O HGG e a Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) prossegue com um mutirão de exames de retinografia em usuários do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead). Ao todo, serão atendidos 500 pacientes, regulados e que fazem acompanhamento na unidade do Governo de Goiás, e que farão exame de retinografia, feito com um retinógrafo portátil da Fubog. Oftalmologista da Fubog, Luciana Barbosa diz que o exame consiste numa ‘foto do fundo do olho que será analisada pelos retinólogos, especialistas em retina, e que irão fazer a leitura dessa foto para classificar se o paciente tem alteração do diabetes na retina’. Mais: ‘Pacientes que têm retinopatia diabética grave ou proliferativa, que é quando o diabetes acomete a retina, serão encaminhados para a Fubog para receber atendimento multidisciplinar’, lembra. Para a gerente do Cead, Cristina Pereira, estão sendo atendidos os pacientes que já haviam sido encaminhados para atendimento oftalmológico pela unidade. ‘Iniciamos os atendimentos no último dia 3 e vamos seguir até o dia 17, realizando os atendimentos no Cead, tomando todos os cuidados necessários para que não aconteça nenhum tipo de aglomeração’. A diretora de Enfermagem do HGG, Natalie Alves, lembra: ‘este é o segundo ano de parceria entre o Cead e a Fubog para atendimento dos pacientes da unidade’.
Café da Manhã
Jornalismo
Goiás perde um dos seus grandes jornalistas: Helvécio Cardoso (foto), vítima de câncer. Helvécio foi velado e enterrado ontem no Cemitério Parque Memorial. Sua última atuação foi no jornal Diário da Manhã.
Pêsames
O governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama, Gracinha Caiado, manifestaram pesar pela morte do jornalista ‘Goiás perde um dos seus mais talentosos jornalistas’, disse em nota os dois.
Guitarrista
Helvécio, além de jornalista, era advogado criminalista, um brilhante jurista, aliás, e, também, um exímio guitarrista e amante da boa música.
Filmfestival
O IDFA (International Documentary Filmfestival Amesterdan) principal evento audiovisual de Amsterdã (Holanda), voltado à não ficção, exibirá filmes produzidos por brasileiros. Um deles é goiano.
Saravá
O goiano é o arquiteto Pedro Rodolpho, que participa com seu ‘Saravá’, que será apresentado no DocLab. Trata-se de ‘uma exploração artística da
linguagem e da compreensão, com estética minimalista e meditativa’, diz o autor.
Excesso
Não precisa ir longe. O excesso de sugestões para que se mude nomes de ruas, prédios, logradouros, etc, em homenagem ao ex-prefeito Iris Rezende (foto), tem sido um tanto quanto desnecessário.
Troca
A verdade é que Iris Rezende poderia homenagear, com seu nome, a Praça do Bandeirante. Tem muita gente boa sugerindo que se retire a estátua do bandeirante Bartolomou Bueno da Silva e que se coloque lá uma estátua de Iris.
Lógico, Iris
E a pergunta que não quer calar é: quem fez mais por Goiânia, Iris Rezende ou o Diabo Velho?
Hemocentro Itinerante em Goiânia
Em novembro, em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, o Hemocentro realiza a ação Hemocentro Itinerante. A carreta, que coleta doação de sangue em todo País, fica de hoje ao dia 19, na Praça Universitária, das 8h às 16h. É um evento voltado à toda população que está apta a doar sangue. A ação é uma realização da SAS Brasil e será realizada seguindo todos os protocolos sanitários e de distanciamento social, garantindo a segurança de doadores e trabalhadores da ação. A recomendação é que seja feito o agendamento da doação para evitar possíveis aglomerações no local. O agendamento deve ser feito pelo site www.sasbrasil.org.br/hemocentro.
Gestão aberta e transparente na OAB
Candidata da Chapa 1, Compromisso OAB Inhumas, a advogada Euster Pereira (foto) lembra que a sua principal proposta como candidata à presidência da OAB Subseção Inhumas será a de ‘ouvir os advogados, dar atenção às suas necessidades e levá-los para participarem da administração’. ‘Faremos uma gestão aberta, transparente e sempre a serviço do advogado. Vamos proporcionar à advocacia da Subseção de Inhumas uma gestão participativa, inclusiva, integrada e sempre aberta ao diálogo’, ressalta. Euster apoia e tem o apoio, também, do advogado Rafael Lara, candidato da chapa CompromissoOAB, à presidência da OAB goiana.
No registro, Elias Francisco, da Mais Saúde, empresa goiana que apresenta gestão de atendimento médico de qualidade, humanizado e medicina de alto padrão, recebe diploma da vereadora Léia Klebia, em sessão na Câmara Municipal de Goiânia.
O festival Goiânia Canto de Ouro está movimentando o Centro da Capital. Desde quinta-feira, várias atrações musicais. O festival se estende para outros finais de semana, indo até 28 deste mês. Essa é a décima edição do festival. A foto é de Zuhair Mohamad.
O piloto inglês Lewis Hamilton causou motivação nacional após vencer o GP Brasil de F-1. É que o piloto depois de vencer o GP desfraudou a bandeira brasileira no carro e no pódio.
’Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.’ - Josué 1:9