Home / Política

POLÍTICA

Se não recuar, a Rússia pode se desmoralizar

A atual crise no Leste-Europeu, envolvendo a Rússia, Ucrânia, a Otan e os EUA, parece estar longe de acabar, mas pode estar bem próxima de um acordo. A Rússia começa a ceder ­- e não tem outro caminho - em sua expressa e deliberada intenção de invadir a Ucrânia à contragosto de todos os países da Otan. A ameaça de retaliação e imprevisibilidade dos norte-americanos e da própria Otan deixou a Rússia enfraquecida, que, já adiantou haver ‘chances’ para um acordo. Se não recuar, os EUA podem enfrentar os russos e mostrar quem estaria ‘blefando’ ao se mostrar superpotência nuclear e belicista. Os EUA têm todo o apoio dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra a Rússia, provavelmente numa aventura solo. Mais: se não conseguir mostrar seu poderio, num enfrentamento similar, os russos se desmoralizariam perante o ‘capitalismo belicista’, o que não seria interessante para o presidente Vladimir Putin, que já teria sinalizado para um acordo, principalmente com o EUA, que já desafiou o presidente russo na sua genética de guerra. Não há dúvida de que, se não forem ouvidos, os EUA vão partir para cima de Putin. E vão determinado a não perder.

Café da Manhã

O nome
Deputado federal, Major Vitor Hugo (foto) caminha para ser o candidato do PL ao governo de Goiás. A consulta para sua candidatura não passa necessariamente pelas lideranças de Goiás, mas pelo crivo do presidente Jair Bolsonaro, que quer vê-lo candidato ao governo.

Aventura
O presidente Jair Bolsonaro quer um candidato que possa, inclusive, catalisar votos para sua reeleição. Em Goiás, o bolsonarismo tem boa penetração, cerca de 30% dos votos do eleitorado. Para Bolsonaro, não interessa hoje uma aventura eleitoral.

Vixi
Já se fala em nova variante da Covid-19 contaminando o Brasil. A tal de BA.2. Não se sabe ainda qual o fator letal dela.

Drurys
O governo federal não tem jeito mesmo! Com tanta exploração do solo brasileiro, inclusive, colocando em risco nossos biomas, agora vem com um tal programa de Mineração Artesanal. De fato, para prejudicar ainda mais
o solo tupiniquim.

De quem
Agora é saber de quem é a responsabilidade civil pela morte do garoto, que caiu de um toboágua desativado em um clube de Caldas Novas.

Será?!
A ‘teoria da conspiração’ diz que o BC inicialmente retirou a página ‘Valores a Receber’ mais por pressão dos bancos do que por ‘bug’. Agora,
as consultas são cheias de regras, com o objetivo de prejudicar os correntistas..

Estável
No ranking da Covid-19, no Brasil, Goiás tem apresentado notícias boas, como, por exemplo, não haver aumento no número significativo de casos da doença.

O medo
O receio agora, contudo, é com a flexibilização das normas e a doença aumentar, já que muitas folias clandestinas deverão ser realizadas neste tempo de Carnaval.

Festival de gastronomia no Woodstock
Hoje e amanhã, o Woodstock Rock Bar promove o Festival Gastro Gyn, um espetáculo da culinária goiana raiz. Nos dois dias do evento serão servidos, sem custos para os clientes, a Chica Doida (hoje) e a Galinhada Goiana (amanhã), dois pratos típicos de nossa região, recheados de sabor e boas histórias. O Festival Gastro Gyn foi um dos contemplados no Concurso Gastronomia Tradicional - Lei Aldir Blanc 2021. Em tempo: a organização avisa que será um prato por pessoa (200 gramas em média), das 18h às 0h ou enquanto durar estoque. Limite de 120 pratos individuais por dia.

Campanha para arrecadar livros
Em parceria com as Comissões de Educação e de Direitos Humanos, da Câmara Municipal de Goiânia, a vereadora Aava Santiago (ela é do PSDB) lança hoje, às 8h30, a campanha de arrecadação de livros, a Bailivro. A ação será no corredor da galeria dos presidentes no prédio da Câmara e será ‘estilizado com adereços e fantasias de Carnaval, como forma de resgatar a tradição dos bailes e incentivar a colaboração das pessoas com a democratização da leitura’. A campanha marca a comemoração do Dia Internacional da Doação de Livros, 14 de fevereiro, e segue até o Dia Mundial do Livro, comemorado no dia 23 de abril.

Hoje, às 20h30, tem roda de literatura na sede da União Brasileira de Escritores (UBE). Os escritores Geraldo Coelho Vaz, Maria Helena Chein e Arnaldo Salú vão falar sobre a influência do GEN na Semana de Arte Moderna de 1922. A moderação será do escritor Ademir Luiz.

Para os palmeirenses, o ruim não foi nem ficar sem o título do Mundial dos Clubes, mas ser recorde de memes nas redes sociais, com piadinhas sem graça e muita ironia de adversários.

A denúncia é grave, gravíssima. Mais de 85% da África não recebeu ainda nenhuma dose contra a Covid-19. Número da vergonha e que serve para uma reflexão a de que, quem se imuniza, somente os ricos e poderosos.

Secretário nacional ou especial de Cultura, Mário Frias enfrenta a resistência de parte da imprensa. Como se diz, é o novo ‘queridinho’ para cair proximamente do governo federal, senão explicar a necessida da sua viagem a Nova Iorque.

O ‘caso Monark’ e o Flow Podcast mostra bem a quem o cidadão, que quer notícia, está jogado. Redes sociais?I É assim!

‘Jesus respondeu: “Eu asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito.’ - Mateus 21:21

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias