Durante o 2° Encontro Regional do União Brasil e Partidos Aliados, realizado neste sábado (30/04), em Quirinópolis, prefeitos da região Sudoeste ressaltaram a importância da manutenção de uma gestão municipalista, realizada em parceria e determinada em resolver as demandas dos cidadãos. Nomes emblemáticos no cenário político goiano estão mobilizados no apoio ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil), pré-candidato a reeleição.
Para o prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende (MDB), a luta no pleito envolve a manutenção de benefícios concretos à população goiana. “Não estamos aqui por um acaso. Nós estamos aqui porque atestamos, testemunhamos um governo que corrigiu Goiás, que investe nos municípios, investe na saúde, que pagou o déficit de governos anteriores e o déficit da educação está pagando agora”, ressaltou.
“Conclamo aqui todos os meus colegas prefeitos, que vocês sejam lideranças dentro dos seus municípios, falando bem de um homem que mudou Goiás, que dá orgulho para nós políticos, reforçou o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale (DEM), uma das principais lideranças da região.
“Eu tenho certeza que esse rapaz aqui [Daniel], pelo que conheço da história dele, será o braço direito do senhor no governo e vai auxiliar todos os prefeitos de Goiás para que o Estado avance ainda mais”, acrescentou o prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB), avalizando a escolha de Daniel Vilela como pré-candidato a vice-governador na chapa liderada por Ronaldo Caiado.
Força municipalista
Durante o 1º Encontro Regional do União Brasil e Partidos Aliados, 116 prefeitos foram a Jaraguá, em 26 de março, anunciar apoio à reeleição de Ronaldo Caiado. Em Quirinópolis, novamente prefeitos de diversos partidos, todas as regiões do Estado, conclamaram os aliados a trabalhar incansavelmente para que Caiado permaneça mais quatro anos à frente do governo de Goiás.
“É uma festa bonita, centenas de prefeitos, vereadores, lideranças que estão aqui para prestigiar e estar junto, mostrar para o governador que nós estamos juntos com ele nesse processo que se inicia aqui”, afirmou o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) e prefeito de Goianira, Carlão da Fox (PSD). Já o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), destacou a dedicação dos aliados ao defender a pré-candidatura de Caiado como uma “parceria produtiva em favor de todos os municípios de Goiás”.
Da região do Entorno do Distrito Federal, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), vê a capacidade de convergência demonstrada pelo governador como um diferencial. “Temos um governo que é aliado, um governo que trabalha com seriedade”, reconheceu. “Temos de olhar para o futuro e o futuro é Ronaldo Caiado”, defendeu.
Responsabilidade
Ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado, do pré-candidato a vice-governador Daniel Vilela (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa Lissauer Vieira (PSD), Caiado foi recepcionado com entusiasmo pelos correligionários. “Algo assim nos dá uma alegria enorme, e, ao mesmo tempo, aumenta nossa responsabilidade”, avaliou o governador, que credita a confiança ao desempenho que tem tido ao longo do mandato. “O nosso objetivo é fazer com que o Estado seja uma mão estendida para melhorar a vida das pessoas”, afirmou o governador.
O projeto de continuidade na administração estadual congrega forças de mais de uma dezena de partidos políticos em Quirinópolis. Um dos objetivos de Caiado é ampliar o combate à corrupção em Goiás, uma das marcas da atual gestão: “Então é só você conter a corrupção e ter uma boa gestão que o Estado cresce muito e melhora a vida das pessoas”, frisou Caiado ao chegar para a abertura do Encontro.
Anfitrião do dia, o prefeito de Quirinópolis e presidente Associação dos Municípios do Extremo Sudoeste Goiano (Amesgo), Anderson de Paula (PDT), enfatizou a capacidade de Caiado para agregar gestores que “realmente têm compromisso com o Estado”. “A região Sudoeste é 100% Ronaldo Caiado. A gente colhe o que planta e o governador plantou muita seriedade, honestidade, trabalho e, agora, chegou a hora dele colher os frutos”, anunciou.
O evento seguiu o modelo do 1º Encontro Regional, realizado em Jaraguá, no último dia 26 de março. Na ocasião, 116 prefeitos, centenas de lideranças e milhares de militantes confirmaram apoio à reeleição do governador.
Durante toda a pré-campanha, Caiado vai realizar encontros regionais com o União Brasil e partidos aliados para debater as prioridades de cada cidade e discutir prioridades para um segundo mandato em Goiás.
Governador já conta com respaldo de 12 partidos
O governador Ronaldo Caiado (UB) começa a pré-campanha às eleições deste ano, quando vai concorrer à reeleição, com uma situação confortável: já acertou o apoio de 12 partidos – União Brasil, MDB, Solidariedade, PRTB, PSC, Avante, PV, Podemos, PTB, Progressistas, Republicanos e PDT.
Até as convenções, em 20 de julho, o governador buscará confirmar alianças também com o PSD, PP, Pros, Republicanos e Brasil 35.
O Cidadania também poderá compor com o União Brasil, caso não confirme federação com o PSDB até 31 de maio, já que esta é a posição do vice-governador Lincoln Tejota, que preside o partido no Estado.
A presença de doze partidos na aliança vai garantir ao governador Ronaldo Caiado maior tempo na propaganda política de rádio e televisão, a partir de agora, o que permitirá o aprofundamento do debate e apresentação de propostas durante a campanha eleitoral.
Daniel Vilela trouxe para a campanha de Caiado 27 dos 28 prefeitos emedebistas (apenas Gustavo Mendanha ficou de fora) e agregou tempo na propaganda política de rádio e televisão, além de retirar da oposição um partido com forte tradição na política goiana.
Também vão caminhar com Caiado os prefeitos Rogério Cruz (Goiânia), do Republicanos; Roberto Naves (Anápolis), do Progressistas; Adib Elias (Catalão), ex-MDB e ex-Podemos. Já estão companheiros de campanha do governador o ex-prefeito e ex-governadoriável Jânio Darrot e o prefeito de Trindade Marden Júnior, ambos do Patriota de Gustavo Mendanha.