Em uma estratégia para neutralizar a popularidade de Gustavo Mendanha (Patriota) e reduzir índices de rejeições dos eleitores da Região Metropolitana ao governo estadual, o QG do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) pretende apostar na associação com as imagens e legados dos ex-governadores Iris Rezende e Maguito Vilela durante a campanha deste ano.
Com mandatos populares em Goiânia e Aparecida, respectivamente, as duas maiores lideranças do MDB estarão presentes a partir de ações planejadas pelo atual presidente do partido, Daniel Vilela, e correligionários. Daniel, aliás, reivindica o legado do pai na cidade que foi administrada por Mendanha sempre que pode e deve intensificar a estratégia a partir do início oficial da corrida pelo Palácio das Esmeraldas.
Na capital, a tática que foi vitoriosa nas eleições de 2020 será retomada com os reforços de Paulo Ortegal, que foi o braço direito de Iris e agora atua como assessor especial da governadoria. Além disso, a expectativa é de que a máquina do Paço Municipal esteja engajada no projeto. Neste sentido, José Alves Firmino, homem de confiança do atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos), também deve participar na coordenação da campanha em terras goianienses.
O prefeito Rogério Cruz, totalmente integrado à pré-campanha de Ronaldo Caiado à reeleição, tem concluído todas as obras deixadas por Iris Rezende e, recentemente, fumou o “cachimbo da paz” com Daniel Vilela, com quem estava rompido politicamente desde o início de 2019, quando o MDB deixou cargos na prefeitura de Goiânia.
Obras de Iris
Como político e administrador é possível dividir as obras e ações de Iris Rezende como gestor estadual e municipal em momentos importantes: Parque Mutirama (espaço verde e de entretenimento feito em uma época que poder público não se preocupava com o tema, não considerando diversão e bem-estar como direitos sociais); Programa Mutirão da Moradia (maior evento público de construção de moradias no Brasil, ainda hoje um recorde histórico); Instituição do Fomentar (programa que instituiu um sistema de incentivo à industrialização em Goiás); Expansão da Celg e interiorização da eletrificação (Goiás praticamente não tinha energia elétrica no interior e regiões rurais); Lei que institui a Rede de Desenvolvimento Econômico do Entorno e Distrito Federal (Ride) (Iris Rezende era senador e a assinou como ministro da Justiça);
apagão elétrico em Goiás na década de 1990).
Carreira política de Iris Rezende: Vereador em Goiânia (1958-1962), Deputado estadual (1962-1965), Prefeito de Goiânia por quatro mandatos (1966 a 1969; 2005-2008; 2009-2010, 2016-2020), Governador por dois mandatos (1983-1986; 1991-1994), Ministro da Agricultura (1986-1990), Ministro da Justiça (1997-1998) e Senador (1995-2002).
Poucos meses depois de aposentar-se da política, Iris Rezende sofreu um Acidente Vascular Cerebral, episódio conhecido como AVC. Isso aconteceu em agosto de 2021, sendo o ex-político submetido a uma cirurgia de emergência na capital goiana. Ele permaneceu internado alguns dias na capital e foi transferido para São Paulo.
Iris Rezende ficou internado cerca de três meses, com seu estado de saúde oscilando entre bons e maus momentos ao longo desse período. Sua condição se agravou no último mês de internação, e seu falecimento aconteceu na madrugada de 9 de novembro de 2021. Iris foi sepultado em Goiânia, cidade em que foi prefeito por diversos mandatos.
Obras de Maguito
Protagonista de uma vida dedicada a Goiás, Maguito Vilela impressionou o país com sua capacidade administrativa. Entre as suas principais realizações, destaca-se a proposta na Assembleia Legislativa de Goiás para acabar com as aposentadorias políticas. Na Câmara dos Deputados, apresentou a emenda ES24701-8, conhecida como a Lei do Impeachment, que foi aplicada pela primeira vez em 1992 com o afastamento do então presidente Fernando Collor e mais recentemente, em 2016, com o afastamento da presidente Dilma Rousseff.
Como governador de Goiás, atendeu 150 mil famílias carentes com a doação de pão e leite diariamente e de uma cesta básica por mês, beneficiando quase um milhão de pessoas. O programa de Solidariedade Humana é considerado o embrião dos atuais programas sociais como Renda Cidadã e Bolsa Família.
À frente da Prefeitura de Aparecida, investiu mais de R$ 800 milhões em obras na infraestrutura, saúde, educação e no social. Foi o maior volume de investimento da história do município. O resultado foi a pavimentação asfáltica de 115 bairros; a construção de quatro eixos viários; a construção de um Hospital Municipal com 220 leitos, 3 UPAs, 30 UBSs ; implantação de 40 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis); 33 ginásios de esportes nas dependências de escolas municipais e implantação de quatro escolas com educação integral, além da reforma ou ampliação de todas as 59 unidades escolares do município.
Durante seus mandatos como prefeito, Aparecida experimentou um grande salto de desenvolvimento. Com fortes investimentos em infraestrutura, educação e saúde, a cidade viu aumentar em mais de 500% o número de empresas ativas. Aparecida também ganhou destaque nacional na gestão dos recursos públicos. O Índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) de Gestão Fiscal apontou a Prefeitura de Aparecida de Goiânia como a 1ª no ranking estadual e a 21ª no ranking nacional, atrás apenas de uma capital do país.

Em função do cargo de prefeito de Aparecida e em razão de sua experiência político-administrativa, Maguito Vilela foi vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos e teve atuação destacada na coordenação do G100 – grupo que reúne as 100 maiores cidades do país e com alta vulnerabilidade social. A força política de Maguito ajudou essas cidades a serem priorizadas nos programas do governo federal e, consequentemente, Aparecida também recebeu inúmeros benefícios importantes, como a Universidade Federal de Goiás e o Instituto Federal de Goiás.
Maguito concluiu o segundo mandato com alta aprovação popular. Mesmo quando a maioria dos prefeitos sofriam desgaste em função da crise política que o país viveu nos últimos anos, Maguito obteve 70% de aprovação.