Lançada ontem, em Goiás, a Campanha da Fraternidade - evento sempre marcante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – visa promover neste ano o diálogo sobre educação em todos aspectos – tecnológica, científica, de base, etc.
O tema é sensível para o país: “Fraternidade e Educação”. O lema é mais do que necessário e civilizado: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
O lançamento ocorreu na data em que se inicia o período de quaresma – época tão cara para a tradição e cultura católica. Promovida pela CNBB, a campanha deste ano bate de encontro com parcela da sociedade que tem se sensibilizado pela defesa da educação como veículo transformador.
Presente no evento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que já foi professor de medicina, transitou bem pelo tema e, segundo, presentes com “consciência limpa”, já que a educação tem sido um dos maiores investimentos orçamentários da atual administração.
Líder no Índice de Desenvolvimento de Educacão Básica (Ideb), Goiás tem feito inúmeros investimentos na educação, como a entrega de material escolar, tênis, computadores e pagamento de bolsas para estudantes. O governo já aplicou R$ 3,2 bilhões na área.
A solenidade que ocorreu no auditório da Área IV da PUC Goiás (Setor Leste Universitário) serviu para que os gestores e religiosos abordassem o que cada um têm feito pela educação.
“Tem a ver com a meta principal do nosso governo. A educação é uma colheita a longo prazo, mas estamos plantando uma semente que vai dar frutos muito positivos. Vamos mudar essa geração”, disse Caiado.
Dom João Justino de Medeiros e Silva, arcebispo metropolitano da Capital, por sua vez, convidou a comunidade eclesiástica e sociedade civil, bem como Estado, a atuarem em conjunto: “Conclamo a criar espaços de diálogos e de parcerias a fim de que todos se comprometam com uma educação que promova a pessoa humana e, portanto, uma sociedade justa, solidária e fraterna”.

“A Campanha da Fraternidade tem a capacidade de atingir vários segmentos em todo o país e em Goiás. O lema é exatamente aquilo que estamos praticando para trazer uma motivação para que os jovens não desistam da escola”, contextualizou Caiado.
Durante o evento, participantes ressaltaram alguns dos programas educacionais do Estado que se destacam nacionalmente, caso da Bolsa Estudo (auxílio mensal aos alunos do ensino médio no valor de R$ 100), Alfamais Goiás, Equipar, Reformar, Reformar+, distribuição de laboratório de informática, física, biologia e robótica.