eleitor advogado. A última disputa em Goiás experimentou um pouco disso tudo, em meio a uma campanha de pouco mais de um mês, dois, de duração. O resultado após trocas de farpas, acusações, vicissitudes das campanhas, deu vitória ao advogado trabalhista Rafael Lara, jovem profissional, ex-diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), mantida pela própria OAB Goiás. Rafael não venceu com margem maior de votos porque a base que elegeu o atual presidente da OAB, Lúcio Flávio, se dividiu em outras duas candidaturas, migrando assim parte dos votos do grupo, responsável por derrotar a chamada OAB Forte em Goiás. Lara venceu a disputa, mas terá que modernizar ainda mais o conceito ‘OAB’ em sua gestão, dar um plus a mais do que foi dado por Lúcio Flávio e voltar a dar importância social, corporativa e política à autarquia. O registro do momento em que se comemorou a vitória de Lara é do fotógrafo Leo Iram.
Num vídeo postado no Instagram, o cantor Leonardo (foto) pede votos para a campanha da OAB. Seu candidato foi o advogado Pedro Paulo, que perdeu a disputa. Leonardo não foi ‘pé quente’ nessa sua torcida. Pareceu, como memes da web, um outro cantor, Mick Jagger, que segundo as más línguas, perde em tudo que torce.
O Passeio das Águas realiza uma semana de promoções, a a ‘Week Tudoooo! - um exagero de descontos’, que começa hoje e vai até o dia 28. Promessas de descontos de até 70%.
Não se pode falar em crise para muitos comerciantes. Botecos em bairros nobres de Goiânia cobram o ‘olho da cara’ dos clientes e ainda não se ‘encontra’ mesa para sentar. Alguns cobram mais de 300% nos preços de seus produtos. Crise, que crise?!!
’Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.’ - Romanos 12:2