Home / Política

POLÍTICA

A mulher na política: 'Precisamos entender a importância de termos mulheres nos representando'

O Brasil está na 142ª posição do ranking internacional da participação de mulheres na política, que devido a exclusão histórica, ainda faz com que muitas tenham dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas.

"Isso é vergonhoso. Menos de 15% das mulheres ocupam cargos de poder. No entanto, segundo dados do TSE, nós somos 53% do eleitorado. Tem alguma coisa errada aí", afirma a prefeita de Bela Vista de Goiás Nárcia Kelly.

Segundo a promotora Villis Marra, esse pensamento de que mulher não gosta de política deve ser erradicado. "Mulher gosta de política sim. Quem sabe onde o sapato aperta é a mulher". "Nós temos que nos posicionar, colocar o nosso nome e exigir das autoridades, da sociedade que a nossa participação seja importante, que a nossa participação seja relevante", ressalta a promotora.

Para Nárcia Kelly, as mulheres precisam entender que são capazes, que têm poder e potencial. "Embora a política seja uma máquina de moer gente, porque é pesado, mas o que não é pesado na vida? (...) Todo mundo que faz a diferença na sociedade, na história, que luta pelos outros, pela coletividade, enfrenta dificuldades. Então, para nós mulheres, é mais difícil. Eu falo que para uma mulher ser tão reconhecida como um homem no mercado de trabalho, seja na política, em qualquer área, é preciso trabalhar umas três vezes mais para ter metade do reconhecimento. É uma questão de entender a importância disso para você e acreditar no seu potencial" pontua a prefeita.

De acordo com Nárcia Kelly, se queremos ocupar o nosso espaço, precisamos fazer a nossa parte e incentivar as mulheres a participar. "Votando em mulheres, praticando a sororidade, esse sentimento que todas nós somos irmãs, recomendando as outras no mercado de trabalho, lutando contra esse machismo estrutural e essa manutenção do poder só nas mãos dos homens. Para isso, é importante a valorização da democracia e a nossa atuação forte", destaca.

Para a prefeita, precisamos acabar com a competição entre as mulheres e entender a importância de termos mulheres nos representando em cargos de poder. "Nós temos que entender isso, porque quando uma brilha, todas brilham. A gente está aqui lutando por todas. Quanto mais mulheres colocarem seu nome à disposição, maior a chance desse vácuo histórico do poder ser alterado", explica Nárcia Kelly.

Para Villis, com o nosso trabalho, disposição, determinação e com a conscientização das mulheres e dos homens, nosso país um dia vai chegar lá.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:

Leia também:

Mais vídeos:

  • POLÍTICA

    Carlos Jordy diz que busca e apreensão contra ele é 'medida autoritária'

    "isso é a verdadeira constatação de que estamos vivendo em uma ditadura. Em momento algum no 8 de janeiro, eu incitei" diz o parlamentar em vídeo

    Publicado quinta-feira, 18 de janeiro de 2024 - 09:55

    / Atualizado quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

  • COMUNISTA?

    Vídeo: presidente do PL elogia Lula e afirma que “não há comparação” entre ele e Bolsonaro

    Presidente do PL diz que Lula tem prestígio e que Moro errou na condução do caso

    Publicado sexta-feira, 12 de janeiro de 2024 - 18:06

    / Atualizado sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

  • POLÍTICA

    Thammy Miranda e padre Júlio Lancellotti aparecem juntos em vídeo após polêmica sobre CPI

    Thammy havia assinado o requerimento feito pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil). Contudo, anunciou nesta quinta-feira, 4, que estava retirando o apoio

    Publicado sexta-feira, 05 de janeiro de 2024 - 09:10

    / Atualizado sexta-feira, 05 de janeiro de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias