Home / Política

POLÍTICA

Caiado: “2022 é o ano da virada, de gerar empregos”

O governador Ronaldo Caiado entregou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), terça-feira (15), a mensagem governamental para 2022. “É o ano da retomada, da virada, de gerar emprego”, afirmou o chefe do Executivo sobre as expectativas para o último ano de seu atual mandato. Passado o período mais crítico da pandemia da Covid-19, ele avalia que o cenário traz “esperança ao povo goiano”. O evento ocorreu no Salão Nobre da atual sede da Casa.

Ronaldo Caiado com os parlamentares: “2022 será o ano da colheita, com muitas obras”

Parte dessa projeção é atribuída a todo trabalho realizado até aqui pelo Governo de Goiás. Ronaldo Caiado citou o equilíbrio das contas públicas, a melhoria na qualidade dos gastos e o investimento em áreas essenciais como protagonistas na reestruturação do Estado. “Imagine se eu tivesse 20 anos de governo. Só tenho três anos, um mês e 15 dias”, disse sobre a condução dos trabalhos. “Agora, é hora de mostrarmos todo o potencial de Goiás, com a certeza de que o dinheiro está sendo bem aplicado. As pessoas estão sentindo a mudança na vida delas”, ressaltou.

“A harmonia entre o Executivo, Legislativo e Judiciário tem sido a condição fundamental para o bom funcionamento do Estado

Acompanhado de secretários de Estado e presidentes de órgãos e autarquias, o governador entregou, junto à mensagem para 2022, um balanço das principais ações realizadas nos últimos três anos. “Pedi a presença de todos [os auxiliares de governo] para reverenciar a importância do Poder Legislativo para superarmos todas as dificuldades e atendermos às demandas da população”, salientou. “A Assembleia Legislativa é o único Poder que recebe a votação de 100% da população do Estado, por isso é a casa do povo, a que representa o sentimento das pessoas”, avaliou.

Autonomia
O governador mencionou, ainda, que tem governado respeitando a autonomia de cada Poder, ao mesmo tempo em que preza pela boa relação. “A harmonia entre o Executivo, Legislativo e Judiciário tem sido a condição fundamental para o bom funcionamento do Estado. A concretização de diversas metas só é possível devido ao intercâmbio e o apoio”, pontuou. Ele ainda agradeceu os parlamentares pela contribuição na adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que permitirá mais avanços em todos os segmentos.

Ainda sobre as expectativas para 2022, Caiado garantiu que o Estado vai avançar em assuntos de interesse da sociedade, como a realização de concursos públicos e a discussão da data-base, defasada desde 2016. “Já determinei que minha equipe convoque todos os presidentes dos sindicatos para discutirmos e mostrarmos o que é possível dentro dos critérios pré-estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, adiantou.

Na linha do desenvolvimento regional, o governador disse que Goiás é promissor, e que há boas expectativas para aberturas de novas empresas, especialmente devido ao nível de confiança que a gestão transmite aos investidores. “Hoje, com todas as condições de segurança e de equilíbrio fiscal, é um Estado que atrai as empresas”, refletiu.

História
O líder do governo na Alego, deputado estadual Bruno Peixoto, afirmou que a mensagem do governador é a expressão do que está ocorrendo em território goiano. “Sem sombra de dúvidas, é um governo que está entrando para a história. É moderno, transparente, gera emprego e desenvolvimento”, garantiu.

O deputado Henrique Arantes, que é vice-presidente da Alego, conduziu o evento. Também participaram da entrega da mensagem governamental os deputados Humberto Aidar, Tião Caroço, Lêda Borges, Helio de Sousa, Dr. Antonio, Rubens Marques, Talles Barreto, Cairo Salim, Álvaro Guimarães, Antônio Gomide, Amauri Ribeiro, Thiago Albernaz; além de secretários de Estado, presidentes de entidades públicas e comandantes e dirigentes das polícias Militar, Civil e Penal.

Solidariedade, 1º partido a anunciar apoio a Caiado

Entre os dez partidos da chapa do ex-governador José Eliton (PSDB) nas eleições de 2018, o Solidariedade vai apoiar o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no projeto de reeleição, sem exigências de cargos no primeiro escalão e sem participação na montagem das chapas para o governo, vice-governadoria e Senado Federal (titular, primeira e segunda suplências).

O apoio, de acordo com o presidente do Solidariedade, o deputado federal Lucas Vergílio, foi definido inclusive com antecedência. “O Solidariedade foi o primeiro partido a declarar apoio ao governador Ronaldo Caiado e estaremos na mesma coligação de governador”, afirmou ao Jornal Opção Online o parlamentar, que reitera estar “100% com o governador.

É um apoio que precede o ano eleitoral, vem de 2014, quando a sigla apoiou o ex-governador Iris Rezende (MDB) para o governo estadual e Ronaldo Caiado (na época filiado ao Democratas) para o Senado Federal. Naquela ocasião o pai de Lucas Vergílio, Armando Vergílio, concorreu a vice-governadoria de Iris.

Como exemplo do vínculo, Lucas cita que há a possibilidade de o partido contar com uma dobradinha entre o líder do governo, Bruno Peixoto (MDB), com o pai dele, o primeiro suplente na Câmara Municipal, Tião Peixoto (União Brasil). Bruno pelo União BR e Tião pelo Solidariedade.

Os políticos da Família Peixoto, porém, descartam a hipótese. O líder do governo diz não haver esta possibilidade e Tião Peixoto diz que é postulante ao Senado Federal e só vai definir candidatura em outro momento. Ele, porém, não descarta a possibilidade. “A definição será tomada somente em maio”, acrescentou.

Outros partidos
Também devem integrar a aliança pela reeleição do governador Ronaldo Caiado o MDB, PSD, Republicanos e Progressistas, partidos que não estiveram ao lado do governador nas eleições de 2018.

O ex-deputado federal Daniel Vilela, presidente estadual do MDB, já foi escolhido como candidato a vice-governador na chapa de Ronaldo Caiado. Dos 28 prefeitos do partido, 27 já anunciaram apoio ao governador.
O PSD, que é presidido em Goiás pelo ex-deputado federal Vilmar Rocha, discute aliança com o União Brasil para indicação do ex-ministro Henrique Meirelles à disputa ao Senado Federal.

Lucas Vergílio: “Vamos caminhar juntos com Ronaldo Caiado”

O Republicanos, que tem o deputado federal João Campos na presidência, apresenta o nome do parlamentar como opção também para a corrida ao Senado, na aliança com o governador.

O Progressistas, presidido pelo ex-ministro Alexandre Baldy, também reivindica vaga ao Senado para o seu dirigente.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias