Home / Política

POLÍTICA

Goiás de Resultados entrega quase 3 mil ações estruturais aos municípios

O projeto Goiás de Resultados (GR), gerenciado pelo vice-governador Lincoln Tejota, chega a 3 anos e meio de governo com 2.863 entregas realizadas em Goiás nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura, Serviço Social e Segurança Pública.

Por meio da atuação do vice-governador, o programa gerenciou, monitorou e controlou mais de 100 projetos prioritários de mais de 30 órgãos da administração pública. O GR unificou e direcionou as ações para obter resultados concretos.

Com o acompanhamento das necessidades encaminhadas por cada órgão do governo e de cada região, verificou-se na Saúde, por exemplo, a necessidade de oferecer serviços de média e alta complexidade para as cidades do interior do Estado.

Para atacar esse ponto, técnicos do GR, em conjunto com os da Secretaria Estadual de Saúde, entenderam que precisavam equipar seis policlínicas em Goiás que estavam paradas. Hoje elas já realizam mais de 25 mil exames de diagnóstico por mês, dentre eles de tomografia computadorizada e ressonância magnética nas cidades de Goianésia, Quirinópolis, Cidade de Goiás, Posse, Formosa e São Luís de Montes Belos.

Cada policlínica é capaz de realizar, ao mês, 5 mil atendimentos em 19 especialidades, 120 cirurgias menores (em nível ambulatorial), 480 atendimentos odontológicos e serviços de hemodiálise. Com a reformulação, cada unidade pode atender centenas de pacientes de hemodiálise diariamente.

A distribuição regional de leitos hospitalares disponíveis pelo Sistema público de Saúde é uma das grandes entregas do programa Goiás de Resultados (GR) que permitiu o aumento de mais de 100% na infraestrutura para esse tipo de atenção. Durante a pandemia foram disponibilizados oito hospitais de campanha no interior que foram, posteriormente, transformados em hospitais regionais para atender cirurgias e procedimentos complexos, o que ampliou em mais de 3 mil a capacidade de leitos de terapia intensiva e enfermaria.

Infraestrutura

Mais de 2000 km de obras rodoviárias como reformas, implantações e duplicações interligaram cidades, percorrem 38 municípios e abriram o horizonte para o desenvolvimento de Goiás, como parte dos estudos programa GR e da Agência de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Dentre essas entregas, o destaque foi para substituição de mais de 180 pontes entre 2021 e este ano.

Educação e Tecnologia

Para levar a jovens de comunidades carentes oportunidade ao conhecimento em inovação e tecnologia, o Governo de Goiás, por meio do GR, criou a proposta Include. Com a criação de laboratórios, é possível levar o conhecimento de novas tecnologias e abrir oportunidades de ingresso ao mundo digital e mercado de trabalho. Essa proposta foi articulada pelo GR em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e o Instituto Campus Party.

Atualmente, o programa conta com 25 laboratórios em 21 cidades situadas em 6 estados brasileiros. Em Goiás, já foram instalados laboratórios nos municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, Valparaíso, Luziânia e dois em Goiânia.

Outra meta prioritária do programa Goiás de Resultados foi transformar o nível de ensino dos estudantes goianos. Com isso, 700 das 950 escolas estaduais estão em plena reforma e recebem ar-condicionado, laboratórios de ciências e biologia, e o investimento intelectual, na formação continuada de professores, oferta ampliada e ensino profissionalizante.
Até o momento, mais de 15 mil estudantes foram cadastrados pelo GR para receber bolsas integrais ou parciais do Programa Universitário do Bem (ProBem) em parceria com Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Sala Lilás

Por meio desse trabalho, foram criadas nos Institutos Médico Legais de Goiânia e Aparecida de Goiânia uma sala específica para atender mulheres e crianças vítimas de violência sexual. Na Segurança Pública foi criado o 1º Batalhão Rural do Brasil que desde 2019 diminui em 62% o índice de crimes no campo.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias