Política

Meme na internet, ausência de Aécio em foto é estratégia política

Redação

Publicado em 19 de abril de 2022 às 21:47 | Atualizado há 3 anos

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) “escondeu” o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) de uma foto publicada nas redes sociais, gerando grande repercussão no Twitter.

O parlamentar mineiro compareceu ao encontro do gaúcho com o presidente nacional do Solidariedade, o deputado Paulinho da Força, na segunda-feira (18/4), e posou ao lado de ambos em imagem compartilhada pelo líder da Força Sindical.

Na foto que Leite postou para registrar o encontro, porém, Aécio Neves não aparece. Aécio, que foi candidato à Presidência em 2014, foi um dos articuladores do encontro e é um dos principais apoiadores de Leite na disputa interna do PSDB.

O deputado integra a ala do partido que se opõe à pré-candidatura de João Doria, ex-governador de São Paulo. O deputado já criticou publicamente o paulista, alegando que não o considera capaz de “aglutinar” apoio ao projeto tucano.

Nesta terça-feira (19), os nomes de Aécio, Leite e Paulinho da Força estão entre os assuntos mais comentados do Twitter. Usuários questionam o ex-governador sobre o que o levou a cortar o correligionário da foto.

Figura politicamente desprezada após envolvimento em vários escândalos, Aécio, ao lado de outros governadores tucanos denunciados na Lava Jato, tornaram-se figuras rejeitadas e evitadas nos selfies desde as eleições de 2018. Talvez seja por esta razão que Eduardo Leite tenha evitado Aécio. A prova de que talvez estava certo veio depois com uma chuva de memes, que criticam a situação atual do ex-governador de Minas Gerais.

O encontro da segunda-feira se deu após Paulinho da Força ser vaiado em ato com sindicalistas do PT. Militantes do partido guardam ressentimento por ele ter dado voto favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva e Gleisi Hoffmann tentam “fazer as pazes” com o deputado, Aécio busca atraí-lo para a “campanha paralela” de Eduardo Leite. Paulinho da Força declarou apoio à candidatura de Aécio contra Dilma Rousseff em 2014. (Agência Estado com Redação)

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias